Conheça o Basalt, o SUV Mais Acessível do Brasil Chega ao Mercado por R$ 90 mil!

A Citroën acaba de lançar o Basalt, um novo SUV cupê que promete transformar o cenário do mercado automotivo brasileiro. Com um preço inicial de R$ 89.990, o modelo se destaca por ser o SUV mais barato do Brasil, colocando-se como uma opção atraente tanto para quem busca economia quanto para aqueles que querem um veículo com boas especificações.

Citroën Basalt.
Citroën Basalt.

O Basalt é um integrante da linha C3 da Citroën, e chega para disputar com modelos como o Fiat Pulse, que até então era considerado o SUV mais acessível do segmento. Além disso, a Citroën tem grandes expectativas para este lançamento, pois o Basalt não apenas se apresenta como o modelo mais em conta, mas também traz características e equipamentos que são valorizados por consumidores que buscam um veículo funcional e com um bom custo-benefício.

O Basalt: Preço Acessível e Variedade de Versões

O Citroën Basalt é oferecido em três versões, com preços que partem de R$ 89.990, tornando-se o SUV de entrada mais barato do Brasil. A linha é simplificada, com uma configuração mecânica básica para a versão de entrada, enquanto as versões superiores contam com motores mais potentes e uma série de recursos adicionais.

A versão de entrada, Feel, vem equipada com um motor Firefly 1.0 de 75 cv e 10,5 kgfm de torque. Este motor é combinado a uma transmissão manual de cinco marchas, o que proporciona uma condução mais direta e simples. Já as versões superiores, como o Feel Turbo 200 e Shine Turbo 200, são equipadas com o motor Turbo 200 1.0, que entrega 130 cv e 20,4 kgfm de torque. Essas versões também possuem transmissão automática CVT, com emulação de sete marchas, oferecendo uma experiência de condução mais refinada e confortável.

Preço Agressivo em um Mercado Desafiador

A Citroën tem tentado se recuperar e ganhar espaço no mercado brasileiro, onde ainda não conseguiu obter resultados significativos. A marca ocupa atualmente a 13ª posição no ranking de vendas, de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Com menos de 22 mil unidades licenciadas entre janeiro e agosto de 2023, a participação da marca no mercado é de apenas 1,4%, um número inferior ao desejado, considerando a capacidade de produção da fábrica, que é superior a 130 mil veículos por ano.

Com isso em mente, o Basalt chega ao mercado com um preço competitivo, quase equivalente ao de um hatch compacto. Além disso, a marca espera que o modelo seja um diferencial em termos de conteúdo e recursos, tentando conquistar consumidores que buscam economia sem abrir mão de atributos de conforto e segurança.

Equipamentos de Série e Conforto

Uma das grandes vantagens do Citroën Basalt é o nível de equipamentos de série, que é mais completo do que o esperado para um modelo de entrada. Em todas as versões, a Citroën inclui um quadro de instrumentos digital de 7 polegadas, multimídia de 10 polegadas com compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré, três portas USB, ar-condicionado, direção elétrica, regulagem de altura do banco do motorista, vidros elétricos dianteiros e traseiros, quatro airbags e rodas de liga leve de 16 polegadas. Esses itens são comuns nas versões Feel e Feel Turbo 200, oferecendo uma boa relação custo-benefício para quem busca conforto e tecnologia.

A versão Shine Turbo 200, que é a topo de linha, adiciona itens como ar-condicionado digital, sensor de estacionamento traseiro, rodas de liga leve diamantadas, faróis de neblina, além de recursos como limitador e controlador de velocidade, bancos e volante com revestimento premium, e skidplate dianteiro e traseiro, que garantem um visual mais robusto e esportivo.

A edição First Edition, que é limitada, também oferece um pacote completo, com diferenciais como faixa preta entre as lanternas, pintura exclusiva Branco Nacré Perolizada, rodas de liga leve escurecidas, e outros detalhes de acabamento que conferem exclusividade ao modelo.

Desempenho e Versatilidade

Um dos destaques do Citroën Basalt é seu tamanho e a versatilidade de sua plataforma. Com 4,34 metros de comprimento, o Basalt é maior que o C3 Aircross, que tem 4,32 metros, mas menor que outros SUVs da mesma categoria, como o Fiat Fastback, que mede 4,46 metros. O entre-eixos do Basalt é de 2,65 metros, o que oferece um bom espaço interno, com um aumento de 11 cm em relação ao C3, que possui um entre-eixos de 2,54 metros.

No quesito espaço para bagagens, o porta-malas do Basalt é um dos maiores do segmento, com 490 litros de capacidade, o que é impressionante para um SUV de entrada. Para comparação, o Fiat Fastback possui um porta-malas de 516 litros, o que demonstra a eficiência do design do Basalt em oferecer amplo espaço para as necessidades do dia a dia.

Consumo: Economia e Eficiência

No que diz respeito ao consumo, o Citroën Basalt oferece números que são compatíveis com o perfil de um SUV compacto e eficiente. De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), o consumo das versões do Basalt é o seguinte:

  • Basalt Feel 1.0:
    • Etanol: 9,3 km/l (urbano) e 10,2 km/l (rodoviário)
    • Gasolina: 13,0 km/l (urbano) e 14,6 km/l (rodoviário)
  • Basalt Feel Turbo 200 / Shine Turbo 200:
    • Etanol: 8,3 km/l (urbano) e 9,6 km/l (rodoviário)
    • Gasolina: 11,9 km/l (urbano) e 13,7 km/l (rodoviário)

Esses números são bastante competitivos para o segmento de SUVs, especialmente quando se leva em conta o fato de que as versões mais potentes (Turbo 200) possuem um motor mais forte e uma transmissão automática CVT, que contribui para uma condução mais suave e eficiente.

Citroën Basalt.
Visual coupé do Citroën Basalt.

Conclusão: Uma Oportunidade no Segmento de SUVs

O Citroën Basalt chega ao mercado brasileiro com uma proposta arrojada: ser o SUV mais barato do país, oferecendo um bom pacote de equipamentos e um motor eficiente. Com preços que partem de R$ 89.990, o Basalt se posiciona como uma opção acessível para quem quer um SUV sem precisar gastar muito, superando até o Fiat Pulse em termos de custo-benefício.

Além disso, o Basalt conta com uma plataforma moderna e versátil, que proporciona um bom equilíbrio entre espaço interno e desempenho. Com versões bem equipadas e um design que agrada, ele pode conquistar o público que está em busca de um veículo com visual robusto, mas com um preço mais acessível.

Para a Citroën, o lançamento do Basalt é uma chance de se reposicionar no mercado brasileiro, aumentando sua participação e conquistando novos consumidores. Se o modelo conseguir atender às expectativas dos consumidores e continuar com um bom custo-benefício, é possível que o Basalt seja um sucesso de vendas e marque uma nova fase para a marca no Brasil.

Com sua proposta de valor e foco em acessibilidade, o Citroën Basalt se coloca como uma excelente escolha para quem deseja um SUV prático, econômico e cheio de tecnologia, tudo isso por um preço muito competitivo no mercado.

Avalie esse artigo

Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares e passar mais tempo com a família.
Posts relacionados
Notícias Nova Ford Maverick 2026 surpreende com visual ousado, versão off-road e promessa híbrida!

A Ford está de volta ao centro dos holofotes com a nova linha 2026 da…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Novo Peugeot 208 GTi promete eletrizar (e até rugir) com motor Abarth no Brasil!

Para quem achava que os compactos esportivos estavam com os dias contados, uma notícia vem…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias SUV de R$ 99 mil com cara de R$ 140 mil? Novo VW Tera 2026 chega para bagunçar o mercado!

A Volkswagen acaba de mexer com o mercado de SUVs compactos no Brasil. A montadora…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Demissões lá fora, contratações no Brasil: Nissan surpreende com 400 vagas no RJ!

Enquanto montadoras anunciam cortes em vários cantos do mundo, uma notícia inesperada e muito bem-vinda…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Você vai se surpreender: Estes 5 SUVs praticamente não perdem valor em 2025

Se você está pensando em comprar um SUV zero quilômetro em 2025, mas fica com…

Ivan Gustavo Willemann
Deixe seu comentário