Informações de mais de 2 milhões de clientes vazam do banco de dados da Toyota

A montadora Toyota Motor Corp divulgou na última sexta-feira (12) que mais de 2 milhões de clientes tiveram seus dados expostos em um incidente que comprometeu quase toda a base de clientes que se cadastraram em suas plataformas principais de serviços em nuvem desde 2012, no Japão.

O vazamento ocorreu entre novembro de 2013 e meados de abril de 2021 e foi causado por um erro humano. Por engano, o sistema de nuvem tornou-se público em vez de privado, permitindo o acesso aos dados. A Toyota explicou que o vazamento não comprometeu informações sensíveis, como senhas ou números de cartões bancários.

O porta-voz da Toyota afirmou que faltaram mecanismos para detectar a presença ou ausência desses dados na internet. O vazamento afetou aqueles que se inscreveram no serviço T-Connect, com assistência habilitada por voz, conexão automática a centrais telefônicas para gerenciamento do veículo e ajuda em caso de emergências. Usuários do serviço similar para proprietários Lexus também tiveram seus dados comprometidos.

Informações de mais de 2 milhões de clientes vazam do banco de dados da Toyota
Informações de mais de 2 milhões de clientes vazam do banco de dados da Toyota

A Comissão de Proteção de Informações Pessoais do Japão foi informada sobre o incidente, mas se recusou a fornecer mais detalhes sobre o caso específico. A Toyota bloqueou o acesso externo aos dados quando descobriu o problema e está investigando todos os ambientes gerenciados pela Toyota Connected Corp.

Embora não tenham sido relatados danos aos usuários, muitos podem estar preocupados com a segurança de seus dados pessoais. É importante lembrar que não foram comprometidas informações financeiras, senhas ou números de cartões bancários.

A Toyota pediu desculpas pelo incidente e está realizando uma investigação completa para melhorar seus sistemas e evitar problemas similares no futuro. A empresa também informou que está entrando em contato com os usuários afetados pelo vazamento dos dados.

É fundamental que as empresas assumam a responsabilidade pela proteção das informações de seus clientes e tomem medidas eficazes para prevenir incidentes como este.

Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

Avalie esse artigo

Gustavo Herdt
Redator online do Portal Agora Motor, é apaixonado pelo mundo automobilístico, sempre antenado a todas as novidades do universo sob rodas e pronto para produzir um conteúdo verídico e de qualidade para compartilhar com os leitores.
Posts relacionados
Notícias 5 carros tão grandes que podem não caber na sua garagem

Comprar um carro novo é sempre motivo de empolgação, mas antes de fechar negócio é…

Gabriel Schmoller
Notícias SUVs de R$ 200 mil: BYD Song Pro ou Hyundai Creta? A resposta surpreende

O mercado automotivo brasileiro vive um momento de transformação. A chegada de marcas chinesas, como…

Gabriel Schmoller
Notícias Chegou no Brasil: o elétrico de 517 cv da Audi que vai virar referência

A Audi acaba de trazer ao Brasil o novo SQ6 Sportback e-Tron, um SUV-cupê elétrico…

Gabriel Schmoller
Notícias Caoa Chery Tiggo 7 2026: preços, novidades, ficha técnica e muito mais

O Caoa Chery Tiggo 7 2026 chega ao mercado brasileiro com importantes aprimoramentos, mantendo o…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Honda HR-V híbrido flex promete revolucionar o mercado brasileiro em 2028

A Honda prepara uma virada histórica em sua presença no Brasil. O tão aguardado HR-V…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário