Veja qual é o novo componente que está em falta no mercado, obrigando as montadoras a fazer estoque
Momentos de positivos e que precedem alguns acontecimentos, devem ser tomados como ponto principal para tomadas de decisões, principalmente para estratégias que as vezes vão contra a lógica de produção da própria empresa, como por exemplo uma viabilizam de estoque. E isso é o que a VW está fazendo no momento. Confira muito mais sobre a seguir na notícia!
O mercado automotivo, sofreu recentemente de uma enorme crise de chips semicondutores, que se derivou da Pandemia mundial do COVID, aliás, muitas empresas ainda hoje sofrem com a dificuldade da escassez ainda existente destes semicondutores. Mas ainda mais relevante do que todos os problemas sofridos, foi o aprendizado sobre como se preparar para os possíveis problemas futuros dentro do mercado atual.
Conforme explicado pelo Wall Street Journal, a Volkswagen está traçando estratégias contra uma possível crise de vidros, causada pela forte escassez de gás natural, logo a montadora está fazendo um estoque de janelas, para-brisas, espelhos e outras partes derivadas do material. Os conceitos da montadora estão indo totalmente contra a lógica de produção global, onde os produtos são pedidos, entregados e já utilizados para girar capital, poupando assim grandes espaços dentro das fábricas, e um menor gasto de dinheiro com estoque.

Confira tudo sobre o VW Jetta 2023
Mas não é só a VW, que está tendo essa visão de criar estoque, ou traçar estratégias de mercado, empresas fora do segmento automobilístico, como cervejarias por exemplo, já começaram a fazer seus estoques de garrafas, isso devido ao alto custo da produção do vidro, que impacta assim diretamente no seu produto final.
O fato mais influente nessa possível crise que já vem se tornando minimamente real, é sobre a causalidade da guerra entre Rússia e Ucrânia. Os russos agora estão controlando a distribuição e oferta de gás natural para o restante da Europa, prejudicando assim a produção de vidro de todo o continente Europeu.
Porém olhando para um parâmetro global e comparativo, podemos citar o fato da crise do vidro, ser bem mais simples do que a de semicondutores, pois o vidro é um artigo bem mais simples, que pode ser importado de vários outros lugares do mundo, porém isso iria fazer com que houvesse um aumento no custo final de seus veículos, logo o efeito de estocagem do material fará com que a curto prazo os preços fiquem iguais aos do momento, sendo esse um ponto extremamente positivo para a empresa.
Outras empresas também estão de olho no setor de vidros, para assim cessarem sua dependência com outras empesas. A Audi, está criando um projeto, para utilizar vidros reciclados, como matéria prima para novos modelos, e já a Porsche está esperando ansiosamente para que os faróis Matrix da Audi sejam finalmente finalizados, como mais um meio inovador de tecnologia de mercado.
Acesse o nosso portal Agora Motor e fique por dentro de tudo o que acontece no mundo automobilístico, Aproveite e veja a nossa Tabela FIPE! E confira os valores de todos os carros, caminhões e motos brasileiras.
