Falha grave obriga Ford a fazer recall do Bronco: travas infantis podem não funcionar
Prepare-se para um alerta que pode impactar diretamente a segurança das famílias que apostaram no conforto e robustez do Ford Bronco. O icônico utilitário, conhecido por seu visual marcante e proposta aventureira, acaba de ser envolvido em uma situação delicada: um erro de fabricação envolvendo as travas de segurança das portas traseiras pode colocar crianças em risco.
Estamos falando de um dos modelos mais desejados da marca nos últimos anos — o Ford Bronco 2023 e 2024 na versão de quatro portas. Se você comprou esse modelo recentemente ou conhece alguém que comprou, vale ficar atento: o recall é real, urgente e envolve um componente essencial para quem transporta crianças.

Guia do Conteúdo
Entenda o que está acontecendo
Os veículos modernos são equipados com uma série de recursos pensados para proteger todos os ocupantes — especialmente os pequenos. Um desses itens é a trava de segurança infantil, localizada nas portas traseiras. Seu funcionamento é simples: ela impede que a porta seja aberta por dentro quando ativada, reduzindo o risco de uma criança abrir a porta acidentalmente com o carro em movimento.
Essa trava é um item obrigatório desde 1985, e está presente na maioria dos carros atuais. Porém, no caso do Ford Bronco 2023 e 2024 com quatro portas, algo não saiu como planejado. Uma falha na fabricação pode impedir que a trava funcione como deveria — mesmo quando ativada. Ou seja: a porta pode ser aberta de dentro, colocando em risco qualquer criança que esteja sentada atrás.
O erro e suas consequências
A falha afeta apenas a porta traseira do lado do motorista. Segundo a própria Ford, o problema foi identificado em inspeções de rotina. A montadora detectou que, em alguns casos, o reforço da maçaneta foi posicionado de forma incorreta, o que compromete o mecanismo da trava de segurança.
Esse erro, aparentemente simples, pode ter um impacto enorme. Imagine acreditar que seu filho está seguro, confiando em um sistema que deveria ser infalível — e descobrir que ele não está funcionando como prometido. A gravidade da situação fez com que a montadora iniciasse um recall imediato, mesmo afetando um número “relativamente baixo” de unidades: cerca de 2.002 veículos.
Quem está afetado?
O recall inclui exclusivamente os Ford Broncos com quatro portas, produzidos entre 2023 e 2024. As versões de duas portas, por não possuírem assentos traseiros e nem portas traseiras, estão livres do problema. Já o Bronco Sport — uma versão menor e diferente, mais próxima de um SUV urbano — também não foi afetado.
Se você tem um Bronco 2023 ou 2024 de quatro portas, o ideal é verificar o número de identificação do seu veículo (VIN) e entrar em contato com a concessionária para confirmar se ele está entre os modelos chamados para o recall.
O que será feito?
Segundo a Ford, os proprietários afetados serão notificados até o dia 26 de maio de 2025. Ao levar o veículo para a concessionária, técnicos especializados irão inspecionar a porta traseira do lado do motorista. Se for constatado o problema, a maçaneta e o sistema de trava serão substituídos gratuitamente.

A montadora também orienta os motoristas a tomarem precauções até que o conserto seja realizado. Isso inclui evitar transportar crianças naquele assento específico, optando por posicioná-las no banco traseiro do passageiro, onde a trava funciona normalmente.
Como saber se seu carro está no recall?
Para facilitar, a Ford disponibiliza canais de atendimento e uma ferramenta online. Basta seguir um dos caminhos abaixo:
- Acesse www.nhtsa.gov e insira o número VIN do seu veículo para verificar se ele faz parte da campanha.
- Ligue gratuitamente para o número de atendimento da Ford no Brasil: 0800 703 3673
- Vá até a concessionária Ford mais próxima com seus documentos e solicite a verificação do recall.
Por que isso aconteceu?
A Ford ainda não divulgou todos os detalhes técnicos sobre o erro de fabricação, mas especialistas do setor afirmam que a substituição recente do mecanismo de travamento (a partir da linha 2023) pode ter sido feita com tolerâncias mais apertadas ou componentes menos robustos.
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Ou seja: uma mudança de engenharia que deveria aprimorar o modelo acabou gerando um efeito colateral inesperado.
E o que dizem os motoristas?
Nas redes sociais e fóruns automotivos, a notícia rapidamente repercutiu. Donos do Bronco demonstraram preocupação, especialmente aqueles que compraram o veículo justamente pela reputação de segurança da marca. Muitos se sentiram frustrados ao saber que um recurso tão básico e importante apresentou falha em um carro com preço elevado e proposta familiar.
Alguns relataram que já desconfiavam do funcionamento da trava, enquanto outros foram pegos totalmente de surpresa. A maioria, no entanto, elogiou a rapidez com que a Ford assumiu o problema e ofereceu uma solução gratuita.
Uma lição para o consumidor moderno
Casos como esse servem como um lembrete importante: por mais tecnológicos que os carros estejam se tornando, falhas mecânicas e humanas ainda acontecem — mesmo nas marcas mais tradicionais.
Além disso, esse recall reforça a importância de verificar periodicamente se seu carro está envolvido em campanhas de segurança. No Brasil, ainda há muito desconhecimento sobre como funcionam os recalls, e muitos motoristas deixam de levar seus veículos por acharem que não há problema — quando, na verdade, o risco pode ser real.
Segurança infantil não é opcional
A falha no Ford Bronco não deve ser ignorada, principalmente por quem tem filhos pequenos. Travas de segurança são um dos pilares da proteção infantil dentro de veículos. Se há qualquer dúvida sobre seu funcionamento, o carro deve ser inspecionado imediatamente.

Em resumo:
- Modelos afetados: Ford Bronco 2023 e 2024 com quatro portas;
- Problema: falha na trava de segurança para crianças na porta traseira do lado do motorista;
- Número de veículos: cerca de 2.002 unidades;
- Solução: inspeção e substituição gratuita do componente defeituoso;
- Notificação: a partir de 26 de maio de 2025;
- Recomendação: transportar crianças no banco traseiro do lado do passageiro até o reparo ser feito.