Ônibus 100% elétrico da Mercedes Benz estreia no Brasil no 2º semestre
A Mercedes Benz, marca alemã de automóveis, é a mais antiga das empresas automobilísticas da Alemanha e do mundo. Além de produzir carros, caminhões e ônibus, a marca é responsável ainda pela produção do seu próprio motor.
No que diz respeito a produção de ônibus, na verdade, eles iniciaram agora e, ao apresentarem o modelo eO500U em agosto do ano passado, já contam com mais de 100 unidades encomendadas, as quais serão desenvolvidas no Brasil e estão previstas para serem divulgadas ao mercado no segundo semestre de 2022.
Após alguns meses da divulgação do ônibus elétrico com 250 quilômetros de autonomia, que aconteceu em agosto de 2021, a Daimler Buses, divisão de ônibus da Mercedes Benz, fez a confirmação do início das entregas durante um evento transmitido na Internet.
O ônibus elétrico, que será produzido na fábrica de São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo – Brasil, também será exportado para diversos outros países da América Latina, sendo o grande responsável pelo avanço da estratégia de eletrificação da marca alemã na região.
O plano estratégico, mencionado acima, tem como foco, então, a Europa e a América Latina, onde a meta é oferecer veículos zero emissão movidos a bateria ou a células de hidrogênio, em todos os segmentos do mercado automobilístico. Em específico no caso da Europa, a meta é tornar 100% zero emissão até o ano de 2039.
No entanto, na Europa, onde a meta é tornar 100% zero emissão, o lançamento do ônibus está previsto para 2023, mesmo ano no qual a empresa pretende colocar no mercado o eO500U elétrico com maior autonomia.
O projeto da Mercedes Benz, que diz respeito ao ônibus elétrico, está sendo executado com a ajuda e o apoio de engenheiros da Daimler, na Alemanha, e a quantidade de valor investido chega a 100 milhões.
Além disso, a Mercedes Benz trabalhará com um modelo de negócios semelhante, em alguns aspectos, com o modelo adotado pela Volkswagen com o caminhão elétrico E-Delivery.
Por fim, vale concluir dizendo que a Mercedes Benz venderá os ônibus juntamente com uma consultoria para o cliente que deseja trabalhar somente com eletrificação em sua frota, além do financiamento, assistência técnica e carregadores.

Receba notícias todos os dias, acesse o Agora Motor e fique ligado no mundo automobilístico.
