Stellantis promete fazer o maior investimento já feito no Brasil em 2024!

Novo ciclo da Stellantis terá foco na plataforma Bio Hybrid e incluirá produção nacional de híbridos e elétricos.

A Stellantis, uma das principais montadoras do mundo, está se preparando para lançar um ambicioso ciclo de investimentos no mercado automotivo brasileiro. Durante o congresso realizado pelo AutoData, Carlos Kitagawa, CFO do grupo para a América Latina, confirmou que a empresa anunciará em 2024 um dos maiores investimentos já vistos na indústria automobilística do Brasil.

O executivo destacou a importância estratégica do país para a Stellantis e revelou que o plano incluirá o processo de descarbonização da empresa. Segundo Kitagawa, o Brasil será contemplado com um grande investimento que visa impulsionar o crescimento da marca e promover a produção local de veículos híbridos e elétricos.

Stellantis promete fazer o maior investimento já feito no Brasil.
Stellantis promete fazer o maior investimento já feito no Brasil.

Dentre as novidades do novo ciclo, a Stellantis já adiantou que dará prioridade aos projetos baseados na plataforma Bio-Hybrid. Essa arquitetura versátil poderá ser utilizada em diferentes marcas do grupo e suportará diferentes tipos de motorizações, como térmica, híbrida e elétrica. Além disso, ela é compatível com todas as unidades fabris da empresa no Brasil, localizadas em Porto Real (RJ), Betim (MG) e Goiana (PE).

A própria Stellantis confirmou que os modelos vendidos no Brasil serão equipados com o sistema Bio-Hybrid a partir de 2024. Serão oferecidas três opções de hibridização: híbrido-leve (MHEV), híbrido convencional (HEV) e híbrido plug-in (PHEV). O objetivo é descarbonizar completamente as operações globais da Stellantis até 2038, e no Brasil, ter pelo menos 20% do portfólio nacional eletrificado até 2030.

Embora a empresa ainda não tenha feito um anúncio oficial, tudo indica que o primeiro sistema a chegar ao mercado brasileiro será o híbrido-leve (MHEV). Nesse tipo de hibridização, um pequeno gerador elétrico, que também funciona como alternador, é capaz de carregar uma bateria auxiliar de 12 ou 48 volts. Embora não seja responsável por tracionar o veículo, ele fornece uma força adicional em situações específicas, como ultrapassagens e retomadas. Essa tecnologia pode proporcionar uma economia de combustível de 10% a 20%.

Os outros dois sistemas serão o híbrido convencional (HEV) e o híbrido plug-in (PHEV). No caso do HEV, o motor a combustão trabalha em conjunto com um ou mais motores elétricos, além de baterias. Já o PHEV pode ser recarregado na tomada para aumentar sua autonomia e possibilitar a condução puramente elétrica. Por fim, o plano da Stellantis também incluirá a produção local de modelos totalmente elétricos.

Com esse ciclo de investimentos, a Stellantis reforça seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação tecnológica. Os brasileiros podem aguardar por veículos cada vez mais eficientes e alinhados com as demandas do mercado global, impulsionando a mobilidade sustentável no país.

Avalie esse artigo

Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
Posts relacionados
Notícias VW Tera 2026: Será que o Novo SUV Popular Vale o Investimento? Descubra os Prós e Contras!

A Volkswagen finalmente revelou o VW Tera 2026, o mais novo modelo da marca que…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Nova Ford Maverick 2026 surpreende com visual ousado, versão off-road e promessa híbrida!

A Ford está de volta ao centro dos holofotes com a nova linha 2026 da…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Novo Peugeot 208 GTi promete eletrizar (e até rugir) com motor Abarth no Brasil!

Para quem achava que os compactos esportivos estavam com os dias contados, uma notícia vem…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias SUV de R$ 99 mil com cara de R$ 140 mil? Novo VW Tera 2026 chega para bagunçar o mercado!

A Volkswagen acaba de mexer com o mercado de SUVs compactos no Brasil. A montadora…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Demissões lá fora, contratações no Brasil: Nissan surpreende com 400 vagas no RJ!

Enquanto montadoras anunciam cortes em vários cantos do mundo, uma notícia inesperada e muito bem-vinda…

Ivan Gustavo Willemann
Deixe seu comentário