Projeto de lei quer proibir corredores de motocicletas em vias

O deputado Marcos Soares protocolou um projeto de lei na Câmara dos Deputados que visa proibir a prática do corredor de moto em todo o território brasileiro. O Projeto de Lei 1549/2023 propõe uma mudança no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), determinando que motocicletas, motonetas e ciclomotores não possam circular entre as faixas de veículos, a menos que sejam locais demarcados. Além disso, o órgão competente deverá criar faixa exclusiva para tais veículos em vias com limite superior a 50km/h.

Conforme o autor do projeto, a principal justificativa para tal medida é a discrepância de velocidade entre motos e outros veículos, que costuma ser desproporcional. Muitas pessoas transitam no corredor na mesma velocidade da pista, pilotando até mesmo acima de 100 km/h, o que pode ocasionar acidentes fatais com um simples descuido.

Projeto de lei quer proibir corredores de motocicletas em vias
Projeto de lei quer proibir corredores de motocicletas em vias

No momento, não há restrições explícitas sobre o corredor de moto na legislação nacional. Contudo, um motociclista pode estar sujeito a infrações e outras penalidades quando trafega pelo corredor, como ultrapassagem em fila, ultrapassagem pela direita e distância de segurança lateral e frontal.

Projeto visa reduzir mortes por acidentes envolvendo motocicletas

Caso o Projeto de Lei seja aprovado, os motociclistas deverão circular exclusivamente pelas faixas utilizadas por automóveis. Somente em locais específicos permitir-se-á o tráfego dos veículos em faixas adjacentes. Ademais, quando uma via apresentar duas ou mais faixas de trânsito e a da direita for destinada ao uso exclusivo de outro tipo de veículo, os ciclomotores deverão circular pela faixa adjacente à da direita.

O objetivo central da proposta é diminuir o número de mortes causadas por acidentes envolvendo motocicletas no Brasil. Segundo informações do Ministério da Saúde, o país registra cerca de 10 mil óbitos anuais decorrentes desses tipos de acidentes. A medida ainda precisa passar por votação na Câmara dos Deputados e no Senado Federal antes de se tornar lei.

Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

Avalie esse artigo

Gustavo Herdt
Redator online do Portal Agora Motor, é apaixonado pelo mundo automobilístico, sempre antenado a todas as novidades do universo sob rodas e pronto para produzir um conteúdo verídico e de qualidade para compartilhar com os leitores.
Posts relacionados
Notícias O que escolher pelo preço do MG4 XPower? A resposta surpreende

O MG4 XPower se tornou um dos elétricos mais comentados do mercado brasileiro. Com estilo…

Gabriel Schmoller
Notícias Nova linha Jeep e Fiat híbrida promete sacudir o mercado em 2026

A Stellantis finalmente tornou oficial uma das mudanças mais comentadas do último ano: a chegada…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Yaris Cross surpreende e pode virar o SUV mais econômico do país

O Toyota Yaris Cross finalmente desembarca no mercado brasileiro após meses de expectativa e diversas…

Gabriel Schmoller
Notícias Sonic 2026 surpreende em nova imagem e pode virar o SUV mais disputado do ano

A divulgação da primeira imagem oficial do Sonic 2026 mudou completamente o ritmo das especulações…

Gabriel Schmoller
Notícias Aumento inesperado no Jaecoo 7 muda tudo no segmento híbrido

O Jaecoo 7 encerra o ano com um reajuste expressivo em suas duas versões, movimento…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário