Você sabe quais são os locais proibidos para colar adesivo de campanha eleitoral no carro?

As propagandas eleitorais foram liberadas oficialmente no Brasil, no dia 16 de agosto, e com isso algumas dúvidas surgiram na internet, principalmente sobre onde colocar o adesivo do partido ou do candidato no automóvel, seguindo é claro as diretrizes propostas pela legislação. Confia muito mais a seguir na notícia!

Com o começo oficial da corrida eleitoral no Brasil, os carros com propagandas e adesivos, acabam se tornando cada vez mais visíveis nas estradas e ruas, e a gente consegue ver os adesivos postos no para-choque, retrovisor, vigia, grandes imagens no vidro traseiro do carro, e vários outros lugares inusitados, a pergunta principal é! O que a legislação divulga e relata a respeito de tais atos de campanha?

A legislação propõe para todo o público diversas regras para as campanhas políticas, sempre com a intenção de evitar qualquer tipo de poluição sonora e visual, e também levando para em consideração geral, o fato de não sobrecarregar as outras pessoas com propaganda política e de campanhas.

Foto de como deve ser a colocação do adesivo na carroceria
Foto: Divulgação.

Qual o tipo de adesivo automobilístico é permitido na campanha?

Conforme a normativa de 2019 do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), só é permitido colar adesivos do tipo micro perfurados no vidro traseiro, e este adesivo não pode ultrapassar a área estipulada de 0,5 m², sendo que este tamanho de adesivo também é o máximo para ser utilizado em qualquer local do carro.

Em toda a carroceria do carro é permitido colar apenas adesivos com medidas de no máximo 40 x 50 cm, mas é proibido de colar um no lado do outro, evitando assim a justaposição onde vários adesivos se sobrepõe criando uma imagem única, e tem pessoas que abusam colando até mesmo sobre a placa, sendo algo totalmente ilegal, o envelopamento do carro também está vedado.

Foto traseira de um carro com adesivo perfurado
Foto: Divulgação.

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito), confirma em sua normativa de nº 254/2007, que as áreas envidraçadas, não devem ser obstruídas de forma alguma, caso elas sejam o proprietário, leva consigo uma multa de R$ 195,23, e uma infração grave, que conta com 5 pontos na certeira, além da retenção veicular até regularização do problema.

Todos os carros que possuem uma placa vermelha, são restritos a receber qualquer tipo de propaganda política, sendo eles concedidos publicamente, como por exemplo ônibus, táxis, carros de aluguel, ou de placas vermelhas, incluindo também carros particulares que se adequem a esses requisitos apresentados.

Acesse o nosso portal Agora Motor! E fique por dentro de tudo o que ocorre no mundo automobilístico. Confira notícias, artigos, novidades, lançamentos e muito mais em um só lugar!

Avalie esse artigo

Thiago Emanoel Neuhaus
Redator online do portal Agora Motor, é apaixonado por carros e motos. Fã de competições esportivas do automobilismo, escreve para web desde os 17 anos de idade e é extremamente antenado com as notícias automotivas em geral, compartilhando novidades diariamente com os leitores.
Posts relacionados
Notícias Fiat Cronos Precision 2026 surpreende: cinco motivos que podem te convencer a comprar

O Fiat Cronos Precision 2026 chega reafirmando o compromisso da marca italiana em oferecer um…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Dolphin 2026 surpreende com item inédito e visual repaginado

O Dolphin 2026 chega com mudanças importantes que mostram a evolução da BYD no segmento…

Gabriel Schmoller
Notícias Nova Honda PCX 2026 chega com novidades, preço atualizado e ficha técnica completa

A nova Honda PCX 2026 chega ao mercado brasileiro mantendo o posto de scooter mais…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Corolla 2026 apresentado cheio de novidades e com versão de até 400 cv

O Toyota Corolla está prestes a entrar em uma nova fase tecnológica e de desempenho….

Gabriel Schmoller
Notícias 5 marcas de carros que o Brasil sente falta e deveriam voltar logo

O Brasil é um dos maiores mercados automotivos do mundo e, mesmo com a chegada…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário