Stellantis promete fazer o maior investimento já feito no Brasil em 2024!
Novo ciclo da Stellantis terá foco na plataforma Bio Hybrid e incluirá produção nacional de híbridos e elétricos.
A Stellantis, uma das principais montadoras do mundo, está se preparando para lançar um ambicioso ciclo de investimentos no mercado automotivo brasileiro. Durante o congresso realizado pelo AutoData, Carlos Kitagawa, CFO do grupo para a América Latina, confirmou que a empresa anunciará em 2024 um dos maiores investimentos já vistos na indústria automobilística do Brasil.
O executivo destacou a importância estratégica do país para a Stellantis e revelou que o plano incluirá o processo de descarbonização da empresa. Segundo Kitagawa, o Brasil será contemplado com um grande investimento que visa impulsionar o crescimento da marca e promover a produção local de veículos híbridos e elétricos.

Dentre as novidades do novo ciclo, a Stellantis já adiantou que dará prioridade aos projetos baseados na plataforma Bio-Hybrid. Essa arquitetura versátil poderá ser utilizada em diferentes marcas do grupo e suportará diferentes tipos de motorizações, como térmica, híbrida e elétrica. Além disso, ela é compatível com todas as unidades fabris da empresa no Brasil, localizadas em Porto Real (RJ), Betim (MG) e Goiana (PE).
A própria Stellantis confirmou que os modelos vendidos no Brasil serão equipados com o sistema Bio-Hybrid a partir de 2024. Serão oferecidas três opções de hibridização: híbrido-leve (MHEV), híbrido convencional (HEV) e híbrido plug-in (PHEV). O objetivo é descarbonizar completamente as operações globais da Stellantis até 2038, e no Brasil, ter pelo menos 20% do portfólio nacional eletrificado até 2030.
Embora a empresa ainda não tenha feito um anúncio oficial, tudo indica que o primeiro sistema a chegar ao mercado brasileiro será o híbrido-leve (MHEV). Nesse tipo de hibridização, um pequeno gerador elétrico, que também funciona como alternador, é capaz de carregar uma bateria auxiliar de 12 ou 48 volts. Embora não seja responsável por tracionar o veículo, ele fornece uma força adicional em situações específicas, como ultrapassagens e retomadas. Essa tecnologia pode proporcionar uma economia de combustível de 10% a 20%.
Os outros dois sistemas serão o híbrido convencional (HEV) e o híbrido plug-in (PHEV). No caso do HEV, o motor a combustão trabalha em conjunto com um ou mais motores elétricos, além de baterias. Já o PHEV pode ser recarregado na tomada para aumentar sua autonomia e possibilitar a condução puramente elétrica. Por fim, o plano da Stellantis também incluirá a produção local de modelos totalmente elétricos.
Com esse ciclo de investimentos, a Stellantis reforça seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação tecnológica. Os brasileiros podem aguardar por veículos cada vez mais eficientes e alinhados com as demandas do mercado global, impulsionando a mobilidade sustentável no país.