Multa para quem não reportar atropelamento de animais: Entenda o projeto!

Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto de lei para punir quem não comunicar atropelamento de animal.

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que visa alterar o Código de Trânsito Brasileiro para penalizar os condutores envolvidos em atropelamentos de animais que deixarem de comunicar o incidente às autoridades competentes. Essa conduta será considerada uma infração gravíssima, resultando em sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e em multa no valor de R$ 293,47.

Atropelamento de animais deve ser reportado.
Atropelamento de animais deve ser reportado.

Além disso, o texto aprovado também traz modificações na Lei 10.233/01, que trata da reestruturação dos transportes terrestre e aquaviário. A proposta estabelece que os contratos de concessões rodoviárias deverão incluir medidas de prevenção de atropelamentos de animais e a prestação de socorro aos animais atropelados por parte das concessionárias. Os custos decorrentes dessa medida poderão ser objeto de revisão tarifária.

O relator do projeto, deputado Marcelo Queiroz (PP-RJ), apresentou um substitutivo ao Projeto de Lei 1362/19, do deputado licenciado Celso Sabino (PA), defendendo a aprovação dos projetos apensados: PLs 3885/19, PL 4964/19, PL 5892/19, PL 582/21, PL 455/22, PL 5735/19, PL 172/23, PL 3630/23, PL 5027/23, PL 2921/21, PL 1527/23, PL 816/23 e PL 4232/23.

Segundo o relator, embora alguns projetos apensados recomendem que o socorro seja prestado diretamente pelo condutor ou por qualquer pessoa que presencie o acidente, ele acredita que muitas vezes a abordagem do animal ferido por pessoas não capacitadas e preparadas pode resultar em outros acidentes.

O texto aprovado, que estabelece multas para os condutores que não comunicarem atropelamentos de animais, também determina que o condutor culpado, quando houver dolo, seja responsável pelos custos do tratamento do animal atropelado até sua total recuperação.

O projeto ainda passará pela análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de ser apreciado pelo Plenário.

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Novos preços da Ranger surpreendem e reposicionam toda a linha no Brasil

A Ford encerra novembro com uma mudança significativa em sua estratégia comercial ao promover novos…

Gabriel Schmoller
Notícias Jeep Compass: Descontos Surpreendentes de Até R$ 31 Mil para CNPJ

A Jeep anunciou em novembro de 2025 novas condições para aquisição do Compass, especialmente voltadas…

Gabriel Schmoller
Notícias Fiat Strada 2023: A picape cabine dupla que surpreende pelo conforto

A Fiat Strada é referência no segmento de picapes compactas há mais de 20 anos….

Gabriel Schmoller
Notícias O Novo Haval H6 2026 Esconde Mudanças Surpreendentes que Poucos Esperavam

O Haval H6 2026 surge com uma proposta mais ousada dentro do segmento de SUVs…

Gabriel Schmoller
Notícias O retorno surpreendente do Captiva EV e os rivais que brigam pelo mesmo preço

O tão aguardado retorno do Captiva EV ao portfólio da Chevrolet marca uma mudança clara…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário