Por que a GM vai retirar Apple CarPlay e Android Auto de seus carros?
A General Motors (GM) anunciou que a partir de 2024 integrará um novo sistema de entretenimento em seus novos veículos elétricos (EVs), desenvolvido pela Google.
O primeiro carro a receber a tecnologia será o Chevrolet Blazer. A substituição do sistema da Apple CarPlay e do Android Auto será gradual, com o objetivo de equipar os EVs com tecnologia capaz de coletar mais dados sobre o uso e o carregamento dos veículos elétricos pelos motoristas.
A nova tecnologia de infotainment foi projetada para integrar-se aos sofisticados recursos presentes nos automóveis da GM, como a tecnologia de direção autônoma Super Cruise. Além disso, permitirá que as marcas da companhia lancem serviços digitais por assinatura, área que deve gerar enorme crescimento nos próximos anos.

De acordo com a Reuters, a Google Maps e o Google Assistant estarão disponíveis gratuitamente para os novos EVs da GM durante oito anos. No entanto, aplicativos como Spotify e Audible serão oferecidos mediante pagamento de assinatura. A CEO da GM, Mary Barra, já afirmou publicamente que pretende obter receitas anuais por meio de assinaturas na faixa de US$ 20-25 bilhões até 2030.
A decisão da GM em mudar seu sistema de infotainment não é exclusiva nem pioneira no mercado automotivo. Em 2022, a Apple anunciou uma atualização em seu sistema CarPlay para incluir funções adicionais em outras telas do carro e até mesmo controlar outros recursos relacionados ao veículo, mas pelo menos uma grande montadora optou por não utilizar essa plataforma.
A GM informou que os veículos existentes continuarão a utilizar os sistemas CarPlay e Android Auto, e os motores de combustão interna ainda serão oferecidos com esses sistemas. A montadora ainda não se comprometeu a eliminar o uso de motores à combustão em automóveis até 2035, portanto, ainda há tempo para adquirir um desses modelos.
A nova tecnologia da GM será capaz de coletar mais dados dos motoristas, passará por uma integração com outros recursos presentes nos carros e permitirá que a empresa ofereça serviços digitais por assinatura. A Google Maps e o Google Assistant estarão disponíveis gratuitamente durante oito anos, mas outros aplicativos como Spotify e Audible serão oferecidos mediante pagamento de assinatura.
Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

 
							 
							 
							 
							