Regras de velocidade nas vias brasileiras podem mudar. Veja!

O deputado Jilmar Tatto (PT/SP) apresentou o Projeto de Lei 2789/23, que tem como objetivo alterar as regras de velocidade em vias urbanas e rurais do Brasil. A proposta sugere uma redução nos limites de velocidade em vias urbanas de trânsito rápido para 60 km/h (atualmente é permitido 80 km/h) e nas vias arteriais para 50 km/h (atualmente é permitido 60 km/h). Ademais, o projeto propõe a fiscalização da velocidade média dos veículos.

A justificativa do projeto baseia-se na Organização Mundial da Saúde (OMS), que destaca a velocidade como um dos principais fatores de risco no trânsito. O deputado argumenta que “velocidades excessivas ou inadequadas aumentam as chances de ocorrências com vítimas e resultam em lesões mais severas, quando não na morte, das pessoas envolvidas. Motociclistas, pedestres e ciclistas ficam ainda mais expostos e vulneráveis”.

De acordo com Tatto, os limites de velocidade devem ser definidos considerando o contexto urbano e o uso do solo onde as vias estão inseridas. Ele afirma que “espaços viários em áreas de alta densidade populacional, com alto tráfego de pedestres e ciclistas devem ter velocidade máxima de até 30km/h”. Dessa forma, ele acredita que será possível reduzir o número de acidentes nas cidades brasileiras, que ainda não evoluíram nessa questão.

Regras de velocidade nas vias brasileiras podem mudar. Veja!
Regras de velocidade nas vias brasileiras podem mudar. Veja!

Guia do Conteúdo

Estudo da UTFPR

O deputado ainda menciona um estudo da UTFPR que identificou um padrão de comportamento dos condutores ao se aproximarem de um radar de fiscalização de velocidade. Esse padrão consistiu em uma redução da velocidade ao se aproximar do radar e depois uma retomada da velocidade praticada anteriormente, logo após passar cerca de 100 metros do dispositivo de fiscalização.

Algumas cidades brasileiras já estão se antecipando à mudança proposta pelo PL, reduzindo as velocidades máximas permitidas dentro de seus territórios para estarem em conformidade com as recomendações da OMS. O projeto ainda precisa ser discutido na Câmara dos Deputados para aprovação ou não das alterações propostas sobre os limites de velocidade nas vias urbanas e rurais, além das regras para fiscalização e autuações por excesso de velocidade.

Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

Avalie esse artigo

Bruno Martendal
Especialista em finanças e seguros, aprecia o mundo dos automóveis e se aprofundou na área de proteção do seu patrimônio. Hoje se divide entre outros projetos, na redação do Agora Motor, sempre trazendo reviews e análises sobre os melhores seguros automotivos!
Posts relacionados
Notícias O que escolher pelo preço do MG4 XPower? A resposta surpreende

O MG4 XPower se tornou um dos elétricos mais comentados do mercado brasileiro. Com estilo…

Gabriel Schmoller
Notícias Nova linha Jeep e Fiat híbrida promete sacudir o mercado em 2026

A Stellantis finalmente tornou oficial uma das mudanças mais comentadas do último ano: a chegada…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Yaris Cross surpreende e pode virar o SUV mais econômico do país

O Toyota Yaris Cross finalmente desembarca no mercado brasileiro após meses de expectativa e diversas…

Gabriel Schmoller
Notícias Sonic 2026 surpreende em nova imagem e pode virar o SUV mais disputado do ano

A divulgação da primeira imagem oficial do Sonic 2026 mudou completamente o ritmo das especulações…

Gabriel Schmoller
Notícias Aumento inesperado no Jaecoo 7 muda tudo no segmento híbrido

O Jaecoo 7 encerra o ano com um reajuste expressivo em suas duas versões, movimento…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário