BMW irá usar bateria da Rimac nos seus novos carros elétricos

Em um movimento estratégico que promete redefinir os padrões de performance e autonomia no mercado de veículos elétricos, a Rimac Technology, braço de engenharia da renomada fabricante croata de hipercarros elétricos Rimac, estabeleceu uma parceria com a gigante automobilística BMW. Este acordo marca uma colaboração pioneira, na qual a Rimac fornecerá baterias de alta capacidade para a linha Neue Klasse de carros elétricos da BMW, destacando-se por sua inovação tecnológica.

Embora os detalhes específicos do volume de baterias e os modelos exatos que serão equipados ainda não tenham sido revelados, é esperado que as soluções avançadas da Rimac beneficiem principalmente os veículos de alta performance da submarca M da BMW. Este acordo não só amplia significativamente a carteira de clientes da Rimac, incluindo um dos mais influentes fabricantes do setor automotivo global, mas também reforça a posição da BMW como líder em inovação e sustentabilidade no desenvolvimento de veículos elétricos.

BMW.
BMW terá baterias da Rimac.

A BMW continuará utilizando as baterias fornecidas por CATL e EVE Energy para seus carros elétricos convencionais. No entanto, as novas células cilíndricas de sexta geração prometidas pela BMW, com densidades energéticas impressionantes de 260 e 280 Wh/kg, superam as especificações das células 4680 da Tesla, estabelecendo um novo marco para o setor.

A tecnologia inovadora empregada nas células 4695 e 46120 permitirá que os futuros veículos elétricos da BMW alcancem até 40% mais autonomia sem aumentar o tamanho das baterias. Além disso, a plataforma Neue Klasse incorporará baterias que variam de 75 a 150 kWh, prometendo uma autonomia de até 1.000 km segundo o ciclo WLTP e tempos de recarga otimizados entre 12 e 20 minutos com um sistema de 800 volts.

Mate Rimac, fundador e CEO da Rimac, expressou entusiasmo com a parceria, destacando-a como um marco crucial no crescimento da Rimac Technology. Ele relembrou suas origens modestas ao converter um BMW Série 3 de 1984 em um carro elétrico em sua garagem aos 20 anos, enfatizando a simetria perfeita desta colaboração com o Grupo BMW.

A implementação desta parceria estratégica será suportada por linhas de produção automatizadas no Campus Rimac, localizado próximo a Zagreb, na Croácia. Este centro se dedicará ao avançado projeto das baterias.

Esta colaboração entre BMW e Rimac representa um passo significativo na aceleração do processo de eletrificação automotiva. A fusão entre a competência da BMW em produção em larga escala e a expertise da Rimac em tecnologia de baterias de alto desempenho promete elevar o padrão para carros elétricos eficientes, marcando uma nova era na indústria automobilística.

Avalie esse artigo

Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
Posts relacionados
Notícias Nova Ford Maverick 2026 surpreende com visual ousado, versão off-road e promessa híbrida!

A Ford está de volta ao centro dos holofotes com a nova linha 2026 da…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Novo Peugeot 208 GTi promete eletrizar (e até rugir) com motor Abarth no Brasil!

Para quem achava que os compactos esportivos estavam com os dias contados, uma notícia vem…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias SUV de R$ 99 mil com cara de R$ 140 mil? Novo VW Tera 2026 chega para bagunçar o mercado!

A Volkswagen acaba de mexer com o mercado de SUVs compactos no Brasil. A montadora…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Demissões lá fora, contratações no Brasil: Nissan surpreende com 400 vagas no RJ!

Enquanto montadoras anunciam cortes em vários cantos do mundo, uma notícia inesperada e muito bem-vinda…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Você vai se surpreender: Estes 5 SUVs praticamente não perdem valor em 2025

Se você está pensando em comprar um SUV zero quilômetro em 2025, mas fica com…

Ivan Gustavo Willemann
Deixe seu comentário