Abastecer partida a frio: O que é, como funciona e quando fazer?
Sabemos que é importante abastecer a partida a frio principalmente no inverno, para evitar possíveis problemas com carros à álcool ou flex. Entenda tudo a respeito!
Desde 2003 os carros com motor flex começaram a chegar no Brasil, podendo ser abastecido com gasolina e álcool. E hoje vamos mostrar alguns cuidados e dicas que você precisa saber sobre esses motores com reservatório de partida a frio. Confira a seguir.
Guia do Conteúdo
O que é partida a frio?

É um mecanismo que ajuda na queima do etanol, misturando-o com a gasolina. Essa mesclagem chega ao motor para fazê-lo funcionar perfeitamente.
Em dias frios é extremamente útil, pois o álcool perde sua força de explosão.
Antes a gasolina passa pelo regulador de temperatura, para ser ajustada pela quantidade de calor atribuída na mistura, para que não tenha nenhum erro nessa queima.
Como funciona a partida a frio?
Apelidado de tanquinho, ele funciona puxando a gasolina e a mistura com o etanol, para que haja uma boa explosão para poder ligar o carro.
Em dias frios, o etanol tem uma maior dificuldade de queima, o sistema insere gasolina no motor durante a ignição para não ter dificuldade na hora de ligar.
Precisa abastecer a partida a frio?
Sim. Com qualquer tipo de gasolina, como Comum, Aditivada, Octapro, Podium e Premium. Todas elas vão ter um bom desempenho na combustão do seu veículo.
A mais recomendada e a gasolina aditivada ou premium para motores flex.
O que acontece se não abastecer a partida a frio?
Com o sistema de partida a frio parado, você está aumentando a chance de ter problemas futuros. Abastecer com gasolina comum não é tão recomendado pois ela tem um prazo de validade, e se esse prazo vencer a gasolina acaba virando uma nata podendo entupir as mangueiras onde ela passa.
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De quanto em quanto tempo preciso abastecer?
Não há um prazo certo para abastecer, isso depende do quanto você utiliza o carro no seu dia.
Com um tanque de 1,5L ou até 2L, o recomendado é que a gasolina não fique parada sem ter uso por mais de 3 meses. Ou seja, você precisa ter gasolina no tanquinho e ativar o sistema para usá-la.
Cuidados essenciais com o sistema no inverno
- Um bom combustível (gasolina) de qualidade.
- Recomendado abastecer com gasolina aditivada.
- Manter o reservatório abastecido.
- Manter a rotação (RPM) nos primeiros minutos baixa.
- Não segure a ignição do veículo por mais de 20 segundos (preserve sua ignição).
- Mantenha as baterias e o motor de partida em dia para não haver contratempos.
Dicas para você não ter problema com o sistema

Recomenda-se que mantenha o tanque de partida frio abastecido com gasolina (preferência aditivada ou premium) em especial em dias frios onde o sistema trabalha mais, pois o ponto de fulgor da gasolina e muito menor comparado o do álcool.
Combustível | Ponto de fulgor |
Álcool | 16,6° C |
Gasolina comum | -42,8° C |
Posso ignorar tanque de partida a frio se só abasteço carro com gasolina?
Muitos falam que não tem nada ver que pode deixar o tanque da partida frio vazio, mas a resposta é NÃO.
O sistema precisa estar em funcionamento para não ocorrer nenhum tipo de problema no tanque de partida a frio, e mantê-lo em perfeito estado.
Quais são os carros que possuem sistema de partida a frio?
- VOLKSWAGEN GOL G3
- CITROEN C3
- VOLKSWAGEN FOX
- VOLKSWAGEN POLO
- HONDA CITY
- CHEVROLET ONIX
- FIAT PALIO
- ENTRE OUTROS
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Carros novos ainda usam esse sistema?
Nós já temos carros andando sem o tanque de partida. Foram acrescentados nele a tecnologia Flex Start da Bosch, que dispensa a necessidade do tanque de partida a frio, tendo um ótimo desempenho.
Já tem carros mais novos que já possuem essa tecnologia, veículos como Volkswagen Polo e Fox Bluemotion, Citroen C3 e Peugeot 208 são carros que não usam mais esse sistema.

Luz de aviso de abastecer partida a frio: como identificar?
Geralmente é uma luz amarela, com um símbolo de uma bomba de combustível ou uma luz escrito “abastece partida frio”.
A luz pode acender por motivos fáceis de identificar e resolver.
Alguns falam que trocar a gasolina resolve, mas não é só isso, também pode ter sujeira no reservatório, ou ter a boia com defeito também ocasiona esses problemas.
Onde fica o reservatório (tanquinho) de partida a frio?
É um segundo tanque, geralmente localizado embaixo do capô, no lado superior esquerdo (lado do motorista) com uma quantidade máxima geralmente de 2L de gasolina.

Conclusão
Essas foram as nossa respostas para algumas das suas dúvidas sobre o sistema de ignição a frio. Espero que tenha gostado do conteúdo e das informações. Para acessar mais dicas, curiosidades e informações, visite o nosso site Agora Motor!
Perguntas Frequentes
O que é partida a frio?
A partida a frio é um mecanismo que ajuda na queima do etanol em motores flex, misturando-o com gasolina para garantir uma partida mais fácil em dias frios.
A luz do partida frio não apaga?
Verifique se o reservatório está sujo, se não estiver troque o combustível, e se mesmo assim permanecer possivelmente será problema na bomba.
Qual é a gasolina mais indicada para a partida a frio?
A mais indicada é a gasolina aditivada ou a premium, pois elas tem uma explosão maior e uma eficiência.
O que acontece se não abastecer a partida a frio?
Se o sistema de partida a frio não for abastecido, você aumenta as chances de ter problemas futuros. Além disso, abastecer com gasolina comum não é recomendado, pois ela tem prazo de validade e pode causar entupimento das mangueiras.
É necessário abastecer a partida a frio?
Sim, é necessário abastecer o sistema de partida a frio com qualquer tipo de gasolina, como comum, aditivada, octapro, podium e premium. A gasolina aditivada ou premium é a mais recomendada para motores flex.