Fiesta de aplicativo faz mudança levando cama e muito mais no teto e bomba nas redes

Um vídeo que circula nas redes sociais mostrando um motorista de aplicativo transportando objetos domésticos na parte externa do veículo tem gerado questionamentos sobre a legalidade dessa atitude. A situação chamou a atenção dos usuários do aplicativo.

De acordo com Eduardo Lima, presidente da Associação dos Motoristas de Aplicativo de São Paulo (Amasp), é improvável que o veículo estivesse em serviço, mesmo que estivesse adesivado com o nome da plataforma. O motorista, provavelmente, estaria realizando uma mudança pessoal ou ajudando um amigo. No entanto, é importante lembrar que transportar objetos na parte externa do carro pode danificar o automóvel e incorrer em infrações de trânsito.

Fiesta de aplicativo faz mudança levando cama e muito mais no teto e bomba nas redes

Segundo as leis de trânsito, não é permitido transportar carga arrastada ou derrubada sobre a via, carga que afeta a visibilidade do motorista e compromete a estabilidade do veículo, carga que produz ruído ou poeira, carga que esconde as luzes do veículo, carga que ultrapassa as dimensões autorizadas pela Resolução 210/2006 do Contran, acessórios de fixação e acondicionamento sem a devida ancoragem, carga que se projeta para além da dianteira do veículo.

Para evitar multas e garantir que o veículo esteja em situação regular, é importante verificar o peso extra que pode ser tolerado e conferir se o PBT (Peso Bruto Total) estabelecido pelo fabricante permite o transporte de uma carga específica. Além disso, o veículo deve dispor de bagageiro ou algum suporte apropriado, devidamente afixado no teto. A carga deve ter altura máxima de 50 cm e as dimensões não devem ultrapassar o comprimento da carroceria e a largura da parte superior do veículo.

Transportar objetos na parte externa do carro não é comum e pode acarretar danos ao automóvel, além de gerar infrações de trânsito. É importante ressaltar que o motorista não irá obter lucro adicional em relação ao valor de uma corrida comum. Caso seja necessário transportar objetos grandes, é recomendável contratar um serviço especializado para evitar problemas futuros.

Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

Avalie esse artigo

Thiago Emanoel Neuhaus
Redator online do portal Agora Motor, é apaixonado por carros e motos. Fã de competições esportivas do automobilismo, escreve para web desde os 17 anos de idade e é extremamente antenado com as notícias automotivas em geral, compartilhando novidades diariamente com os leitores.
Posts relacionados
Notícias Toyota Yaris Cross desafia o VW T-Cross: veja quem é o melhor

A chegada do Toyota Yaris Cross ao mercado brasileiro promete agitar o segmento dos SUVs…

Gabriel Schmoller
Notícias Renault Boreal 2026 chega com preço agressivo para bater de frente com o Compass

A Renault apresenta oficialmente o Boreal 2026, seu novo SUV médio que promete disputar de…

Gabriel Schmoller
Notícias Volkswagen Tera High fica mais barato que Polo com oferta especial de outubro

O Volkswagen Tera, SUV compacto da marca alemã, chega ao mercado brasileiro com uma promoção…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Jetta GLI 2026 chegou nas lojas: confira seu preço irresistível

O Novo Jetta GLI 2026 finalmente chegou às concessionárias brasileiras, trazendo novidades que prometem atrair…

Gabriel Schmoller
Notícias Tudo que sabemos sobre o Toyota Yaris Cross até 14 de outubro: Novidades, preço, versões, ficha técnica, e consumo

O Toyota Yaris Cross é um dos lançamentos mais aguardados do ano, mas sua chegada…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário