Veja o capotamento de aluna durante exame do Detran em Florianópolis (Vídeo)
Em Santa Catarina na cidade de Florianópolis, uma aluna da autoescola capotou o carro durante uma prova prática do Detran-SC (Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina). A aluna dirigia um carro extremamente semelhante ao Fiat Argo versão 1.3 Firefly Flex Drive Manual.
A autoescola afirmou que o avaliador teria saído do carro para acompanhar o exame, sem permanecer no veículo com a condutora, e neste momento em meio de uma baliza ela conseguiu capotar o modelo.
O fato que ocorreu em SC, parece ser algo fora do comum, mas é algo que ocorre bastante dentro do cenário escolar estudantil automobilístico, entretanto, o fato do avaliador ter saído do veículo para acompanhar o exame foi algo irresponsável, onde a aluna pode ter se sentido desconfortável e nervosa com o fato de ter sua atividade sendo avaliada de outro modo.
Sobre o ocorrido nós podemos debater sobre vários pontos importantes, a respeito de responsabilidades da autoescola e otimizações do Detran, além do fato do nervosismo e da ansiedade que pode deixar algumas pessoas em um momento de crise e choque.
E também podemos comentar sobre o fato da implementação do Projeto de Lei 6.485/2019, que foi proposto pela senadora Katia Abreu do partido PDT-TO, que tem como intuito cortar a obrigatoriedade da autoescola dentro da sociedade.
A proposta busca debater sobre o fato de os valores cobrados pelas autoescolas serem elevadíssimos, cobrando assim um valor injusto perante os condutores, e deste modo ela afirma que as aulas práticas e teóricas podem ser feitas totalmente de modo empírico, apenas observando outras pessoas pilotando.

Para a realização da prova a pessoa deveria ir até Detran e agendar assim fazer o agendamento dela, sendo assim o valor da aquisição da CNH seria muito mais baixo, arcando apenas com os valores necessários para fazer a carteira.
Para muitos a proposta pode parecer ser extremamente eficiente e facilitadora, entretanto, quando olhamos para situações como esta, percebemos o acidente ocorreu mesmo com as instruções de um profissional, por mais que ele tenha sido irresponsável. Agora colocamos o ocorrido em um cenário Nacional, sem mais a obrigatoriedade da entidade “Autoescola” sob os alunos e jovens, um verdadeiro caos.
Se a problematização principal sob a autoescola for o valor injusto, seria mais fácil criar um teto sobre o valor impostos pela entidade sobre a CNH, deste modo iria haver um controle para um valor justo, ainda contando com todo o auxílio de profissionais e materiais de estudo, pois quando pagamos uma CNH não compramos apenas a carteira, e sim ajudamos a manter veículos, motos, caminhões, locais adequados e profissionais, tudo isso para nós treinarmos e estudarmos eficientemente para passar na prova do Detran e tirar a CNH .
Acesse o nosso site Agora Motor! Para ficar sempre bem-informado sobre o que ocorre no universo sob rodas.
