XJ6 saiu de linha? Entenda o porquê, história e se vai voltar!

A Yamaha XJ6 é uma Naked de quatro cilindros lendária, que foi comercializada na nossa nação brasileira durante nove anos, sendo então substituída pela nova Yamaha MT-07. Entenda muito mais sobre a seguir na notícia!

Por mais que o modelo estivesse em uma categoria diferente da famosa Honda CB 600 Hornet, a XJ6 dava, um show enorme em seu segmento, se tornando um dos modelos mais emblemáticos do mercado, antigamente a mais famosa, hoje em dia, uma moto lendária, potente, bonita, resistente e equipada com um poderoso quatro cilindros que conta com um ronco apaixonante similar ao da Hornet. O modelo era mais comparado com os modelos BMW F 800, ou a Ducati Monster 796 (similar a 797 atual).

O modelo ao longo de sua vida dentro do Brasil, teve cerca de 21 mil unidades comercializadas, o modelo logo teve suas produções canceladas dentro da Europa, entretanto a Yamaha manteve o modelo em venda aqui no Brasil, justificando que o mercado brasileiro tinha uma boa demanda, e a XJ6 era uma motocicleta de presença de mercado.

Yamaha XJ6 lateral
O modelo possui um motor muito forte. Foto: reprodução.

Estando dentro de uma categoria muito disputada, a Yamaha mostrou que seu valor e seu bom desempenho, marcando assim um sinal de missão cumprida, junto de seu motor de 77,5 cv de potência e 6,08 kgf.m de torque. O modelo foi mantido sem alterações por um bom tempo, e com isso um problema apareceu diante o cenário da motocicleta.

Sim, a XJ6 envelheceu! E as concorrentes não deixaram barato, lançando novas motocicletas como a CB 650F, que teve a MT-07 como contrapartida, e então a XJ6N, que veio como uma opção acima, mas não durou muito pois a Honda não enfraqueceu, e logo a moto perdeu o seu charme para a idade.

Logo a Yamaha informou que o modelo foi retirado de linha, devido a sua falta de compatibilidade com as novas tecnologias modernas, que estavam cada vez mais avançadas, introduzindo mais potência em modelos mais leves e eficientes, atendendo também, novas exigências da legislação.

O modelo foi descontinuado em 2016 em todo o mundo, e aqui no Brasil ela foi descontinuada apenas no dia 01 de fevereiro de 2019. Muito se espera de uma volta repentina da motocicleta ao mercado, mas o fato é de que até o momento nós não possuímos nenhuma informação sequer sobre a volta da lendária XJ6. Bom ela poderia ser adaptada a toda a nossa nova tecnologia, contando com um poderoso motor de 650cc e um propulsor bicilíndrico mais leve e eficiente. Porém o que nos resta no momento é esperar.

Acesse o nosso portal Agora Motor! E fique por dentro de tudo o que acontece no mundo automobilístico. Veja notícias, novidades, artigos, lançamentos e muito mais em um só lugar!

5/5 - (2 votos)

Thiago Emanoel Neuhaus
Redator online do portal Agora Motor, é apaixonado por carros e motos. Fã de competições esportivas do automobilismo, escreve para web desde os 17 anos de idade e é extremamente antenado com as notícias automotivas em geral, compartilhando novidades diariamente com os leitores.
Posts relacionados
Notícias Fiat Pulse Audace Híbrido: Desconto Imperdível de R$ 16,6 mil para CNPJ

A Fiat preparou uma oferta atraente para o Pulse Audace híbrido neste mês de outubro…

Gabriel Schmoller
Notícias Uber derruba SUVs “da moda”: veja quem foi expulso do Black

Em uma decisão que surpreende motoristas e entusiastas, a Uber decidiu retirar Citroën Basalt e…

Gabriel Schmoller
Notícias Toyota Yaris Cross desafia o VW T-Cross: veja quem é o melhor

A chegada do Toyota Yaris Cross ao mercado brasileiro promete agitar o segmento dos SUVs…

Gabriel Schmoller
Notícias Renault Boreal 2026 chega com preço agressivo para bater de frente com o Compass

A Renault apresenta oficialmente o Boreal 2026, seu novo SUV médio que promete disputar de…

Gabriel Schmoller
Notícias Volkswagen Tera High fica mais barato que Polo com oferta especial de outubro

O Volkswagen Tera, SUV compacto da marca alemã, chega ao mercado brasileiro com uma promoção…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário