Como saber se o combustível é adulterado? Entenda os testes que você pode pedir

De fato, os postos de combustíveis são obrigados a realizar testes de qualidade em seus combustíveis. Esses testes são feitos para garantir que o combustível vendido atenda às especificações estabelecidas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Guia do Conteúdo

Como saber se o combustível é adulterado

A ANP é responsável por regular e fiscalizar a qualidade dos combustíveis comercializados no país. Ela define os parâmetros de qualidade que devem ser seguidos pelos postos de combustíveis e exige que eles realizem testes em amostras dos combustíveis que vendem.

Alguns dos testes que os postos de combustíveis são obrigados a realizar incluem a análise da densidade, da octanagem, da presença de água e impurezas, entre outros. Além disso, a ANP realiza fiscalizações periódicas nos postos para verificar se eles estão seguindo as normas e padrões de qualidade estabelecidos.

Foto de uma pessoa abastecendo o carro com combustível
Foto: Divulgação.

Confira agora cuidados indispensáveis para dirigir de noite

Entretanto, mesmo com esses testes e fiscalizações, é possível que a qualidade do combustível varie de posto para posto, já que outros fatores podem influenciar na sua qualidade, como a procedência do produto e as condições de armazenamento. Logo você mesmo pode pedir para alguns testes serem feitos, como, por exemplo:

Peça para o frentista encher um galão de 15 litros, você vai perceber que este galão marca apenas 12 litros ou 13 litros, sendo um completo roubo descarado, e real, que acontece em diversos locais. Você também pode medir a qualidade, do etanol para ver quanta água tem, na bomba marca uma faixa vermelha com uma bolinha, e pela densidade o combustível deve ficar na medida da faixa, ao contrário o combustível conta com muita água.

Confira agora três cuidados necessários com a troca de óleo

Por isso, é sempre importante escolher postos de combustíveis confiáveis e de boa reputação, além de verificar se o combustível está dentro das especificações da ANP. Caso o motorista identifique algum problema, ele pode registrar uma reclamação na ANP, que irá investigar e tomar as medidas necessárias para garantir a qualidade do combustível vendido.

Confira mais novidades sobre acessando o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece no mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!

Quem é que deve fiscalizar os postos de combustível?

Quem deve cuidar disso é a ANP!

Avalie esse artigo

Thiago Emanoel Neuhaus
Redator online do portal Agora Motor, é apaixonado por carros e motos. Fã de competições esportivas do automobilismo, escreve para web desde os 17 anos de idade e é extremamente antenado com as notícias automotivas em geral, compartilhando novidades diariamente com os leitores.
Posts relacionados
Notícias BYD Tan EV está com mais de R$100 mil de desconto

A montadora chinesa BYD surpreendeu o mercado automotivo ao lançar uma promoção agressiva para o…

Gabriel Schmoller
Notícias Descontos surpreendentes: Peugeot 208 e 2008 para PCD podem chegar a R$ 30,7 mil

O mês de outubro de 2025 traz ótimas oportunidades para o público PCD interessado nos…

Gabriel Schmoller
Notícias Essa SW4 está cheia de cromados por um motivo: entenda o por que

A Toyota decidiu dar um banho de brilho em seu SUV mais famoso. A nova…

Gabriel Schmoller
Notícias Toyota Yaris Cross brasileiro surpreende: potência inédita deixa versões estrangeiras para trás

O aguardado Toyota Yaris Cross nacional está prestes a chegar ao mercado brasileiro com uma…

Gabriel Schmoller
Notícias GWM Wey 07: SUV de luxo híbrido chega com 517 cv e seis lugares

A GWM Brasil acaba de iniciar a pré-venda do Wey 07, seu SUV híbrido plug-in…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário