SUV por menos de R$ 100 mil? O que ninguém te contou sobre o Citroën Basalt 1.0!

Se você está no mercado à procura de um SUV acessível, provavelmente já esbarrou com os valores cada vez mais altos dos utilitários compactos. Mas e se eu te dissesse que existe um SUV-cupê com visual moderno, espaço de sobra e preço abaixo dos R$ 100 mil? Parece bom demais pra ser verdade, né? Pois conheça o Citroën Basalt 1.0 Feel MT, a nova aposta da marca francesa para fisgar quem busca custo-benefício sem abrir mão do estilo.

O Basalt chegou com o pé na porta. Ele é o primeiro SUV-cupê da Citroën vendido por aqui, e já começou chamando atenção com sua versão de entrada, Feel 1.0 manual, tabelada em R$ 92.990 — um valor que praticamente não se vê mais entre os SUVs. Mas como todo carro com proposta acessível, há pontos fortes e fracos. Neste texto, vamos destrinchar cada detalhe dessa novidade e responder a grande pergunta: vale a pena comprar o Basalt 1.0 Feel MT?

Basalt azul na diagonal.
Foto: Reprodução

O que o Citroën Basalt tem de diferente?

Para quem já conhece a família C-Cubed (composta por modelos como o C3 e o C3 Aircross), o Basalt não é um estranho no ninho. Ele compartilha a base com esses modelos, inclusive o conjunto mecânico — o já conhecido motor 1.0 Firefly aspirado, de origem Fiat, combinado a um câmbio manual de cinco marchas.

Mas há algo que salta aos olhos no Basalt: o design. Apesar da proposta de entrada, o SUV-cupê tem uma silhueta elegante, com traseira caída que remete a modelos de categorias superiores. E mais surpreendente ainda, é que a versão mais barata não tem cara de carro pelado. Pelo contrário: já sai de fábrica com rodas de liga-leve de 16” pintadas em cinza, sistema multimídia com tela de 10”, câmera de ré, retrovisores elétricos e um painel digital de 7” — algo que nem o C3 entrega.

Descubra os Segredos Ocultos do Ford F-100

Espaço de sobra para quem valoriza conforto

Uma das grandes surpresas do Basalt Feel é o espaço interno. Com 4.343 mm de comprimento e 2.645 mm de entre-eixos, o SUV oferece um ambiente generoso para quem vai atrás. Na prática, isso significa mais espaço para pernas e ombros do que muitos sedãs compactos. Outro destaque é o porta-malas de 490 litros, que deixa até mesmo SUVs maiores no chinelo.

Se você está acostumado com porta-malas pequenos nos SUVs de entrada, vai se impressionar com a capacidade do Basalt — ideal para famílias, viagens ou até para uso profissional (como motorista de app, por exemplo).

Tecnologia e equipamentos: simples, mas bem pensado

Apesar de ser a versão mais barata, o Basalt Feel MT não parece um carro de entrada quando olhamos para a lista de equipamentos. Além dos itens já citados, ele conta com:

  • Espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay
  • Quatro airbags (frontais e laterais)
  • Controle de tração e estabilidade (ESP)
  • Assistente de partida em rampa
  • Vidros elétricos nas quatro portas (com função um-toque)
  • Direção elétrica
  • Ar-condicionado
  • Computador de bordo

O ponto negativo vai para os vidros traseiros, que ainda utilizam o mesmo sistema com comando no console central, algo já criticado no C3. É um detalhe, mas que pode incomodar no uso diário.

Citroën Basalt.
Citroën Basalt.

Motor 1.0 aspirado: dá conta do recado?

Aqui vem a grande questão. O Basalt Feel MT é movido pelo motor 1.0 Firefly aspirado de três cilindros, o mesmo utilizado em modelos como o Fiat Argo e o próprio Citroën C3. São:

  • 75 cv com etanol / 71 cv com gasolina
  • 10,5 kgfm com etanol / 10 kgfm com gasolina

Com 1.120 kg, a relação peso/potência é de aproximadamente 14,93 kg/cv. Isso significa que o desempenho é… modesto. Em nossos testes, o Basalt levou cerca de 17 segundos para sair do 0 aos 100 km/h. Não é exatamente emocionante, mas pode surpreender no dia a dia urbano, onde o motor entrega boa resposta em baixos giros.

O câmbio manual tem engates longos e a alavanca é posicionada um pouco alta, o que pode gerar estranhamento para quem não está habituado. Mas o destaque positivo fica para o consumo:

  • 10,3 km/L na cidade
  • 17,2 km/L na estrada (com gasolina)

Com esse rendimento, o Basalt pode ser um ótimo parceiro para quem roda bastante e quer economizar no posto.

Acabamento: o famoso “tudo plástico, mas bem montado”

O interior do Basalt é simples, sem grandes refinamentos. Plásticos duros dominam o painel e as portas, mas nada que surpreenda nessa faixa de preço. O ponto positivo é que tudo está bem montado, sem rebarbas ou encaixes frouxos. Há detalhes em preto brilhante que ajudam a quebrar a monotonia e o painel digital dá um toque de modernidade.

O isolamento acústico também é aceitável, embora o motor em altos giros possa ser ouvido com clareza dentro da cabine.

E a dirigibilidade?

A suspensão do Basalt é voltada para o conforto. Ele passa com tranquilidade por valetas e buracos, enfrentando os pisos irregulares das cidades brasileiras sem drama. A direção elétrica é leve em manobras, mas poderia ser mais firme em velocidades altas.

Para quem busca um carro para viagens longas e conforto no dia a dia, o Basalt entrega uma experiência tranquila. Só não espere emoção ao volante — o foco aqui é a racionalidade.

Concorrentes e comparações

O rival direto do Citroën Basalt 1.0 Feel MT é o Renault Kardian Evolution MT, que custa cerca de R$ 112.690. O Kardian leva vantagem no desempenho, pois conta com motor 1.0 turbo e acabamento mais refinado. No entanto, o Basalt se destaca por ser R$ 20 mil mais barato e oferecer um porta-malas significativamente maior.

Outro concorrente indireto é o Fiat Fastback, que parte de R$ 119.990. O Basalt, mesmo não sendo tão refinado, entrega um visual parecido e espaço similar por quase R$ 30 mil a menos.

Citroën Basalt.
Visual coupé do Citroën Basalt.

Vale a pena comprar?

Se você está em busca de um SUV moderno, espaçoso e com valor acessível, o Citroën Basalt 1.0 Feel MT é uma opção muito interessante. Ele não é um carro para quem gosta de desempenho, mas agrada quem pensa com a razão — e com o bolso.

É a escolha ideal para quem precisa de espaço para a família, ou mesmo para quem quer um carro confiável e barato de manter para uso profissional. Não tem luxos, mas entrega o essencial com um pacote bem montado.

5/5 - (1 votos)

Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares e passar mais tempo com a família.
Posts relacionados
Notícias Toyota Yaris Cross desafia o VW T-Cross: veja quem é o melhor

A chegada do Toyota Yaris Cross ao mercado brasileiro promete agitar o segmento dos SUVs…

Gabriel Schmoller
Notícias Renault Boreal 2026 chega com preço agressivo para bater de frente com o Compass

A Renault apresenta oficialmente o Boreal 2026, seu novo SUV médio que promete disputar de…

Gabriel Schmoller
Notícias Volkswagen Tera High fica mais barato que Polo com oferta especial de outubro

O Volkswagen Tera, SUV compacto da marca alemã, chega ao mercado brasileiro com uma promoção…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Jetta GLI 2026 chegou nas lojas: confira seu preço irresistível

O Novo Jetta GLI 2026 finalmente chegou às concessionárias brasileiras, trazendo novidades que prometem atrair…

Gabriel Schmoller
Notícias Tudo que sabemos sobre o Toyota Yaris Cross até 14 de outubro: Novidades, preço, versões, ficha técnica, e consumo

O Toyota Yaris Cross é um dos lançamentos mais aguardados do ano, mas sua chegada…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário