Tiggo 5X 2025 tem corte de R$ 8 mil e vira opção certeira: Será que vale apena?

Com o mercado de SUVs cada vez mais disputado, o Tiggo 5X 2025 surge como uma das opções mais acessíveis entre os modelos turbinados. A redução de R$ 8 mil em todas as versões ao longo do ano reacendeu o interesse pelo utilitário da Caoa Chery, especialmente entre consumidores que priorizam custo-benefício. Mas diante da variedade de concorrentes, será que ainda vale a pena investir nesse SUV?

A versão Sport, que agora parte de R$ 119.990, voltou a chamar atenção por reunir um bom pacote de equipamentos com valor competitivo. Apesar disso, o consumidor precisa analisar além do preço e entender como o modelo se comporta frente a rivais diretos como o Volkswagen T-Cross, o Nissan Kicks e o Hyundai Creta.

Custo-benefício PCD

Um dos pontos mais atrativos do Tiggo 5X 2025 é o seu posicionamento para o público com deficiência (PCD). A versão Sport, com a nova tabela, voltou a ser compatível com isenções de IPI e ICMS proporcional. Com os descontos, o preço final fica em R$ 105.830,38 — valor extremamente competitivo para um SUV turbo com câmbio automático.

Tiggo 5X 2025 preto parado na diagonal.
Foto: Divulgação |

A versão intermediária Pro também aparece como alternativa para o público PCD, ainda que com isenção apenas de IPI e bônus da fábrica. Nesse caso, o preço cai para R$ 125.361,20. Já a versão híbrida Pro Max Drive, apesar de mais equipada, não está elegível para isenções, sendo oferecida apenas no varejo tradicional.

Desempenho nas vendas

O reposicionamento de preços parece ter surtido efeito imediato. Em julho, o modelo teve crescimento expressivo nas vendas, somando 1.434 unidades — um avanço de 74,45% em relação ao mês anterior. No acumulado do ano, o Tiggo 5X já chegou a 7.046 unidades vendidas, de acordo com a Fenabrave. O resultado mostra que a estratégia da Caoa Chery tem dado certo. Mesmo em um mercado com opções consolidadas, o SUV chinês tem conquistado seu espaço com bons números, impulsionados pelo apelo financeiro e pela variedade de versões disponíveis.

Gama enxuta

A linha Tiggo 5X 2025 é composta por três versões principais: Sport, Pro e Pro Hybrid Max Drive. Todas receberam a mesma redução de R$ 8 mil ao longo do ano. A versão Pro caiu de R$ 142.990 para R$ 134.990, enquanto a Hybrid Max Drive agora custa R$ 149.990, ante os R$ 157.990 cobrados em janeiro. Esse leque de configurações permite ao consumidor escolher desde uma opção mais acessível e voltada ao PCD até uma versão com tecnologia híbrida e mais sofisticação. Ainda assim, a ausência de tração integral, por exemplo, pode ser uma limitação para quem busca um SUV com perfil mais aventureiro.

Motor e consumo

Todas as versões do Tiggo 5X usam motor 1.5 turbo flex com injeção indireta, que entrega até 150 cv e 21,4 kgfm de torque. O desempenho é coerente com a proposta urbana do SUV, oferecendo boas retomadas e aceleração dentro do esperado para o segmento. A transmissão automática CVT simula nove marchas e contribui para o conforto ao dirigir.

A versão híbrida leve (mild hybrid) se destaca por entregar maior eficiência energética. No entanto, ainda não há números oficiais de consumo dessa configuração, e o ganho real pode ser discreto frente aos modelos convencionais. Vale lembrar que o sistema não permite rodagem 100% elétrica.

Equipamentos e segurança

Mesmo na versão de entrada, o Tiggo 5X oferece uma lista de equipamentos generosa. Há central multimídia com tela de 10,25”, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, ar-condicionado digital, piloto automático, rodas de liga leve, controle de tração e estabilidade, entre outros itens.

Interior do Caoa Chery Tiggo 5X 2025.
Foto: Divulgação |

Nas versões superiores, o SUV ganha assistente de permanência em faixa, alerta de colisão frontal, freio de emergência, painel digital, teto solar panorâmico e sistema híbrido leve. Esses recursos colocam o Tiggo 5X em pé de igualdade com concorrentes mais caros, ampliando sua atratividade.

Comparativo com rivais

No papel, o Tiggo 5X entrega mais por menos. Um exemplo é o VW T-Cross 200 TSI manual, que custa cerca de R$ 116 mil, mas oferece menos equipamentos e não tem câmbio automático de série. Outros concorrentes diretos, como o Kicks e o HR-V, já ultrapassam a faixa dos R$ 130 mil com pacotes semelhantes ao da versão Sport do SUV da Caoa Chery.

Traseira do Caoa Chery Tiggo 5X 2025.
Foto: Divulgação |

No entanto, a confiança da marca, a disponibilidade de peças e a desvalorização ainda pesam na balança. O pós-venda da Caoa Chery melhorou nos últimos anos, mas ainda enfrenta resistência de parte dos consumidores mais tradicionais.

Pontos de atenção

Apesar dos preços competitivos e da boa oferta de equipamentos, o Tiggo 5X ainda tem limitações. A ausência de versões com tração integral pode afastar quem busca um SUV mais robusto. Além disso, o desempenho do câmbio CVT pode não agradar quem prioriza respostas rápidas. Outro ponto é a desvalorização. Modelos de marcas chinesas ainda sofrem maior perda de valor de revenda frente a rivais como Toyota e Volkswagen. Isso deve ser levado em conta por quem pensa na troca do carro em curto ou médio prazo.

Gostou do conteúdo? Acompanhe nosso site, marque as estrelinhas e deixe seu comentário. Sua opinião faz toda a diferença por aqui!

Avalie esse artigo

Redator online do Agora Motor, antes mesmo de concluir o ensino médio e fazer a carteira, Gabriel já está envolvido no universo automotivo. Produz conteúdos informativos e relevantes, com foco em lançamentos, notícias e tudo que movimenta o setor. Interessado em aprender e crescer na área, acompanha de perto as tendências do mercado e busca tornar a informação acessível a todos os leitores.
Posts relacionados
Notícias Toyota Yaris Cross desafia o VW T-Cross: veja quem é o melhor

A chegada do Toyota Yaris Cross ao mercado brasileiro promete agitar o segmento dos SUVs…

Gabriel Schmoller
Notícias Renault Boreal 2026 chega com preço agressivo para bater de frente com o Compass

A Renault apresenta oficialmente o Boreal 2026, seu novo SUV médio que promete disputar de…

Gabriel Schmoller
Notícias Volkswagen Tera High fica mais barato que Polo com oferta especial de outubro

O Volkswagen Tera, SUV compacto da marca alemã, chega ao mercado brasileiro com uma promoção…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Jetta GLI 2026 chegou nas lojas: confira seu preço irresistível

O Novo Jetta GLI 2026 finalmente chegou às concessionárias brasileiras, trazendo novidades que prometem atrair…

Gabriel Schmoller
Notícias Tudo que sabemos sobre o Toyota Yaris Cross até 14 de outubro: Novidades, preço, versões, ficha técnica, e consumo

O Toyota Yaris Cross é um dos lançamentos mais aguardados do ano, mas sua chegada…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário