Chevrolet Captiva Está de Volta ao Brasil, Mas de Forma Inédita! Conheça o Novo SUV Elétrico que Chegará em 2025
A volta do Chevrolet Captiva ao mercado brasileiro está gerando bastante expectativa entre os fãs da marca e do segmento de SUVs. O modelo, que já foi um dos principais SUVs médios da General Motors no Brasil entre 2008 e 2017, retorna agora em uma versão totalmente renovada e com uma proposta elétrica.
A grande novidade é que, ao contrário da versão anterior, que estava disponível com motorização a gasolina, o novo Captiva será 100% elétrico, com o objetivo de se posicionar frente aos crescentes modelos de SUVs elétricos de origem chinesa que vêm conquistando o mercado brasileiro. A General Motors (GM) confirmou o retorno do Captiva ao Brasil e planeja lançar a versão elétrica do modelo até o fim de 2025.

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O Retorno do Captiva com Tecnologia Elétrica
O novo Captiva, que será denominado Captiva EV, marcará uma nova fase da marca no país, com um modelo de SUV médio e totalmente elétrico, com a missão de competir diretamente com outras opções no mercado de crossovers eletrificados. A GM planeja uma linha de lançamentos no Brasil em 2025, sendo o Captiva EV um dos produtos mais aguardados. O modelo já está em fase de testes finais de engenharia e homologação no Brasil, com as primeiras unidades já sendo distribuídas no país. “O Captiva EV é um produto estratégico dentro da linha de elétricos globais da Chevrolet e será lançado no Brasil até o fim do ano”, disse Fabio Rua, vice-presidente da GM América do Sul.
O Captiva EV e a Plataforma Chinesa Wuling Starlight S
O novo Captiva EV será baseado na plataforma do Wuling Starlight S, um SUV da marca chinesa Wuling, que faz parte do gigante grupo automotivo SAIC, parceiro da GM. A plataforma do Starlight S também é utilizada em outro modelo da Chevrolet, o Spark EUV, que também será lançado no Brasil em 2025. A estratégia da GM é usar uma base de veículo já existente de um parceiro chinês e adaptá-la para um modelo com a sua própria identidade, mantendo o logotipo da Chevrolet e realizando ajustes visuais e tecnológicos.
As diferenças visuais entre o Captiva EV e o Starlight S serão mínimas. O design da dianteira mantém o estilo da Chevrolet, com a tradicional gravata dourada no centro e faróis divididos, enquanto a traseira permanece quase idêntica ao modelo chinês, com alterações apenas nos emblemas. Essa estratégia de “rebadge” (adaptar um modelo de outra marca com a própria logomarca) foi uma escolha da GM para reduzir custos, mas manter a marca Chevrolet visível no modelo.
Dimensões e Capacidade de Carga
O novo Chevrolet Captiva EV mantém as mesmas dimensões do modelo chinês, que mede 4,75 metros de comprimento, 1,89 metros de largura, 1,69 metros de altura e 2,80 metros de entre-eixos. Com um tamanho generoso, o Captiva EV oferece uma boa capacidade de carga no porta-malas, que no modelo chinês tem capacidade para 610 litros, o que pode ser um grande atrativo para aqueles que buscam espaço para viagens longas ou para o dia a dia com a família.

Equipamentos de Tecnologia e Segurança
O interior do novo Captiva EV será muito similar ao do Starlight S, com a diferença de que a Chevrolet pretende adicionar algumas personalizações em relação ao design e à tecnologia embarcada. O painel de instrumentos contará com uma tela digital de 8,8 polegadas e uma central multimídia de 15,6 polegadas, ambas com funções de reconhecimento de voz e atualizações por nuvem. Esse sistema multimídia avançado permitirá uma integração mais intuitiva e conectada, característica dos carros elétricos da GM.
Em termos de segurança, o Captiva EV será equipado com o sistema ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), nível 2, que oferece uma série de tecnologias de assistência ao motorista, como controle de cruzeiro adaptativo (ACC), frenagem autônoma de emergência, sensores de tráfego traseiro e alerta de saída de faixa. Estes recursos são um grande diferencial, aumentando a segurança ativa e proporcionando uma direção mais assistida, especialmente em viagens longas.
Motor Elétrico e Autonomia
No quesito desempenho, o novo Captiva EV será alimentado por um motor elétrico que entrega 204 cavalos de potência, o mesmo do Wuling Starlight S. Esse motor será alimentado por um conjunto de baterias de 60 kWh do tipo LFP (lítio-ferro-fosfato), um tipo de bateria mais estável e eficiente. A autonomia do Captiva EV, baseada no modelo chinês, é de 510 km no ciclo WLTC, porém, no Brasil, a autonomia deve ser um pouco menor, uma vez que o Inmetro utiliza padrões de medição mais conservadores. Mesmo assim, a autonomia do Captiva EV é bastante competitiva para o segmento de SUVs elétricos, oferecendo uma boa capacidade de rodagem com uma única carga.
Com o motor elétrico de 204 cv, o Captiva EV oferece uma performance tranquila para o dia a dia, além de ser mais econômico em termos de consumo de energia, uma vantagem dos modelos elétricos. No Brasil, o modelo será posicionado como um SUV médio com uma proposta mais acessível se comparado a outros elétricos do mercado.
Preço e Posicionamento no Mercado Brasileiro
O lançamento do Chevrolet Captiva EV está previsto para ocorrer até o final de 2025. A versão do modelo destinada ao Brasil será provavelmente a versão Premier, a mesma disponível em outros carros da Chevrolet, como o Onix e o Tracker. Isso significa que o Captiva EV terá um bom nível de equipamentos de série e um posicionamento de mercado voltado para consumidores que buscam tecnologia e inovação, mas com um preço mais competitivo em relação a outros SUVs elétricos premium.
A chegada do Captiva EV ao Brasil também é um movimento estratégico para a Chevrolet, que busca se posicionar frente à crescente concorrência de marcas chinesas no mercado de veículos elétricos. Modelos como o BYD e o Chery têm ganhado destaque nos últimos anos, e o Captiva EV pode ser uma resposta da GM a essa expansão. Além disso, com o avanço da infraestrutura de carregamento de carros elétricos no Brasil, a oferta de modelos como o Captiva EV se torna cada vez mais atraente para os consumidores que desejam adotar a mobilidade elétrica.
O Futuro dos SUVs Elétricos no Brasil
Com a chegada do Chevrolet Captiva EV, a GM fortalece ainda mais a sua linha de carros elétricos no Brasil e reforça sua estratégia global de eletrificação. A marca já tem planos para outros lançamentos de carros 100% elétricos nos próximos anos, como o Spark EUV, e o Captiva EV deve ser apenas o começo de uma nova era para a marca no Brasil. O modelo será uma alternativa para quem busca um SUV médio, com a confiabilidade da Chevrolet, a economia de um carro elétrico e o design inovador que a marca promete.

O retorno do Captiva, agora como um modelo elétrico, sinaliza um movimento crescente no mercado automobilístico brasileiro em direção à eletrificação, refletindo as tendências globais de redução de emissões de carbono e a crescente demanda por veículos mais sustentáveis e eficientes.

 
							 
							 
							 
							