Chevrolet Classic em 2022: Preço, Consumo, Motor, Fotos
O Chevrolet Classic era lançado em um período onde os sedans começavam tomar conta do mercado de automóveis, e esta opção de “baixo” custo fazia muito sentido para a montadora. Lançado com o nome de Corsa Classic e posteriormente passou a ser chamado de Classic. Acompanhe e conheça o modelo.
O Chevrolet Classic está equipado com direção hidráulica e ar condicionado integrados, travas elétricas nas quatro portas, alarme antifurto, vidros elétricos nas portas dianteiras ativados por “um botão”, sistema antiesmagamento, botão de fechamento automático.
O Chevrolet Classic também possui rodas com aros de 14 polegadas e porta-revistas no banco do passageiro. E, em termos de segurança, o sistema de freios ABS com EBD e airbags frontais duplos é padrão.
Dentro do carro temos rádio com CD player com saídas USB, aux e bluetooth, cor interna “Aquarium Grey” aplicada no painel central, direção e botões de buzina no volante e itens externos, adesivos de coluna e retrovisores pintados em preto brilhante, o logotipo Advantage nas portas e frisos laterais são na cor do veículo.
Equipado com motor 1.0 Econo-Flex, um dos mais potentes da categoria de compactos brasileiros, o modelo produz 78 cv e 9,7 kgfm de torque quando roda com etanol. A gasolina, ele rende 77 cv e entrega 9,5 kgfm de torque.
Guia do Conteúdo
História do modelo
O Corsa Sedan (plataforma S4200) foi produzido entre 1997 e 2002, inicialmente nas versões GL e GLS. O modelo inicialmente tinha uma opção de transmissão automática. O modelo GLS, além do câmbio automático (Aisin, herdado do Vectra), também oferece freios ABS, bancos em couro, ar-condicionado, airbag duplo e opções de motorização 1.6 8V (92cv) e 1.6 16V (102 cv).
Em 2002, o nome foi alterado para Corsa Classic para distingui-lo da nova geração da família Corsa (plataforma S4300). É um dos modelos mais vendidos no Brasil graças ao seu bom acabamento e porta-malas, e um dos preferidos da frota brasileira de táxis. Foi até vendido com transmissão automática devido às altas taxas de vendas entre 2004 e 2005.
A partir de 2009, apenas a versão Life continuou a ser vendida, que foi renomeada “VHC-E”. Em abril de 2010, foi lançado o novo Classic, com mudanças perceptíveis na dianteira e na traseira, com destaque para os faróis.
Com essas mudanças, seu design é semelhante ao seu irmão mais velho de primeira geração, o Prisma. Baseado no Chevrolet Sail de primeira geração, o modelo foi vendido em países como China, Chile e Peru. No México, foi redesenhado e recebeu outro nome, o Chevrolet C2.
A comercialização do AirBag e ABS foi anunciada em 2012 como opção de versão única vendida no LS no Brasil, com preço de conclusão de R$31.900,00. Em agosto de 2016, a Chevrolet do Brasil finalmente encerrou a produção do Classic no Brasil. O modelo ficou em produção contínua há 21 anos.

Design do projeto
O Chevrolet Classic é na verdade uma versão renomeada do Corsa Sedan. A aparência é a mesma, exceto que o nome na tampa do porta-malas é “Classic” em vez de “Corsa”.
A forma do carro é harmoniosa, com pontos em todos os lados. O destaque são os faróis redondos, que formam um grupo com a grade central e o para-choque na mesma linha.
Há também janelas com cantos ovais e lanternas traseiras no mesmo padrão dos faróis.
O interior também é o mesmo do sedã Corsa, até mesmo do antigo Corsa. Os painéis são marcados por uma forma mais retilínea e bastante simples, com uma barra horizontal mais arredondada para acomodar as saídas de ar.
Além disso, o volante tem um design bastante pequeno, com uma seção central “fina” e um aro muito fino que não faz muito para melhorar a aderência do motorista. Os acabamentos do Chevrolet Corsa Sedan também carecem de requinte, com plástico em todos os lados e até algumas rebarbas nos encaixes das peças.
A intenção da Chevrolet, pelo menos nos últimos anos, era fazer um carro reconhecidamente barato. Por outro lado, como a “inveja” de dezenas de carros no momento, a Classic Edition possui tecido em quase todo o painel das portas.
O espaço interno é adequado apenas para quatro pessoas (ou cinco, com alguma estanqueidade). Por exemplo, mesmo a bagagem é muito limitada em tamanho para transportar a bagagem dos passageiros em viagens longas.
Em termos de tamanho, o carro tem 4,15 metros de comprimento, 1,60 metros de largura, 1,43 metros de altura e distância entre eixos de 2,44 metros. O porta-malas tem capacidade para 390 litros.

