Citroën Basalt 1.0 Live: Surpresa no Mercado de Usados!

O Citroën Basalt, o SUV que tem atraído olhares por seu design e tecnologia, agora se vê em uma situação curiosa. Antes mesmo de seu lançamento oficial, rumores surgiram sobre a existência de uma versão mais acessível, a Basalt 1.0 Live, que até chegou a ser anunciada como uma das opções do modelo. No entanto, a versão Live não foi lançada oficialmente pela Citroën no Brasil, mas agora, de maneira inesperada, unidades dela estão aparecendo no mercado de usados, gerando surpresa e curiosidade entre os entusiastas da marca e compradores em potencial.

Unidades do Citroën Basalt 1.0 Live, que ainda estão praticamente novas, estão sendo anunciadas em sites de classificados como Webmotors. Na cidade de Canoas (RS), por exemplo, uma dessas unidades, na cor Cinza Grafito, está sendo vendida por R$ 84.990. Já em Curitiba (PR), outra unidade na cor Branco Banchisa está sendo negociada por R$ 91.990. O mais interessante é que, mesmo sendo anunciadas como versões “Feel” do modelo, pequenos detalhes como a ausência de molduras nos para-lamas e as calotas em vez de rodas de liga leve revelam que estamos diante de uma versão mais simples, a Basalt Live 1.0.

Basalt azul na diagonal.
Foto: Reprodução

Esses carros usados, curiosamente, têm apenas 100 quilômetros no hodômetro. Isso levanta a questão: por que veículos com tão pouco uso estariam sendo vendidos? Segundo informações obtidas pelo site Autos Segredos, a Citroën afirmou que um número limitado de unidades do Citroën Basalt Live foi comercializado a pedido de um cliente específico do grupo Stellantis, mas que, por enquanto, não há planos para trazer essa versão para o mercado brasileiro. O cliente, aparentemente, desistiu de utilizar as unidades, e elas acabaram indo parar no mercado de usados, com o baixo número de quilômetros rodados.

O Motor e Desempenho do Basalt Live 1.0

O motor 1.0 Firefly do Citroën Basalt Live é de 3 cilindros e entrega 71 cv de potência a 6.000 rpm e torque de 10 kgfm a 3.250 rpm quando abastecido com gasolina. Se o modelo estiver rodando com etanol, a potência sobe para 75 cv, mantendo o torque em 10,7 kgfm. Esse motor é acoplado a um câmbio manual de 5 marchas, que é a configuração padrão para essa versão de entrada.

Em termos de consumo, o Basalt Live 1.0 demonstra boa eficiência. Quando abastecido com etanol, ele faz uma média de 9,3 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada. Já com gasolina, o modelo chega a 13 km/l no ambiente urbano e 14,6 km/l nas rodovias, conforme a Tabela do Inmetro. Esse desempenho está dentro das expectativas para um modelo de entrada, levando em consideração o custo-benefício e a proposta de ser um SUV compacto e econômico.

Itens de Série e Equipamentos do Citroën Basalt Live

Embora seja a versão de entrada do Citroën Basalt, a versão Live 1.0 não deixa a desejar em termos de recursos e itens de série. O visual, claro, é mais simplificado, como esperado para um modelo de base, com maçanetas e retrovisores em acabamento preto, além das rodas de aço de 16 polegadas, que substituem as mais sofisticadas rodas de liga leve. A ausência de molduras nos para-lamas também é uma característica marcante dessa versão.

No interior, o Basalt Live compartilha muitas semelhanças com o Citroën C3. O quadro de instrumentos, por exemplo, é o mesmo do hatch compacto, oferecendo um design simples e funcional. Entre os itens de série dessa versão estão o ar-condicionado, direção elétrica, travas e vidros elétricos, além de uma central multimídia de última geração, que traz conectividade com Android Auto e Apple CarPlay.

Basalt vermelho na diagonal.
Foto: Reprodução

No quesito segurança, o Basalt Live 1.0 não fica atrás. Ele conta com airbags frontais, sistema de freios ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem), controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, e sistema ISOFIX para cadeirinhas infantis. O modelo também oferece cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes e apoios de cabeça em todos os bancos, itens essenciais para garantir uma viagem mais segura e confortável para todos.

Por Que o Citroën Basalt Live Não Foi Lançado no Brasil?

Apesar de aparecer no mercado de usados, o Citroën Basalt Live 1.0 nunca foi lançado oficialmente pela marca no Brasil, o que gera algumas especulações. De acordo com a Citroën, a versão foi produzida a pedido de um cliente específico do grupo Stellantis, responsável pela fabricação e distribuição de diversos modelos das marcas Fiat, Peugeot e Citroën. No entanto, o lançamento da versão Live 1.0 no mercado brasileiro não está nos planos da fabricante por ora. A decisão de não lançar oficialmente o modelo pode ter relação com a estratégia da Citroën em posicionar o Basalt como um SUV Coupé de estilo e desempenho mais avançado, sem apelar para uma versão de entrada com motor mais simples.

O Que Esperar do Citroën Basalt no Mercado de Usados?

Se você está em busca de um SUV compacto e econômico, com um preço de venda atrativo, o Citroën Basalt Live 1.0 pode ser uma boa opção no mercado de usados. Com poucas unidades disponíveis e um preço abaixo do que seria esperado para um modelo novo, ele pode ser uma alternativa interessante para quem deseja um SUV estiloso, com bom desempenho e economia de combustível, mas sem precisar pagar pelo preço de versões mais sofisticadas.

Entretanto, é importante destacar que a versão Live 1.0 não possui todos os recursos das versões superiores do Basalt, como o design mais refinado, os faróis de LED e as rodas de liga leve. Mesmo assim, ela oferece uma base sólida para quem deseja adentrar o mercado dos SUVs sem gastar tanto, mas ainda assim com a segurança e a qualidade que a Citroën garante.

Vale a Pena Comprar um Citroën Basalt Live 1.0 Usado?

Para quem está buscando um SUV mais acessível, a versão Basalt Live 1.0 pode ser uma excelente oportunidade no mercado de usados. Com poucas unidades à venda e com preços que variam de R$ 84.990 a R$ 91.990, dependendo da cidade e das condições do veículo, o modelo oferece uma opção mais em conta sem abrir mão da qualidade Citroën. Além disso, é uma excelente alternativa para quem não precisa de um motor mais potente ou de um design extremamente sofisticado, mas que ainda quer um veículo com boa segurança, conforto e economia de combustível.

O Poder Oculto do Câmbio de Dupla Embreagem!

Citroën Basalt.
Citroën Basalt.

Se você está de olho em um Citroën Basalt Live 1.0 usado, vale a pena considerar os itens de série e o estado de conservação do veículo, já que ele está praticamente novo e com baixo número de quilômetros rodados. No entanto, é importante lembrar que a versão Live não foi oficialmente lançada no Brasil, o que pode gerar dúvidas em relação ao suporte e à manutenção do modelo.

Avalie esse artigo

Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares e passar mais tempo com a família.
Posts relacionados
Notícias Toyota Yaris Cross desafia o VW T-Cross: veja quem é o melhor

A chegada do Toyota Yaris Cross ao mercado brasileiro promete agitar o segmento dos SUVs…

Gabriel Schmoller
Notícias Renault Boreal 2026 chega com preço agressivo para bater de frente com o Compass

A Renault apresenta oficialmente o Boreal 2026, seu novo SUV médio que promete disputar de…

Gabriel Schmoller
Notícias Volkswagen Tera High fica mais barato que Polo com oferta especial de outubro

O Volkswagen Tera, SUV compacto da marca alemã, chega ao mercado brasileiro com uma promoção…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Jetta GLI 2026 chegou nas lojas: confira seu preço irresistível

O Novo Jetta GLI 2026 finalmente chegou às concessionárias brasileiras, trazendo novidades que prometem atrair…

Gabriel Schmoller
Notícias Tudo que sabemos sobre o Toyota Yaris Cross até 14 de outubro: Novidades, preço, versões, ficha técnica, e consumo

O Toyota Yaris Cross é um dos lançamentos mais aguardados do ano, mas sua chegada…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário