Conheça nova norma da ABNT para carregamento de carros elétricos
Segundo a ABVE – Associação Brasileira do Veículo Elétrico – a busca por automóveis eletrificados, aumentou cerca de 78% no início de 2022, pois muitas pessoas estão em busca de uma forma limpa e sustentável de se locomover, expandindo o mercado dos carros elétricos.
Neste ano, somente até o mês de abriu, foram comercializadas cerca de 12.976 unidades de carros elétricos, onde no primeiro quadrimestre do ano passado, em 2021, foram cerca de 7.290. Ao que tudo indica, entre julho e agoste de 2022, cerca de 100 mil unidades serão comercializadas.
A ABNT, é a Associação Brasileira de Normas Técnicas, sendo a responsável por toda a normalização técnica de carros elétricos no Brasil, e publicou recentemente, a Norma Técnica ABNT NBR 17019:2022 – Instalações elétricas de baixa tensão – e os requisitos necessários para as instalações em locais especiais, com o objetivo de ter acesso a alimentação de veículos elétricos.

Segundo o Chefe de Secretaria do Comitê Brasileiro Automotivo, senhor José Luiz Albertin, os veículos elétricos e híbridos sã aqueles que são movidos pela eletricidade em alguma ocasião, podendo ter eletrificação total ou parcial.
Sendo um veículo com eletrificação parcial, os que combinam o uso de motor/bateria com motor a combustão e os elétricos puros são movidos apenas com o uso de motor/bateria, ou seja, dependem exclusivamente de eletricidade.
As normas sobre os carregamentos dos veículos movidos com energia, são compostos de seis documentos, sendo eles:
- ABNT NBR IEC 61851-24:2021: Sistema de recarga condutiva para veículos elétricos – Parte 24: Comunicações digitais entre a estação de recarga em corrente contínua, para veículo elétrico e os veículos elétricos para o controle da recarga em corrente contínua;
- ABNT NBR IEC 62196-1:2021: Tomada móvel para veículos elétricos, plugues, tomada, plugues fixos para veículo elétrico, recarga condutiva para veículo elétrico;
- ABNT NBR IEC 61851-23:2020: Sistema de recarga condutiva para veículos elétricos – Parte 23: Estações de recargas em corrente contínua para veículo elétrico;
- ABNT NBR IEC 61000-4-3:2014: Compatibilidade eletromagnética (EMC);
- ABNT NBR IEC 61851-1 e 21 & 22:2013: Sistema de recarga condutiva para veículos elétricos;
- ABNT NBR ISO 11452-2:2006: Veículo rodoviário automotor – Método de ensaio de componentes para distúrbio elétrico causado por energia eletromagnética emitida em banda estreita – Parte 2: Compartimentos blindados com absorvedores.

Guia do Conteúdo
E aí? Gostou?
Se você ainda tem dúvidas sobre a nova norma da ABNT, comente nesse conteúdo, para que nossa equipe do Agora Motor possa lhe ajudar! Vote em nossas estrelinhas e interaja conosco!