Motor e transmissão
As opções de transmissão automática não são uma coisa recente em carros compactos. O Chevrolet Corsa Classic começou a oferecer esse recurso no início de 2005.
Uma versão do câmbio automático, antes exclusiva dos modelos de luxo, torna o Classic o carro automático mais acessível do país. Originalmente com preço de R$36.800 reais, chegou a R$42.500 reais em sua configuração top de linha e continuou até meados de 2006.
A transmissão automática Chevrolet Classic oferece motor 1.6 de 92 cv e 13 kgm, acoplado a uma transmissão Aisin AS 13-4 de quatro marchas (herdada da Vectra). O modelo pode ir de 0 a 100 km/h em cerca de 13 segundos.
A Chevrolet passou a equipar o Classic com um motor 1.0 VHCE (Super High Compression Ratio), que foi aperfeiçoado para torná-lo mais potente e econômico, desenvolvendo 78 cv e 9,7 kgfm em relação aos 72 cv e 9 kgfm da linha anterior.
Além disso, para aumentar a autonomia, a capacidade do tanque de combustível do carro foi aumentada de 47 litros para 54 litros. Em relação ao consumo ele é capaz de fazer: 9,2 km/L (A) 13 km/L (G).

Ficha Técnica Classic
Motorização | 1.0 | |
Combustível | Álcool | Gasolina |
Potência (cv) | 78 | 77 |
Torque (kgf.m) | 9,7 | 9,5 |
Velocidade Máxima (km/h) | 166 | N/D |
Tempo 0-100 (s) | 13,6 | N/D |
Consumo cidade (km/l) | N/D | N/D |
Consumo estrada (km/l) | N/D | N/D |
Câmbio | manual de 5 marchas | |
Tração | dianteira | |
Direção | hidráulica | |
Suspensão dianteira | Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal. | |
Suspensão traseira | Suspensão tipo eixo de torção e traseira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal. | |
Freios | Dois freios à disco. |
Altura (mm) | 1.367 |
Largura (mm) | 1.608 |
Comprimento (mm) | 4.152 |
Peso (Kg) | 905 |
Tanque (L) | 54 |
Entre-eixos (mm) | 2.443 |
Porta-Malas (L) | 390 |
Ocupantes | 5 |

Preço do Chevrolet Classic em 2022
O preço do Chevrolet Classic Life/LS 1.0 VHC Flex. 4p é de R$ 36.505,00.
Veja todos os detalhes do modelo acessando o link abaixo.
Não fique sem saber o que está acontecendo no mundo dos motores. No Agora Motor você vai encontrar novidades, lançamentos e tudo que precisa saber dos mais variados carros e motos. Veja agora mesmo.
Perguntas Frequentes
Qual o preço do Chevrolet Classic?
O preço do Chevrolet Classic Life/LS 1.0 VHC Flex. 4p é de R$ 36.505,00.
Qual o consumo do Chevrolet Classic?
Em relação ao consumo o Classic é capaz de fazer: 9,2 km/L (A) 13 km/L (G).
Qual é a aparência do Chevrolet Classic?
A forma do carro é harmoniosa, com pontos em todos os lados. O destaque são os faróis redondos, que formam um grupo com a grade central e o para-choque na mesma linha. Há também janelas com cantos ovais e lanternas traseiras no mesmo padrão dos faróis.
Qual é a potência do motor do Chevrolet Classic?
Equipado com motor 1.0 Econo-Flex, um dos mais potentes da categoria de compactos brasileiros, o modelo produz 78 cv e 9,7 kgfm de torque quando roda com etanol. A gasolina, ele rende 77 cv e entrega 9,5 kgfm de torque.
Quais são as características do Chevrolet Classic?
O Chevrolet Classic está equipado com direção hidráulica e ar condicionado integrados, travas elétricas nas quatro portas, alarme antifurto, vidros elétricos nas portas dianteiras ativados por “um botão”, sistema antiesmagamento, botão de fechamento automático. O modelo também possui rodas com aros de 14 polegadas e porta-revistas no banco do passageiro. E, em termos de segurança, o sistema de freios ABS com EBD e airbags frontais duplos é padrão.