Caoa Chery Tiggo 5X Sport: O SUV que Revoluciona o Mercado com Tecnologia, Segurança e Estilo
Há quem diga que o tempo não volta, mas parece que a Caoa Chery resolveu desafiar essa lógica com o Tiggo 5X Sport. Em pleno 2025, o SUV compacto volta a custar exatamente o mesmo valor de seu lançamento em 2023: R$ 119.990. E não estamos falando de um carro defasado ou com cortes de equipamentos — muito pelo contrário. O Tiggo 5X Sport continua entregando um pacote difícil de bater na categoria, com um excelente custo-benefício, o que tem gerado fila nas concessionárias.
O Poder Oculto do Câmbio de Dupla Embreagem!
A redução de R$ 8 mil aplicada no final de abril reacendeu o interesse do público e praticamente esgotou os estoques em muitas lojas. Em uma visita a uma concessionária na zona sul do Rio de Janeiro, por exemplo, todas as unidades já estavam vendidas antes mesmo de chegarem. O gerente da loja confirmou: o modelo mal encosta no pátio, graças ao preço competitivo e à paralisação temporária da produção na fábrica de Anápolis (GO), que ficou suspensa por 30 dias.

Mas o que exatamente faz o Tiggo 5X Sport ser tão cobiçado? A seguir, você confere tudo sobre o que esse SUV tem a oferecer.
Guia do Conteúdo
Design discreto, mas com presença
Visualmente, o Tiggo 5X Sport é um SUV de aparência sóbria, porém elegante. As rodas de liga leve diamantadas de 17 polegadas dão um toque de sofisticação, assim como os retrovisores e maçanetas pintados na cor da carroceria. Há três opções de cores: preto (sem custo adicional), branco e cinza (ambas com acréscimo de R$ 2 mil).
Na dianteira, o visual é reforçado por luzes diurnas de LED (DRL) integradas aos faróis halógenos, um dos poucos pontos que indicam tratar-se de uma versão de entrada. O design da traseira mantém a proposta discreta, com lanternas bem posicionadas e um pequeno spoiler.
Interior com pegada premium
Por dentro, o Tiggo 5X Sport surpreende. Mesmo sendo a versão mais barata da linha, o acabamento impressiona. Há couro em praticamente toda a cabine — nos bancos, portas e painel. O material divide espaço com plásticos emborrachados, detalhes texturizados e elementos que simulam aço escovado, principalmente no console central.
O ar-condicionado é digital e tem acabamento em black piano, reforçando a sensação de modernidade. A iluminação ambiente em LED customizável adiciona um toque sofisticado. O banco do motorista tem ajuste elétrico, e o console central conta com apoio de braço e porta-objetos. Todos os encaixes são bem feitos, sem rebarbas ou falhas visíveis.
Tecnologia que surpreende na categoria
O painel de instrumentos é totalmente digital, com tela de 7 polegadas, e a central multimídia tem 10,25 polegadas, com espelhamento via cabo para Android Auto e Apple CarPlay. O sistema de som é satisfatório, e a experiência de uso é intuitiva.
O volante multifuncional de base reta concentra os comandos de mídia, computador de bordo e piloto automático (convencional, já que o adaptativo é exclusivo da versão Pro). Além disso, há três portas USB: duas na frente e uma para os ocupantes do banco traseiro.
Segurança de respeito
Quando o assunto é segurança, o Tiggo 5X Sport não decepciona. São seis airbags no total — frontais, laterais e de cortina — além de recursos como:
- Controle de estabilidade e tração
- Assistente de partida em rampas
- Frenagem autônoma de emergência
- Isofix para cadeirinhas infantis
- Câmera de ré com linhas auxiliares
Esses equipamentos colocam o SUV em pé de igualdade (ou até acima) de modelos mais caros, o que reforça ainda mais seu apelo de bom negócio.

Conjunto mecânico equilibrado
O Tiggo 5X Sport traz sob o capô o conhecido motor 1.5 turbo flex de quatro cilindros, que gera 150 cavalos com etanol e 147 cv com gasolina. O torque é o mesmo para ambos os combustíveis: 21,4 kgfm, o que garante boas arrancadas e retomadas, mesmo com o veículo carregado.
A transmissão é CVT, simulando nove marchas. O conjunto trabalha bem em trajetos urbanos e também em estrada. O comportamento dinâmico é confortável, e a direção elétrica garante leveza nas manobras e firmeza em velocidades mais altas.
A suspensão independente nas quatro rodas é um ponto alto, oferecendo estabilidade e conforto acima da média para o segmento.
Consumo dentro da média
Não dá para dizer que o Tiggo 5X Sport é um campeão em economia, mas ele também não decepciona. Segundo dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), os números são os seguintes:
- Etanol: 6,5 km/l na cidade e 8,4 km/l na estrada
- Gasolina: 10 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada
Com tanque de 51 litros, a autonomia é razoável para viagens sem paradas constantes.
Espaço e praticidade
O Tiggo 5X Sport oferece espaço suficiente para quatro adultos com conforto e um quinto passageiro (preferencialmente uma criança) no banco traseiro. Suas medidas são:
- Comprimento: 4,31 m
- Largura: 1,83 m
- Entre-eixos: 2,61 m
O porta-malas acomoda 340 litros — dentro da média para o segmento, embora alguns concorrentes ofereçam volumes um pouco maiores.
O ar-condicionado tem saídas para a segunda fileira, o que melhora o conforto térmico dos passageiros traseiros. Outro ponto positivo é a presença de freio de estacionamento eletrônico com função “auto hold”, ideal para o trânsito urbano.
Tiggo 5X Sport: vale a pena em 2025?
Definitivamente, sim. O Tiggo 5X Sport é uma das melhores opções para quem quer um SUV com visual moderno, pacote completo de equipamentos e preço acessível. Ao manter o valor de R$ 119.990 mesmo dois anos após seu lançamento, a Caoa Chery mostra que está disposta a brigar por espaço no mercado oferecendo muito mais por menos.
Mesmo com a recente pausa na produção, o modelo deve continuar sendo uma das melhores escolhas entre os SUVs compactos. A combinação de bom acabamento, conjunto mecânico eficiente e alto nível de segurança torna o Tiggo 5X Sport um dos maiores acertos da marca no Brasil.

Ficha técnica – Caoa Chery Tiggo 5X Sport
- Motor: 1.5 turbo flex, 150 cv (etanol) / 147 cv (gasolina)
- Torque: 21,4 kgfm com ambos os combustíveis
- Transmissão: CVT com simulação de nove marchas
- Suspensão: Independente nas quatro rodas
- Direção: Elétrica
- Freios: A disco nas quatro rodas
- Consumo (etanol): 6,5 km/l (cidade) / 8,4 km/l (estrada)
- Consumo (gasolina): 10 km/l (cidade) / 12,1 km/l (estrada)
- Tanque: 51 litros
- Porta-malas: 340 litros
- Preço: R$ 119.990