O fim do HB20 como você conhece!
O Hyundai HB20 é um velho conhecido do público brasileiro. Desde seu lançamento em 2012, o hatch compacto da marca sul-coreana ganhou fama por oferecer uma combinação acertada de custo-benefício, desempenho eficiente e visual atraente. Com mais de uma década de estrada, ele passou por diversas mudanças — algumas polêmicas, outras bem-recebidas. E hoje, mesmo em sua fase final antes de uma nova geração esperada para 2026, o HB20 ainda reserva boas surpresas — especialmente na versão topo de linha Platinum Safety, avaliada nesta matéria.
Mas será que ainda vale a pena investir em um carro que está prestes a ser renovado completamente? Quais são seus pontos fortes e fracos? O que ele oferece frente aos rivais como o Volkswagen Polo, Chevrolet Onix e Toyota Yaris? Prepare-se para uma análise completa — e sincera — sobre tudo o que este hatch ainda tem a oferecer.

Guia do Conteúdo
Design: ainda agrada, mas mostra sinais da idade
A reestilização mais recente do HB20, lançada em 2022, deu um respiro ao visual do modelo. Saiu o polêmico design “derretido” da dianteira e entrou um conjunto mais equilibrado, com grade frontal maior e faróis mais afilados. O resultado foi um carro com aparência moderna, sem exageros, que retomou parte do apelo visual da primeira geração.
Na versão Platinum Safety, o visual é ainda mais refinado. Os faróis são de LED, com acendimento automático e temporizador, um recurso que funciona até melhor do que sensores convencionais por ser mais preciso. As rodas de liga leve de 16 polegadas com pneus 195/55R16 completam o conjunto com elegância e ajudam na estabilidade.
Por dentro, o ambiente é funcional, mas começa a dar sinais de cansaço. O painel tem acabamento simples, embora bem montado. Os bancos são revestidos em couro perfurado e contam com bom apoio lateral. O ar-condicionado digital funciona bem, e o carregador por indução é um bônus — embora esteja mal posicionado, escondido no fundo do console.
Equipamentos: recheado de segurança e conforto
É aqui que o HB20 Platinum Safety brilha. Ele entrega um pacote de itens de segurança e assistência que o colocam acima de muitos rivais, inclusive de categorias superiores. Entre os destaques:
- Alerta de colisão frontal
- Assistente de permanência em faixa
- Sistema de frenagem autônoma
- Detector de fadiga
- Alerta de tráfego cruzado
- Monitoramento de ponto cego
- Farol alto automático
- Retrovisores rebatíveis eletricamente
- Câmera de ré com linhas dinâmicas
A cereja do bolo é o sistema Bluelink, com o botão SOS integrado ao retrovisor interno. Em caso de acidente ou emergência, o condutor pode acionar socorro automaticamente — algo raro em um modelo desse segmento.
Para completar, há o sistema de aviso para cintos de segurança em todas as posições, o que reforça o foco em segurança.
Desempenho: motor turbo flex que empolga e consome pouco
Sob o capô, o HB20 Platinum Safety traz o já conhecido motor 1.0 turbo flex com injeção direta, que rende 120 cv e 17,5 kgfm de torque já a 1.500 rpm. Acoplado a um câmbio automático de 6 marchas, o conjunto é bem casado e garante boas retomadas e ultrapassagens seguras.

No dia a dia, o hatch mostra disposição surpreendente. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 10,7 segundos, com velocidade máxima de 190 km/h. O comportamento dinâmico também agrada: a direção elétrica tem bom peso e resposta, enquanto os freios transmitem segurança.
A suspensão é firme, mas confortável. As curvas são contornadas com estabilidade graças ao bom trabalho de engenharia da marca e às rodas maiores.
Consumo: um dos pontos fortes
O HB20 Platinum Safety também se destaca pela economia. De acordo com o Inmetro, os números são os seguintes:
- Gasolina: 13,2 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada
- Etanol: 9,2 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada
Em um segmento onde eficiência energética pesa cada vez mais, esses dados colocam o hatch da Hyundai em posição de vantagem frente a alguns concorrentes com motores aspirados ou menos refinados.
Erros de projeto: pequenos detalhes que incomodam
Apesar de bem equipado, o HB20 Platinum Safety comete alguns deslizes que poderiam ser facilmente corrigidos. Um dos mais notados é o contagiros digital, que substitui o tradicional ponteiro por uma barra numérica semelhante a uma balança eletrônica — o que gera confusão na leitura e foge do padrão esperado.
Além disso, a central multimídia de 8 polegadas precisa de uma atualização urgente. A resolução é baixa para os padrões atuais e faltam recursos que já são comuns nos concorrentes, como conectividade sem fio com Android Auto e Apple CarPlay.
Outro ponto negativo é a ausência de regulagem de profundidade do volante, que dificulta a ergonomia ideal para motoristas de diferentes estaturas. Algo básico, mas que ainda falta.
Valor: caro, mas justificado?
Com preço tabelado em R$ 129.650, o HB20 Platinum Safety não é barato. Ele ultrapassa com folga a barreira dos R$ 120 mil, onde modelos como Onix Premier e Polo Highline também brigam.
No entanto, o Hyundai oferece mais segurança, recursos tecnológicos e um comportamento dinâmico que justificam, em parte, esse valor. A decisão final dependerá do que o comprador valoriza mais: desempenho, segurança, tecnologia ou conectividade.
Concorrência: quem está na cola do HB20?
Entre os principais rivais do HB20 Platinum Safety estão:
- Chevrolet Onix Premier: com motor 1.0 turbo, mas com menos recursos de segurança.
- Volkswagen Polo Highline: boa dirigibilidade e motor 1.0 TSI, mas peca no acabamento interno.
- Toyota Yaris XLS: confiabilidade japonesa, mas motor 1.5 aspirado defasado frente aos turbo.
- Fiat Argo Trekking 1.3 CVT: interessante no preço, mas com motor fraco e menos equipamentos.
A verdade é que, mesmo envelhecido, o HB20 ainda entrega um dos melhores pacotes da categoria — especialmente na linha 2025.
Futuro: o que esperar da nova geração?
A próxima geração do HB20 já está sendo desenvolvida e deve chegar ao mercado brasileiro em 2026. Segundo apurações, o novo modelo será baseado no design global da Hyundai, especialmente no visual do crossover Kona.
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Espera-se um carro com linhas futuristas, mais equipamentos de segurança e conectividade, novo painel digital, recursos avançados de assistência ao condutor e um salto considerável no acabamento interno. Além disso, há chances de o novo HB20 receber um motor híbrido leve, atendendo às novas regras de emissões e ao apelo por maior eficiência.

Veredicto: ainda vale a pena comprar o HB20 Platinum Safety?
Se você busca um hatch compacto bem equipado, seguro, econômico e que ainda entrega um bom desempenho, o HB20 Platinum Safety continua sendo uma excelente escolha — mesmo às vésperas de uma grande renovação.
Apesar dos sinais de cansaço em alguns aspectos, o modelo da Hyundai segue atual frente a muitos rivais. E com o bônus de ter um pacote completo de segurança que poucos oferecem nesse nível de preço.
Mas se você não tem pressa, talvez valha a pena esperar mais um ano e conhecer o novo HB20 — que promete revolucionar o segmento novamente.