Freio do nada?” Onix e Tracker têm falha grave ligada à correia banhada a óleo!

A tecnologia da correia dentada banhada a óleo, que a Chevrolet implementou em seus modelos Onix, Tracker e Montana desde 2019, tinha uma promessa ambiciosa: durabilidade superior, com vida útil estimada em até 240 mil quilômetros. Porém, a realidade prática para muitos proprietários tem sido bem diferente — e mais preocupante. Com relatos de falhas no freio diretamente relacionadas a essa tecnologia, donos de veículos da marca enfrentam sustos, prejuízos e incertezas sobre a confiabilidade de seus carros.

A seguir, você entenderá o que está causando os problemas, quais os sintomas mais comuns, quem já passou por isso e quanto custa arrumar. Spoiler: a falha pode acontecer com o carro em movimento, e não há aviso prévio no painel.

Onix vermelho Flex na diagonal.
Onix vermelho Flex na diagonal Foto: Divulgação

A promessa da correia banhada a óleo

Ao introduzir a correia dentada banhada a óleo no motor 1.0 três cilindros turbo (presente no Onix, Tracker e Montana), a GM alegava que a tecnologia traria menos manutenção, menos ruído, melhor lubrificação e maior durabilidade. O componente substitui a tradicional correia dentada de borracha seca e é mergulhado no óleo lubrificante do motor, o que em teoria ajudaria a prolongar sua vida útil.

Contudo, na prática, muitos veículos estão apresentando desgaste prematuro da correia, com sintomas graves como perda de desempenho, luz de injeção acesa, vazamentos, ruídos metálicos e, mais recentemente, falhas graves nos freios.

Quando o freio falha: relatos de motoristas

Foi conversado com donos de veículos afetados, que relataram situações assustadoras. Um dos casos envolveu um Chevrolet Onix Plus LT 2023 com 65 mil km rodados, adquirido seminovo. O motorista contou que sua esposa dirigia o carro em uma rua da cidade quando, ao pisar no freio, o pedal ficou extremamente duro e o carro mal desacelerava.

Sem alternativa, ela usou o freio de mão para parar o veículo, evitando um possível acidente.

Depois do susto, o carro foi levado a uma oficina, onde o diagnóstico apontou entupimento no duto de óleo que lubrifica a bomba de vácuo, responsável por auxiliar a frenagem. Esse entupimento foi causado pelos resíduos da correia desgastada, que circulam pelo sistema de lubrificação e prejudicam o funcionamento do freio.

Como a correia afeta os freios?

O motor desses modelos é equipado com uma bomba de vácuo integrada ao sistema de lubrificação, que auxilia o funcionamento do servo freio (hidrovácuo). Essa bomba é responsável por gerar a força necessária para o pedal de freio funcionar com suavidade.

Quando a correia começa a se deteriorar, seus resíduos contaminam o óleo do motor e podem obstruir os canais de lubrificação, incluindo os que alimentam essa bomba de vácuo. O resultado é uma falha crítica no sistema de assistência à frenagem, o que deixa o pedal de freio duro, como se o motorista estivesse freando um caminhão sem servo freio.

Qual o custo do conserto?

No caso citado, o custo total do reparo foi de R$ 1.120:

  • R$ 800 pela bomba de vácuo nova,
  • R$ 320 de mão de obra.

Entretanto, o problema voltou a acontecer mesmo após o conserto, o que levou o proprietário a vender o carro. Casos como esse mostram que o problema pode não ser resolvido apenas com a substituição da bomba, pois o óleo contaminado continua circulando pelo sistema.

Chevrolet Tracker vermelho na estrada.
Foto: Divulgação

Desgaste precoce: abaixo dos 100 mil km

Embora a GM declare que a correia deve durar 240 mil km, há inúmeros relatos de veículos com 60 mil a 90 mil km apresentando falhas sérias. Isso já levou a Chevrolet, em 2023, a aumentar a garantia desse componente em alguns casos, após pressão de consumidores e da imprensa especializada.

Ainda assim, muitos motoristas não recebem informações claras nas concessionárias sobre a necessidade de um óleo lubrificante específico que deve ser usado nesses motores. A negligência nesse ponto, ainda que involuntária, pode ser um fator determinante para o problema aparecer.

É só com Onix e Tracker?

Apesar de os relatos mais frequentes serem dos modelos Onix (hatch e Plus) e Tracker, a tecnologia da correia banhada a óleo também está presente em modelos como o Chevrolet Montana. Todos utilizam o motor 1.0 turbo três cilindros. Isso significa que o risco existe em toda a linha que adota esse propulsor.

O que diz a Chevrolet?

Até o momento da publicação desta matéria, a Chevrolet não emitiu um recall oficial para tratar desse problema específico da bomba de vácuo ligada à correia banhada a óleo. A empresa afirmou que acompanha os relatos e que recomenda o uso do óleo correto e revisões em concessionárias autorizadas.

Porém, os consumidores alegam que não foram alertados sobre os cuidados extras necessários com esse tipo de motor e, muitas vezes, realizam as trocas em oficinas que usam óleos genéricos ou fora da especificação GM Dexos 1 Gen 3.

O que você pode fazer?

Se você tem um Chevrolet Onix, Tracker ou Montana com motor 1.0 turbo três cilindros, veja algumas dicas práticas:

  1. Verifique no manual o óleo correto para o motor — normalmente é o Dexos 1 Gen 3.
  2. Faça todas as revisões em locais de confiança, preferencialmente em concessionárias.
  3. Peça para verificar o estado da correia dentada e da bomba de vácuo a cada revisão.
  4. Fique atento a ruídos anormais, luz de óleo acesa ou freio com pedal duro.
  5. Se já passou por esse problema, registre uma reclamação na Chevrolet e no site do Procon da sua região.

Por que a bomba de vácuo falha?

O sistema de assistência ao freio funciona com base na diferença de pressão. A bomba de vácuo cria essa diferença e permite que o motorista tenha menor esforço para frear. Quando ela falha, o pedal fica duro e o carro perde muita eficiência de frenagem. Isso pode ser perigoso principalmente em descidas, em tráfego urbano e em situações emergenciais.

No caso dos motores da GM com correia banhada a óleo, o entupimento da bomba por sujeira ou borra oriunda da própria correia é o fator crítico. É como se o sistema “sufocasse” por dentro, impedindo o funcionamento correto.

Foto de um Chevrolet Onix, modelo que mais vendeu em janeiro
Foto: Divulgação.

Vai ter recall?

Ainda não se sabe se a montadora vai abrir um recall nacional para esse problema. No entanto, com o aumento dos relatos e a pressão da mídia, é possível que a GM seja forçada a tomar medidas mais abrangentes nos próximos meses.

Leia Também: O fim do HB20 como você conhece!

Avalie esse artigo

Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares e passar mais tempo com a família.
Posts relacionados
Notícias Toyota Yaris Cross desafia o VW T-Cross: veja quem é o melhor

A chegada do Toyota Yaris Cross ao mercado brasileiro promete agitar o segmento dos SUVs…

Gabriel Schmoller
Notícias Renault Boreal 2026 chega com preço agressivo para bater de frente com o Compass

A Renault apresenta oficialmente o Boreal 2026, seu novo SUV médio que promete disputar de…

Gabriel Schmoller
Notícias Volkswagen Tera High fica mais barato que Polo com oferta especial de outubro

O Volkswagen Tera, SUV compacto da marca alemã, chega ao mercado brasileiro com uma promoção…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Jetta GLI 2026 chegou nas lojas: confira seu preço irresistível

O Novo Jetta GLI 2026 finalmente chegou às concessionárias brasileiras, trazendo novidades que prometem atrair…

Gabriel Schmoller
Notícias Tudo que sabemos sobre o Toyota Yaris Cross até 14 de outubro: Novidades, preço, versões, ficha técnica, e consumo

O Toyota Yaris Cross é um dos lançamentos mais aguardados do ano, mas sua chegada…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário