O CEO dos Superesportivos Que Dirige um Toyota Yaris? O Que Está Por Trás Dessa Surpreendente Escolha!
Quando pensamos em CEOs de marcas de superesportivos, logo nos vem à mente imagens de carros potentes e de alto desempenho, como o Koenigsegg, de Christian von Koenigsegg, um dos criadores de veículos que quebram recordes e ultrapassam os limites da engenharia automotiva. É fácil imaginar que, como líder de uma marca que produz carros como o Koenigsegg Jesko, ele usaria um desses carros de alto desempenho no seu dia a dia. Contudo, a realidade é surpreendente: o executivo é fã de algo bem mais modesto e até “humano” para o seu trajeto diário.
A Escolha Surpreendente de Koenigsegg: Um Toyota Yaris GR
O que poucos sabem é que Christian von Koenigsegg, ao contrário das expectativas, escolheu um Toyota Yaris GR como seu carro diário. Sim, o famoso executivo de uma das marcas mais inovadoras do mundo dos supercarros, com seus automóveis que atingem velocidades superiores a 400 km/h, usa como veículo do cotidiano um compacto da Toyota — mas não um Yaris qualquer. Este não é o modelo comum com motor aspirado de 1.5 litro e câmbio CVT, mas sim a versão mais esportiva do Yaris, o Yaris GR, uma criação da divisão esportiva da marca japonesa.

O Poder de um “Compacto” Esportivo: O Motor do Yaris GR
Sob o capô do Yaris GR de Koenigsegg, o pequeno hatchback esconde uma verdadeira surpresa: um motor turboalimentado de 1.6 litro e três cilindros, capaz de entregar impressionantes 261 cv e 36,7 kgfm de torque. Essa configuração permite que o Yaris GR acelere de 0 a 100 km/h em apenas 5,5 segundos. Ou seja, o Toyota Yaris que Koenigsegg escolheu para o seu cotidiano não é nada comum — é um verdadeiro hot hatch, com desempenho de sobra para qualquer entusiasta de carros, mesmo que seu tamanho seja compacto.
A Rotina de Christian von Koenigsegg com o Yaris GR
Em um vídeo publicado em seu Instagram, Koenigsegg compartilhou um pouco de sua rotina com o Yaris GR, mostrando a aceleração do pequeno carro e a diversão que ele sente ao dirigir esse modelo. Na legenda do vídeo, ele expressou seu entusiasmo por hot hatches e o prazer que sente ao dirigir um carro tão ágil e compacto: “Nada como uma dose de loucura com três cilindros para animar o trajeto matinal! Eu adoro carros pequenos!”, escreveu o CEO, dando uma amostra de sua personalidade e gosto por veículos “divertidos” e práticos.
No vídeo, podemos vê-lo acelerando de primeira para a segunda marcha, até alcançar os portões de sua empresa, Koenigsegg Automotive, como se fosse um simples trajeto matinal para o trabalho. A cena poderia ser de qualquer pessoa, mas a diferença está no carro que ele escolheu para esse trajeto simples, provando que não é necessário um supercarro para se divertir ao volante.

Koenigsegg e Sua Apreciação Pela Engenharia Japonesa
Embora possa parecer contraditório, o gosto de Christian von Koenigsegg por carros mais acessíveis não é uma surpresa total. O CEO da Koenigsegg sempre demonstrou um apreço pela engenharia automotiva japonesa, e essa não é a primeira vez que ele se rende ao charme de um carro da terra do sol nascente. Em 2019, Koenigsegg ficou famoso por recomprar um Mazda MX-5 que ele havia dirigido durante seus anos de faculdade. A recompra do carro, que ele considerava uma verdadeira paixão, provou que seu gosto por veículos não se limita aos supercarros. Ele aprecia, na verdade, todos os tipos de carros, desde os mais simples até os mais extremos.
Leia também!
Koenigsegg tem um histórico de demonstrar que sua paixão por carros não está atrelada apenas à alta performance e à exclusividade. Ele tem o gosto de explorar diversos tipos de carros, e o Toyota Yaris GR é mais uma evidência de sua apreciação por diferentes aspectos da engenharia automotiva.
A Filosofia de Koenigsegg: Diversão e Eficiência no Dia a Dia
O que chama mais atenção nessa escolha é a filosofia por trás dela. Ao contrário da tendência de muitos CEOs da indústria automobilística, que escolhem veículos de luxo ou superesportivos para usar no dia a dia, Koenigsegg aposta no prazer de dirigir e na eficiência. O Yaris GR oferece uma experiência divertida e emocionante ao volante, mesmo sendo um carro pequeno e relativamente simples comparado a suas criações Koenigsegg. Ele ainda mantém a performance esportiva, mas com uma pegada mais acessível e cotidiana.
Ao escolher um carro como o Yaris GR, Koenigsegg reforça que, no fim das contas, o prazer de dirigir não depende do preço ou da potência de um carro. Ele está provando que até mesmo um carro pequeno e relativamente acessível pode ser extremamente divertido e gratificante. Além disso, ao contrário dos supercarros que ele cria, o Yaris GR é um modelo que pode ser utilizado com mais frequência no dia a dia, em trajetos urbanos, sem preocupar com o desgaste ou o custo de manutenção de um carro de milhões.
A Surpreendente Escolha de Koenigsegg Reflete Sua Visão Sobre Carros
O CEO da Koenigsegg, Christian von Koenigsegg, é um exemplo claro de como a paixão por carros pode transcender o convencional. Sua escolha pelo Toyota Yaris GR para o seu dia a dia é uma prova de que até os maiores entusiastas podem ter uma relação simples e prazerosa com um carro. O Yaris GR, embora seja um carro de entrada em comparação com os carros de sua própria marca, proporciona uma condução emocionante e divertida, o que reflete a filosofia de Koenigsegg sobre carros — eles não precisam ser caros ou complicados para proporcionar um ótimo desempenho e prazer ao volante.

A escolha de Koenigsegg por um modelo de produção em massa como o Toyota Yaris GR nos lembra que, no fim das contas, o mais importante é a experiência de dirigir e a diversão que um carro pode proporcionar, independentemente de seu preço ou prestígio.