Recursos secretos do seu carro, que talvez você não conheça!
Hoje em dia, muitos carros saem da fábrica com funções que são consideradas “recursos secretos “. Essas funções estão disponíveis apenas em modelos mais caros da mesma fabricante.
Essas funções podem ser ativadas por um serviço chamado “coding”. Esse serviço não requer a instalação de sensores ou outros equipamentos adicionais.
Esse serviço é usado principalmente em carros da Volkswagen e Audi, mas também está disponível em outras marcas, como Mercedes-Benz e BMW. Esse serviço também pode ser utilizado em carros mais simples e baratos. Veja mais funções secretas dos carros aqui!
Guia do Conteúdo
Os recursos secretos dos carros: o que é o serviço de “coding”?
De acordo com Nelson de Oliveira Junior, dono da empresa VAG Coding BR, o processo de coding envolve “codificar” a programação original do carro para desbloquear funções secretas. Tudo é feito através da porta OBD, que também é usada em concessionárias para detectar falhas.

Para realizar o coding, um computador é conectado à porta OBD com um cabo específico, que varia de acordo com a marca do veículo. Junior explica que é possível realizar o coding remotamente em qualquer lugar do mundo, enviando um cabo para isso.
Ele acessa a rede CAN, que conecta todos os módulos eletrônicos, para ativar funções de fábrica previamente programadas, mas que não foram habilitadas.
Ele explica que os recursos que estão sendo disponibilizados não afetam o desempenho do carro. O custo do serviço varia de R$ 300 a R$ 1.000, dependendo do modelo e das funcionalidades, conforme informado. Algumas das adições são apenas para melhorar o aspecto estético do veículo, enquanto outras permitem a condução semiautônoma.
Conheça as opções de display do Modo Sport no VW T-Cross e outros modelos da marca
No VW T-Cross, é possível ativar na central multimídia os mostradores do Modo Sport, que exibem informações como força G, pressão do turbo e temperatura do óleo. Essas opções já vêm de fábrica no Polo, Virtus GTS e Jetta GLI.
Além disso, em versões com painel digital, há outras modificações disponíveis, que variam de acordo com o modelo e ano de fabricação do veículo. Para saber quais opções estão disponíveis para o seu carro, pode ser necessário informar o número de série.
“No caso do T-Cross, o marcador de velocidade vai até 260 km/h. É possível aumentar para 320 km/h. Também dá para mudar a escala do velocímetro para que exiba intervalos de 10 km/h“, relata.
Uma mudança comum em carros da VW, independentemente do modelo, é personalizar o indicador de autonomia no painel, seja ele digital ou analógico.
Em vez de mostrar apenas a quilometragem restante, é possível exibir a quantidade de litros necessária para encher o tanque. Além disso, em modelos com painel digital, é possível desbloquear o menu para escolher diferentes cores, mesmo que essa opção não seja oferecida de fábrica.
VW Nivus agora tem função “stop and go” disponível em modelos com controle de velocidade de cruzeiro adaptativo
Nos modelos do VW Nivus com controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, é possível ativar a função “stop and go”, que para o veículo completamente sem a necessidade de intervenção do motorista – característica que, inicialmente, só estava disponível a partir do Volkswagen Taos.
Funcionalidade semiautônoma do Volkswagen Tiguan Allspace R-Line e Passat não é oferecida no mercado brasileiro
No caso do Volkswagen Tiguan Allspace R-Line e do Passat, que já possuem controle de velocidade de cruzeiro adaptativo de fábrica, o processo de coding permite que a condução semiautônoma seja ativada.
Isso significa que o carro será capaz de fazer curvas em rodovias por conta própria, lendo as faixas, e também terá a capacidade de identificar automaticamente placas de trânsito. No entanto, essa funcionalidade não foi disponibilizada pela montadora para o mercado brasileiro.
Isso significa que o Nivus possui a função de piloto automático adaptativo, que pode ser utilizada em situações de tráfego intenso.
“Esses carros vêm equipados com uma câmera no para-brisa, capaz de detectar pedestres e identificar placas. Consigo liberar a funcionalidade total dessa câmera, bem como um menu que permite escolher o tempo do alerta para que o motorista ponha novamente as mãos no volante”.
Personalização de Programação no VW Up: o carro popular também pode ter essa vantagem
A programação não é exclusiva dos automóveis mais luxuosos e avançados. Até mesmo o VW Up possibilita a realização de modificações personalizadas.
“Uma das funcionalidades mais pedidas no Up é habilitar ou desabilitar a confirmação sonora da ativação do alarme. Também é possível liberar as ‘cornering lights’, que acendem o farol auxiliar no mesmo lado para o qual você vira o volante. Outra mudança bastante requisitada é deixar a assistência de direção mais leve”.
Nelson de Oliveira Junior enfatiza que o código já está disponível para marcas como BMW, Mercedes-Benz e Porsche. Esse serviço também é válido para os modelos da Ford.
“Ka equipado com retrovisores elétricos, por exemplo, pode incorporar a função ‘tilt-down’, em que o espelho no lado do passageiro abaixa automaticamente ao engatar a ré, para não ralar a roda na guia. Também é viável instalar uma central multimídia Sync 3 em modelos antigos”, exemplifica.
Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!