As mudanças no Safety Car farão com que Le Mans se pareça muito diferente em 2023
Uma nova regra de onda e recomeços de safety car foi introduzida após três paradas de carros, injetando efetivamente parte do espírito dos wave-arounds do safety car da IMSA, sem dar aos pilotos que haviam sido ultrapassados a chance de voltar à disputa tão facilmente.
De acordo com as novas regras, três carros de segurança sairão para reunir o grupo como no passado. Isso permitirá que as equipes e os motoristas ainda reduzam a velocidade controlada relativamente cedo no procedimento de segurança. No entanto, dois desses três veículos partirão antes da retomada da corrida, permitindo que todo o pelotão alcance o carro líder de segurança e reinicie como um grupo.
O Automobile Club l’Ouest anunciou mudanças significativas nas regras do safety car na corrida das 24 Horas de Le Mans. As alterações terão um grande impacto nas últimas horas da corrida deste ano em comparação com os anos anteriores. Le Mans é uma corrida única, com normas diferentes das outras etapas do Campeonato Mundial de Endurance da FIA.
As regras de safety car foram criadas principalmente para gerir o enorme percurso de 8,5 milhas da pista e já foram modificadas nos últimos anos para ajudar a reduzir o tempo total de interrupções para limpeza da pista. No entanto, as mudanças também alteram significativamente as decisões estratégicas e o momento específico em que os líderes das classes passam pelos carros de segurança divididos.
As equipes devem entender se têm ou não direito à maioria dessa volta restante. Se fizerem uma chamada incorreta, receberão uma penalidade substancial equivalente a perder duas voltas. A nova regra significa que as batalhas de classe em LMP2 e GTE-Am são menos propensas a serem dizimadas pelo tempo do safety car. Os carros que perderem uma volta ou mais ao longo da corrida não terão a volta simplesmente devolvida quando o próximo safety car aparecer.
É um equilíbrio inteligente entre a insistência da NASCAR em usar recomeços para injetar emoção artificial nas corridas e a crença mais tradicional de que os carros de segurança devem existir apenas para diminuir a velocidade do grupo, o que deve manter as batalhas nessas classes competitivas durante toda a corrida.
Embora este procedimento leve mais tempo do que nos anos anteriores, o foco existente do ACO nas Zonas Lentas já significa que os carros de segurança são relativamente raros na clássica de 24 horas. O wave-around será irrelevante para a classe superior, a. Com essas mudanças, a expectativa é que a corrida deste ano seja ainda mais emocionante e imprevisível.
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