Carros fora de linha sendo emplacados como 0KM? Entenda como isso acontece

As empresas podem estimar as vendas rastreando o número de placas registradas para um modelo de carro específico. No entanto, a lista de carros que obtiveram sua primeira licença também inclui aqueles que não estão mais sendo produzidos.

As placas são comumente usadas para estimar as vendas de um determinado modelo com base em sua produção de zero quilômetro. No entanto, é importante lembrar que alguns veículos descontinuados também podem estar listados nessa lista.

Então, vamos te explicar porque carros que já “morreram” continuam sendo colocados como 0 km.

Entenda o porquê existem carros que saíram de linha ainda são emplacados

Carros
Foto: reprodução

Existem alguns motivos para isso acontecer: o principal é que os modelos antigos representam paixões de muitos motoristas e eles gostam de colecioná-los.

Veículos que estão parados há muito tempo agora são frequentemente vendidos para pessoas que estão dispostas a tirá-los de nossas mãos.

Outra razão pela qual um carro pode ser licenciado muitos anos após sua fabricação é devido ao uso de um chassi antigo em sua montagem. Pode ser usado para veículos personalizados ou adaptados.

Essa placa também está vinculada a um carro que só circula em fazendas e depois tem que rodar em vias públicas.

Alguns modelos, como Chevrolet Celta, Fiat Stilo, Ford Ecosport, Volkswagen Fusca e Chevrolet Agile, são exemplos de carros descontinuados, mas que tiveram seu emplacamento recente no ano de 2022.

No Brasil, durante a década de 1980, os proprietários de carros novos criavam um alto custo de vida mantendo carros antigos que não podiam vender ou usar em suas garagens. Era uma forma de se proteger contra a hiperinflação e aproveitava a vontade das pessoas de ter mais e comprar menos.

Outra possível razão para os carros terem um longo histórico de produção é o uso de um chassi antigo na montagem de veículos sob medida ou adaptados.

Você também pode ter o registro negado se o seu veículo for de propriedade privada e tiver uma restrição de circulação, como um caminhão agrícola. Isso pode acontecer em algum momento e período de tempo em que você precisou correr em vias públicas – o que exige o respectivo registro.

Acompanhe e veja detalhes dos maiores e melhores modelos. Acesse o Agora Motor e fique por dentro de tudo.

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Novo Dolphin 2026 surpreende com item inédito e visual repaginado

O Dolphin 2026 chega com mudanças importantes que mostram a evolução da BYD no segmento…

Gabriel Schmoller
Notícias Nova Honda PCX 2026 chega com novidades, preço atualizado e ficha técnica completa

A nova Honda PCX 2026 chega ao mercado brasileiro mantendo o posto de scooter mais…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Corolla 2026 apresentado cheio de novidades e com versão de até 400 cv

O Toyota Corolla está prestes a entrar em uma nova fase tecnológica e de desempenho….

Gabriel Schmoller
Notícias 5 marcas de carros que o Brasil sente falta e deveriam voltar logo

O Brasil é um dos maiores mercados automotivos do mundo e, mesmo com a chegada…

Gabriel Schmoller
Notícias Ford oferece descontos de até R$ 80 mil na Ranger; veja como aproveitar

A Ford Ranger continua entre as picapes médias mais vendidas no Brasil. Desde sua chegada…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário