Chevrolet Classic em 2022: Preço, Consumo, Motor, Fotos

O Chevrolet Classic era lançado em um período onde os sedans começavam tomar conta do mercado de automóveis, e esta opção de “baixo” custo fazia muito sentido para a montadora. Lançado com o nome de Corsa Classic e posteriormente passou a ser chamado de Classic. Acompanhe e conheça o modelo.

O Chevrolet Classic está equipado com direção hidráulica e ar condicionado integrados, travas elétricas nas quatro portas, alarme antifurto, vidros elétricos nas portas dianteiras ativados por “um botão”, sistema antiesmagamento, botão de fechamento automático. 

O Chevrolet Classic também possui rodas com aros de 14 polegadas e porta-revistas no banco do passageiro. E, em termos de segurança, o sistema de freios ABS com EBD e airbags frontais duplos é padrão.

Dentro do carro temos rádio com CD player com saídas USB, aux e bluetooth, cor interna “Aquarium Grey” aplicada no painel central, direção e botões de buzina no volante e itens externos, adesivos de coluna e retrovisores pintados em preto brilhante, o logotipo Advantage nas portas e frisos laterais são na cor do veículo.

Equipado com motor 1.0 Econo-Flex, um dos mais potentes da categoria de compactos brasileiros, o modelo produz 78 cv e 9,7 kgfm de torque quando roda com etanol. A gasolina, ele rende 77 cv e entrega 9,5 kgfm de torque.

História do modelo 

O Corsa Sedan (plataforma S4200) foi produzido entre 1997 e 2002, inicialmente nas versões GL e GLS. O modelo inicialmente tinha uma opção de transmissão automática. O modelo GLS, além do câmbio automático (Aisin, herdado do Vectra), também oferece freios ABS, bancos em couro, ar-condicionado, airbag duplo e opções de motorização 1.6 8V (92cv) e 1.6 16V (102 cv).

Em 2002, o nome foi alterado para Corsa Classic para distingui-lo da nova geração da família Corsa (plataforma S4300). É um dos modelos mais vendidos no Brasil graças ao seu bom acabamento e porta-malas, e um dos preferidos da frota brasileira de táxis. Foi até vendido com transmissão automática devido às altas taxas de vendas entre 2004 e 2005.

A partir de 2009, apenas a versão Life continuou a ser vendida, que foi renomeada “VHC-E”. Em abril de 2010, foi lançado o novo Classic, com mudanças perceptíveis na dianteira e na traseira, com destaque para os faróis. 

Com essas mudanças, seu design é semelhante ao seu irmão mais velho de primeira geração, o Prisma. Baseado no Chevrolet Sail de primeira geração, o modelo foi vendido em países como China, Chile e Peru. No México, foi redesenhado e recebeu outro nome, o Chevrolet C2.

A comercialização do AirBag e ABS foi anunciada em 2012 como opção de versão única vendida no LS no Brasil, com preço de conclusão de R$31.900,00. Em agosto de 2016, a Chevrolet do Brasil finalmente encerrou a produção do Classic no Brasil. O modelo ficou em produção contínua há 21 anos.

Chevrolet Classic em 2022 exterior
O modelo teve mudanças significantes em seu design. Foto: reprodução.

Design do projeto

O Chevrolet Classic é na verdade uma versão renomeada do Corsa Sedan. A aparência é a mesma, exceto que o nome na tampa do porta-malas é “Classic” em vez de “Corsa”.

A forma do carro é harmoniosa, com pontos em todos os lados. O destaque são os faróis redondos, que formam um grupo com a grade central e o para-choque na mesma linha.

Há também janelas com cantos ovais e lanternas traseiras no mesmo padrão dos faróis.

O interior também é o mesmo do sedã Corsa, até mesmo do antigo Corsa. Os painéis são marcados por uma forma mais retilínea e bastante simples, com uma barra horizontal mais arredondada para acomodar as saídas de ar.

Além disso, o volante tem um design bastante pequeno, com uma seção central “fina” e um aro muito fino que não faz muito para melhorar a aderência do motorista. Os acabamentos do Chevrolet Corsa Sedan também carecem de requinte, com plástico em todos os lados e até algumas rebarbas nos encaixes das peças.

A intenção da Chevrolet, pelo menos nos últimos anos, era fazer um carro reconhecidamente barato. Por outro lado, como a “inveja” de dezenas de carros no momento, a Classic Edition possui tecido em quase todo o painel das portas.

O espaço interno é adequado apenas para quatro pessoas (ou cinco, com alguma estanqueidade). Por exemplo, mesmo a bagagem é muito limitada em tamanho para transportar a bagagem dos passageiros em viagens longas.

Em termos de tamanho, o carro tem 4,15 metros de comprimento, 1,60 metros de largura, 1,43 metros de altura e distância entre eixos de 2,44 metros. O porta-malas tem capacidade para 390 litros.

Frente da Chevrolet Classic
O Chevrolet Classic é derivado do Corsa. Foto: reprodução.

Motor e transmissão

As opções de transmissão automática não são uma coisa recente em carros compactos. O Chevrolet Corsa Classic começou a oferecer esse recurso no início de 2005.

Uma versão do câmbio automático, antes exclusiva dos modelos de luxo, torna o Classic o carro automático mais acessível do país. Originalmente com preço de R$36.800 reais, chegou a R$42.500 reais em sua configuração top de linha e continuou até meados de 2006.

A transmissão automática Chevrolet Classic oferece motor 1.6 de 92 cv e 13 kgm, acoplado a uma transmissão Aisin AS 13-4 de quatro marchas (herdada da Vectra). O modelo pode ir de 0 a 100 km/h em cerca de 13 segundos.

A Chevrolet passou a equipar o Classic com um motor 1.0 VHCE (Super High Compression Ratio), que foi aperfeiçoado para torná-lo mais potente e econômico, desenvolvendo 78 cv e 9,7 kgfm em relação aos 72 cv e 9 kgfm da linha anterior.

Além disso, para aumentar a autonomia, a capacidade do tanque de combustível do carro foi aumentada de 47 litros para 54 litros. Em relação ao consumo ele é capaz de fazer: 9,2 km/L (A) 13 km/L (G).

Exterior do Chevrolet Classic
O motor do modelo é bastante econômico. Foto: reprodução.

Ficha Técnica Classic

Motorização1.0
CombustívelÁlcoolGasolina
Potência (cv)7877
Torque (kgf.m)9,79,5
Velocidade Máxima (km/h)166N/D
Tempo 0-100 (s)13,6N/D
Consumo cidade (km/l)N/DN/D
Consumo estrada (km/l)N/DN/D
Câmbiomanual de 5 marchas
Traçãodianteira
Direçãohidráulica
Suspensão dianteiraSuspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensão traseiraSuspensão tipo eixo de torção e traseira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
FreiosDois freios à disco.
Altura (mm)1.367
Largura (mm)1.608
Comprimento (mm)4.152
Peso (Kg)905
Tanque (L)54
Entre-eixos (mm)2.443
Porta-Malas (L)390
Ocupantes5
Traseira Chevrolet Classic
O Chevrolet Classic é bastante completo. Foto: reprodução.

Preço do Chevrolet Classic em 2022

O preço do Chevrolet Classic Life/LS 1.0 VHC Flex. 4p é de R$ 36.505,00.

Veja todos os detalhes do modelo acessando o link abaixo.

Não fique sem saber o que está acontecendo no mundo dos motores. No Agora Motor você vai encontrar novidades, lançamentos e tudo que precisa saber dos mais variados carros e motos. Veja agora mesmo.

Perguntas Frequentes

Qual o preço do Chevrolet Classic?

O preço do Chevrolet Classic Life/LS 1.0 VHC Flex. 4p é de R$ 36.505,00.

Qual o consumo do Chevrolet Classic?

Em relação ao consumo o Classic é capaz de fazer: 9,2 km/L (A) 13 km/L (G).

Qual é a aparência do Chevrolet Classic?

A forma do carro é harmoniosa, com pontos em todos os lados. O destaque são os faróis redondos, que formam um grupo com a grade central e o para-choque na mesma linha. Há também janelas com cantos ovais e lanternas traseiras no mesmo padrão dos faróis.

Qual é a potência do motor do Chevrolet Classic?

Equipado com motor 1.0 Econo-Flex, um dos mais potentes da categoria de compactos brasileiros, o modelo produz 78 cv e 9,7 kgfm de torque quando roda com etanol. A gasolina, ele rende 77 cv e entrega 9,5 kgfm de torque.

Quais são as características do Chevrolet Classic?

O Chevrolet Classic está equipado com direção hidráulica e ar condicionado integrados, travas elétricas nas quatro portas, alarme antifurto, vidros elétricos nas portas dianteiras ativados por “um botão”, sistema antiesmagamento, botão de fechamento automático. O modelo também possui rodas com aros de 14 polegadas e porta-revistas no banco do passageiro. E, em termos de segurança, o sistema de freios ABS com EBD e airbags frontais duplos é padrão.

4.5/5 - (2 votos)

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Chevrolet Chevrolet Onix Plus 2025: Novidades, Preço, Motor, Consumo e Ficha Técnica

Conheça o novo Chevrolet Onix Plus 2025, a versão sedan do Onix. E hoje você…

Gabriel May Oechsler
Chevrolet Chevrolet Silverado High Country 2024: Análise Completa e Comparativa com a S10!

A Chevrolet Silverado High Country 2024, uma das caminhonetes mais imponentes do mercado brasileiro, tem…

Ivan Gustavo Willemann
Chevrolet Chevrolet Blazer EV 2025: Autonomia, Potência, Preço e Ficha Técnica

O Chevrolet Blazer EV 2025 é um dos lançamentos mais esperados da Chevrolet para o…

Gabriel May Oechsler
Ford Veja 5 Carros Que São Uma Boa Opção Para Até R$ 25 Mil Reais!

Atualmente, encontrar boas opções de carros usados que realmente valham o investimento está cada vez…

Ivan Gustavo Willemann
Chevrolet 15 Carros que serão descontinuados em 2025!

A indústria automobilística está em constante evolução, com os fabricantes lançando novos modelos e descontinuando…

Ivan Gustavo Willemann
Deixe seu comentário