Conheça o Basalt, o SUV Mais Acessível do Brasil Chega ao Mercado por R$ 90 mil!
A Citroën acaba de lançar o Basalt, um novo SUV cupê que promete transformar o cenário do mercado automotivo brasileiro. Com um preço inicial de R$ 89.990, o modelo se destaca por ser o SUV mais barato do Brasil, colocando-se como uma opção atraente tanto para quem busca economia quanto para aqueles que querem um veículo com boas especificações.

O Basalt é um integrante da linha C3 da Citroën, e chega para disputar com modelos como o Fiat Pulse, que até então era considerado o SUV mais acessível do segmento. Além disso, a Citroën tem grandes expectativas para este lançamento, pois o Basalt não apenas se apresenta como o modelo mais em conta, mas também traz características e equipamentos que são valorizados por consumidores que buscam um veículo funcional e com um bom custo-benefício.
Guia do Conteúdo
O Basalt: Preço Acessível e Variedade de Versões
O Citroën Basalt é oferecido em três versões, com preços que partem de R$ 89.990, tornando-se o SUV de entrada mais barato do Brasil. A linha é simplificada, com uma configuração mecânica básica para a versão de entrada, enquanto as versões superiores contam com motores mais potentes e uma série de recursos adicionais.
A versão de entrada, Feel, vem equipada com um motor Firefly 1.0 de 75 cv e 10,5 kgfm de torque. Este motor é combinado a uma transmissão manual de cinco marchas, o que proporciona uma condução mais direta e simples. Já as versões superiores, como o Feel Turbo 200 e Shine Turbo 200, são equipadas com o motor Turbo 200 1.0, que entrega 130 cv e 20,4 kgfm de torque. Essas versões também possuem transmissão automática CVT, com emulação de sete marchas, oferecendo uma experiência de condução mais refinada e confortável.
Preço Agressivo em um Mercado Desafiador
A Citroën tem tentado se recuperar e ganhar espaço no mercado brasileiro, onde ainda não conseguiu obter resultados significativos. A marca ocupa atualmente a 13ª posição no ranking de vendas, de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Com menos de 22 mil unidades licenciadas entre janeiro e agosto de 2023, a participação da marca no mercado é de apenas 1,4%, um número inferior ao desejado, considerando a capacidade de produção da fábrica, que é superior a 130 mil veículos por ano.
Com isso em mente, o Basalt chega ao mercado com um preço competitivo, quase equivalente ao de um hatch compacto. Além disso, a marca espera que o modelo seja um diferencial em termos de conteúdo e recursos, tentando conquistar consumidores que buscam economia sem abrir mão de atributos de conforto e segurança.
Equipamentos de Série e Conforto
Uma das grandes vantagens do Citroën Basalt é o nível de equipamentos de série, que é mais completo do que o esperado para um modelo de entrada. Em todas as versões, a Citroën inclui um quadro de instrumentos digital de 7 polegadas, multimídia de 10 polegadas com compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré, três portas USB, ar-condicionado, direção elétrica, regulagem de altura do banco do motorista, vidros elétricos dianteiros e traseiros, quatro airbags e rodas de liga leve de 16 polegadas. Esses itens são comuns nas versões Feel e Feel Turbo 200, oferecendo uma boa relação custo-benefício para quem busca conforto e tecnologia.
A versão Shine Turbo 200, que é a topo de linha, adiciona itens como ar-condicionado digital, sensor de estacionamento traseiro, rodas de liga leve diamantadas, faróis de neblina, além de recursos como limitador e controlador de velocidade, bancos e volante com revestimento premium, e skidplate dianteiro e traseiro, que garantem um visual mais robusto e esportivo.
A edição First Edition, que é limitada, também oferece um pacote completo, com diferenciais como faixa preta entre as lanternas, pintura exclusiva Branco Nacré Perolizada, rodas de liga leve escurecidas, e outros detalhes de acabamento que conferem exclusividade ao modelo.
Desempenho e Versatilidade
Um dos destaques do Citroën Basalt é seu tamanho e a versatilidade de sua plataforma. Com 4,34 metros de comprimento, o Basalt é maior que o C3 Aircross, que tem 4,32 metros, mas menor que outros SUVs da mesma categoria, como o Fiat Fastback, que mede 4,46 metros. O entre-eixos do Basalt é de 2,65 metros, o que oferece um bom espaço interno, com um aumento de 11 cm em relação ao C3, que possui um entre-eixos de 2,54 metros.
No quesito espaço para bagagens, o porta-malas do Basalt é um dos maiores do segmento, com 490 litros de capacidade, o que é impressionante para um SUV de entrada. Para comparação, o Fiat Fastback possui um porta-malas de 516 litros, o que demonstra a eficiência do design do Basalt em oferecer amplo espaço para as necessidades do dia a dia.
Consumo: Economia e Eficiência
No que diz respeito ao consumo, o Citroën Basalt oferece números que são compatíveis com o perfil de um SUV compacto e eficiente. De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), o consumo das versões do Basalt é o seguinte:
- Basalt Feel 1.0:
- Etanol: 9,3 km/l (urbano) e 10,2 km/l (rodoviário)
- Gasolina: 13,0 km/l (urbano) e 14,6 km/l (rodoviário)
- Basalt Feel Turbo 200 / Shine Turbo 200:
- Etanol: 8,3 km/l (urbano) e 9,6 km/l (rodoviário)
- Gasolina: 11,9 km/l (urbano) e 13,7 km/l (rodoviário)
Esses números são bastante competitivos para o segmento de SUVs, especialmente quando se leva em conta o fato de que as versões mais potentes (Turbo 200) possuem um motor mais forte e uma transmissão automática CVT, que contribui para uma condução mais suave e eficiente.

Conclusão: Uma Oportunidade no Segmento de SUVs
O Citroën Basalt chega ao mercado brasileiro com uma proposta arrojada: ser o SUV mais barato do país, oferecendo um bom pacote de equipamentos e um motor eficiente. Com preços que partem de R$ 89.990, o Basalt se posiciona como uma opção acessível para quem quer um SUV sem precisar gastar muito, superando até o Fiat Pulse em termos de custo-benefício.
Além disso, o Basalt conta com uma plataforma moderna e versátil, que proporciona um bom equilíbrio entre espaço interno e desempenho. Com versões bem equipadas e um design que agrada, ele pode conquistar o público que está em busca de um veículo com visual robusto, mas com um preço mais acessível.
Para a Citroën, o lançamento do Basalt é uma chance de se reposicionar no mercado brasileiro, aumentando sua participação e conquistando novos consumidores. Se o modelo conseguir atender às expectativas dos consumidores e continuar com um bom custo-benefício, é possível que o Basalt seja um sucesso de vendas e marque uma nova fase para a marca no Brasil.
Com sua proposta de valor e foco em acessibilidade, o Citroën Basalt se coloca como uma excelente escolha para quem deseja um SUV prático, econômico e cheio de tecnologia, tudo isso por um preço muito competitivo no mercado.