Stellantis aumenta investimento em cobre na Argentina!

O grupo Stellantis, que surgiu da fusão entre as montadoras FCA (Fiat-Chrysler) e PSA (Peugeot-Citroën), revelou recentemente um aumento em seu investimento na mineração de cobre na Argentina. Esse metal será utilizado na fabricação de veículos elétricos.

O investimento recém-anunciado totaliza US$ 155 milhões e representa um acréscimo ao montante de US$ 120 milhões divulgado em fevereiro deste ano. A injeção de capital está sendo realizada por meio do aumento da participação acionária da Stellantis na McEwen Copper, elevando-a de 14,2% para 19,4%.

Stellantis está investindo em cobre na Argentina.
Stellantis está investindo em cobre na Argentina. Foto: Divulgação

Com essa ação, a Stellantis mantém a posição de segundo maior acionista do empreendimento e assegura parte do fornecimento de cobre proveniente da mina Los Azules, localizada em San Juan.

Como parte de sua estratégia global Dare Forward 2030, a Stellantis continua a direcionar investimentos para projetos estratégicos relacionados à produção de cobre e lítio na Argentina. Esses recursos são fundamentais para enfrentar os desafios da mobilidade no futuro, afirmou a montadora.

O anúncio de investimento segue a divulgação, na semana passada, do compromisso da Stellantis em utilizar lítio argentino em seus veículos elétricos.

Esse movimento é estratégico para o futuro da mobilidade elétrica, uma vez que os veículos elétricos demandam uma quantidade substancialmente maior de cobre em comparação aos veículos convencionais. A demanda por esse recurso essencial deverá triplicar nos próximos anos. A meta da Stellantis é contribuir para suprir parte dessa demanda prevista a partir de 2027.

No âmbito de sua estratégia Dare Forward 2030, a Stellantis planeja alcançar a marca de 100% de participação de veículos elétricos (BEV) nas vendas de automóveis de passeio na Europa e de 50% nas vendas de automóveis de passeio e comerciais leves nos Estados Unidos até 2030. No Brasil, a empresa almeja atingir uma participação de cerca de 20% para veículos de baixas emissões (LEV) até o final da década.

Avalie esse artigo

Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
Posts relacionados
Notícias Hyundai i20 é um crossover, mas que não chega a ser raiz

Havia um intervalo em dimensões, preços e propostas entre o hatch HB20 e o SUV…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Melhores luvas para moto custo benefício: veja modelos e preços

Escolher as melhores luvas para moto custo benefício em 2025 e 2026 é uma tarefa…

Gabriel Schmoller
Notícias Brasil consolida domínio “mobile-only” no iGaming com 98,64% do tráfego vindo de smartphones

O Brasil disse adeus aos computadores e aparentemente estamos a passar de uma época de…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Vendas de veículos leves em maio continuaram em alta!

Análises da Fenabrave sobre os resultados do mês passado apontam otimismo crescente até o fechamento…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Stellantis investirá US$ 70 bilhões até 2030 com expansão de parcerias

Primeiro plano quinquenal apresentado pelo CEO Antonio Filosa, que comandou a empresa no Brasil entre…

Ivan Gustavo Willemann
Deixe seu comentário