Honda CRF 1100L Africa Twin é atualizada para linha 2024

A Honda apresenta a mais recente versão da sua icônica big trail, a CRF 1100L Africa Twin. Com uma história de trinta anos, a Africa Twin sempre foi sinônimo de equilíbrio perfeito entre peso, potência e dimensões. Agora, em 2024, a moto retorna com características excepcionais que reforçam sua superioridade técnica e oferece duas versões distintas: uma com tanque de combustível de 18,8 litros e outra com 24,8 litros, conhecida como Adventure Sports.

Uma das principais inovações da nova Africa Twin é a opção entre o câmbio convencional ou o revolucionário câmbio DCT – Dual Clutch Transmission. Essa tecnologia exclusiva coloca a CRF 1100L Africa Twin em um patamar único no segmento, atendendo às demandas de diferentes tipos de pilotos.

Africa Twin
Visual da nova Africa Twin 2024. Foto: Divulgação

No Brasil, a Africa Twin conquistou os apaixonados por aventura desde sua introdução no mercado. Com o lançamento da nova geração equipada com motor de 1.084 cc e opção de câmbio DCT, as vendas cresceram cerca de 40% nos primeiros nove meses de 2023 em comparação ao ano anterior. Esse aumento significativo pode ser atribuído, em grande parte, à nacionalização do câmbio DCT, que agora é produzido em Manaus, tornando o Brasil o primeiro país no mundo a fabricar essa tecnologia fora do Japão.

A CRF 1100L Africa Twin é equipada com recursos tecnológicos avançados, como o comando do acelerador TBC – Throttle By Wire e a plataforma inercial IMU – Inertial Measurement Unit de seis eixos, responsável pela gestão do sistema HSTC – Honda Selectable Torque Control e dos Riding Modes. Esses modos (TOUR, URBAN, GRAVEL e OFFROAD) oferecem uma experiência de pilotagem personalizada para cada situação. O motor bicilíndrico paralelo SOHC entrega uma potência máxima de 99,3 cv a 7.500 rpm, com torque de 10,5 kgm.f a 6.000 rpm.

Africa Twin.
Africa Twin na estrada.

O chassi de tubos de aço com sub-chassi de alumínio proporciona resistência e leveza à moto. A suspensão dianteira Showa invertida oferece um curso de 230 mm para absorver os impactos, enquanto o conjunto mola-amortecedor traseiro permite ajustes de pré-carga da mola, extensão e compressão. Nas versões Adventure Sports, as suspensões são controladas eletronicamente pela tecnologia Showa EERATM.

Em relação aos freios, a função Cornering ABS melhora o desempenho do sistema em curvas. Os discos dianteiros e traseiros do tipo wave garantem uma frenagem eficiente em qualquer situação. As rodas raiadas de alumínio possuem medidas ideais para enfrentar terrenos variados, com pneus tubeless nas versões Adventure Sports.

Além disso, a ergonomia da Africa Twin foi projetada para proporcionar conforto ao piloto. O banco é ajustável em altura e a porção anterior foi pensada para facilitar o apoio dos pés no solo durante manobras de estacionamento. O painel MID – Multi Information Display, com tela TFT de 6,5 polegadas colorida touchscreen, permite o controle dos Riding Modes e oferece recursos como Apple CarPlay® e Android Auto™.

A iluminação full LED, os indicadores de direção com desativação automática e o para-brisa regulável em cinco posições são outros destaques da Africa Twin. A versatilidade da moto também se reflete nas opções de cores disponíveis: Azul Metálico Glint Wave e Preto Fosco Matt Ballistic para a CRF 1100L Africa Twin, e Branco Perolizado Pearl Glare exclusivamente para a versão Adventure Sports.

A nova Honda CRF 1100L Africa Twin estará disponível nas concessionárias a partir de novembro, com garantia de três anos e assistência 24 horas do Honda Assistance em diversos países da América do Sul. Os preços sugeridos são:

  • CRF 1100L Africa Twin (Azul Metálico Glint Wave e Preto Fosco Matt Ballistic): R$ 81.110,00
  • CRF 1100L Africa Twin DCT (Azul Metálico Glint Wave e Preto Fosco Matt Ballistic): R$ 88.100,00
  • CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES (Branco Perolizado Pearl Glare): R$ 102.130,00
  • CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES DCT (Branco Perolizado Pearl Glare): R$ 109.130,00″
Avalie esse artigo

Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
Posts relacionados
Notícias Descontos surpreendentes: Peugeot 208 e 2008 para PCD podem chegar a R$ 30,7 mil

O mês de outubro de 2025 traz ótimas oportunidades para o público PCD interessado nos…

Gabriel Schmoller
Notícias Essa SW4 está cheia de cromados por um motivo: entenda o por que

A Toyota decidiu dar um banho de brilho em seu SUV mais famoso. A nova…

Gabriel Schmoller
Notícias Toyota Yaris Cross brasileiro surpreende: potência inédita deixa versões estrangeiras para trás

O aguardado Toyota Yaris Cross nacional está prestes a chegar ao mercado brasileiro com uma…

Gabriel Schmoller
Notícias GWM Wey 07: SUV de luxo híbrido chega com 517 cv e seis lugares

A GWM Brasil acaba de iniciar a pré-venda do Wey 07, seu SUV híbrido plug-in…

Gabriel Schmoller
Notícias Ram Dakota 2027é flagrada em teste: veja fotos

A tão aguardada Ram Dakota 2027 foi flagrada novamente em território brasileiro, desta vez com…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário