Você não vai acreditar onde estão sendo produzidos os carros mais vendidos do Brasil em 2025!
Você já parou para pensar em quantos carros são produzidos no Brasil todos os anos? E onde exatamente estão localizadas as fábricas que fabricam esses veículos que vemos diariamente nas ruas? Em 2025, o Brasil se consolida mais uma vez como um verdadeiro gigante na produção automotiva, ocupando uma posição de destaque no ranking mundial. Mas os números por trás disso — e as marcas envolvidas — vão além do que muita gente imagina.
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Neste conteúdo completo, vamos abrir as portas das montadoras, mostrar quem está por trás dos modelos mais populares e revelar os bastidores de uma indústria que movimenta bilhões. Prepare-se para mergulhar no mapa automotivo nacional e descobrir onde, como e por que o Brasil continua sendo um dos países mais relevantes do setor automotivo global.

Guia do Conteúdo
O Brasil entre os gigantes da produção de veículos
De acordo com dados recentes da indústria automotiva, o Brasil figura em 9º lugar no ranking mundial de produção de veículos. Isso inclui carros de passeio, utilitários leves, veículos pesados e até máquinas agrícolas.
Ao todo, são 53 fábricas espalhadas por nove estados brasileiros, resultado direto de investimentos bilionários feitos até 2024 — algo em torno de R$ 76 bilhões. Só na produção de carros de passeio e picapes, 13 montadoras estão ativas com 25 linhas de montagem, instaladas em 23 cidades distribuídas por oito estados.
E mais: são produzidos 61 modelos diferentes aqui dentro do nosso território, o que mostra como o Brasil tem know-how e infraestrutura para desenvolver veículos dos mais variados tipos, estilos e preços.
Montadora por montadora: veja quem produz o quê e onde
Fiat: a líder de produção nacional
A Fiat é a campeã em número de unidades produzidas no país. Seus modelos mais populares, como Argo, Mobi, Pulse, Fastback, Toro e Strada, saem das fábricas em Betim (MG) e Goiana (PE).
Os SUVs Fastback e Pulse ganharam motorizações mais modernas recentemente, com motor 1.0 turbo flex de três cilindros, além de tecnologia híbrida-leve de 12V, garantindo performance e economia.
Volkswagen: gigante com quatro polos
A Volkswagen mantém quatro polos industriais no Brasil: São Bernardo do Campo, Taubaté, São Carlos (todos em SP) e São José dos Pinhais (PR), esta última compartilhada com a Audi.
Dentre os modelos produzidos estão Virtus, Saveiro, Nivus, Polo Track e T-Cross. Recentemente, a empresa também voltou a produzir o Golf e planeja novos lançamentos para os próximos anos.
Chevrolet: cinco fábricas espalhadas
Com o maior número de unidades fabris, a Chevrolet está presente em São Caetano do Sul, São José dos Campos, Mogi das Cruzes, Gravataí e Joinville.
Por aqui são montados Onix, Onix Plus, Tracker, Spin, Montana, S10 e Trailblazer, com produção segmentada entre as diferentes plantas. Além disso, há foco em motores e estamparia em unidades especializadas.
Hyundai: eficiência coreana em Piracicaba
A Hyundai opera em Piracicaba (SP) desde 2012. A fábrica é responsável por toda a linha HB20 (hatch e sedã) e pelo SUV Creta, que inclusive possui uma das versões mais potentes da categoria.

O destaque vai para o motor 1.6 turbo do Creta Ultimate, com 193 cv e 27 kgfm, um dos mais fortes do segmento no mercado brasileiro.
Renault: inovação e expansão no Paraná
O Complexo Ayrton Senna, da Renault, localizado em São José dos Pinhais (PR), abriga a produção de Kwid, Kardian, Duster e Oroch. O novo Boreal, SUV médio da marca, também será produzido por lá.
Outro ponto importante é que a Renault vai gerenciar a operação da Geely, marca chinesa que estreia no Brasil com o SUV elétrico EX5.
Honda: tradição japonesa
A Honda mantém operações em duas cidades paulistas: Sumaré e Itirapina. Em Sumaré, são fabricados motores e cabeçotes. Já Itirapina abriga a linha de montagem dos carros em si, como os City hatch e sedã, e o SUV HR-V.
Ainda em 2025, será lançada a nova geração do WR-V, também com produção nacional. O modelo pode até ganhar uma versão híbrida a partir de 2027.
Toyota: foco híbrido e novas apostas
A Toyota mantém três fábricas em Indaiatuba, Porto Feliz e Sorocaba. Corolla, Corolla Cross e Yaris são os modelos mais conhecidos da linha brasileira.
Nos próximos anos, a marca prepara o lançamento do SUV Yaris Cross, com conjunto híbrido flex, e de uma nova picape híbrida nacional.
Nissan: produção estratégica no Rio
A fábrica da Nissan em Resende (RJ) monta os modelos Versa e Kicks, com motores 1.6 aspirado. A nova geração do Kicks já começou a ser produzida e deve ser lançada oficialmente nos próximos meses, com motor 1.0 turboflex.
BMW: referência premium no Sul
Em Araquari (SC), a BMW fabrica os modelos Série 3, X1, X4 e X5 híbrido plug-in. É a maior fábrica premium da América Latina e exporta modelos para mercados exigentes como EUA e Canadá.
Caoa Chery: força chinesa com sotaque goiano
Com sede em Anápolis (GO), a Caoa Chery monta os SUVs Tiggo 5x, Tiggo 7 e Tiggo 8, além de versões híbridas e o utilitário leve HR, da Hyundai.
Mitsubishi (HPE): produção especializada
A HPE monta os modelos Eclipse Cross e L200 Triton em Catalão (GO). Também representa a Suzuki no país, importando o Jimny Sierra. A unidade ainda é conhecida por customizar veículos para uso militar e governamental.
Jaguar Land Rover: luxo britânico em Itatiaia
A fábrica da JLR em Itatiaia (RJ) produz os SUVs Discovery Sport e Range Rover Evoque. A Jaguar, por outro lado, deixou de ser vendida temporariamente no país.
Onde o Brasil pode chegar?
A indústria automotiva brasileira segue em transformação. Além da eletrificação crescente, há investimento em plataformas flexíveis, motorizações híbridas e conectividade embarcada.
Com mais de 60 modelos diferentes sendo produzidos aqui, o país está apto não só a abastecer o mercado nacional, mas também a exportar tecnologia, design e inovação.
O Brasil é potência na prática
Muito além de números, a indústria automotiva no Brasil representa tecnologia, empregos, inovação e relevância internacional. Em 2025, o país mantém sua posição entre os maiores produtores do mundo, com fábricas modernas, mão de obra qualificada e uma variedade impressionante de modelos fabricados em solo nacional.
Seja em Betim, Goiana, São Bernardo, Resende ou Araquari — carros que rodam em todo o Brasil e até fora dele são feitos aqui, todos os dias.
