Valor dos carros vai baixar 2023? Entenda o panorama do mercado para os próximos meses

Com o final de ano chegando, algumas dúvidas surgem em meio a todo o público envolto do mundo automobilístico: O que esperar do ano de 2023 para o nosso mercado? O valor dos carros vai baixar em 2023? Superamos a crise? E para respondermos estas perguntas, nós vamos trazer um panorama geral sobre o que esperar do mercado automobilístico em 2023!

Atualmente o mercado está aos poucos mostrando uma regularização em seus fatores produtivos. O marketplace mesmo em baixa mostra uma recuperação gradativa dos efeitos da saúde mundial, além também dos conflitos geopolíticos que criaram inúmeras crises globais e principalmente nacionais, onde a falta de semicondutores, fez com que o mercado elevasse o tíquete médio de venda, para assim cobrir as necessidades da montadora e principalmente de componentes, deste modo os veículos encareceram tornando cada vez mais difícil a compra de um zero km.

Então nós podemos dizer que o ano de 2021/2022 serviu para regularização do mercado, onde de forma eficiente o setor automotivo se manteve forte e positivo. O chão para 2023 já está bem visível dentro do panorama econômico Brasileiro, no primeiro dia do Congresso Autodata Perspectivas 2023, o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, disse que é previsto um crescimento mínimo de 5% com base no desempenho do primeiro trimestre de 2022.

Confira agora os carros da Jeep 2023

Foto de carros em uma pista, Carros vão baixar em 2023?
Foto: Divulgação.

Panorama do segmento eletrificado para 2023

O mercado está crescendo evidentemente, mesmo com suas dificuldades que o atacam de todos os lados, e para fomentar este crescimento nós devemos apontar o enorme crescimento do setor eletrificado aqui no Brasil, já que a eletrificação deve servir de base para o futuro automotivo. O mercado automotivo de eletrificados, vem crescendo cada vez mais aqui no Brasil, já possuímos mais de 100 modelos (114 até então) disponíveis no nosso mercado, comparado a 2021 já temos um aumento de 63% só no período de janeiro a outubro de 2022, logo podemos imaginar este mercado se alastrando ainda mais em 2023.

Confira também os carros da Citroën 2023

O que pode interferir neste segmento de eletrificados é a gestão governamental, atualmente os modelos eletrificados, operam com uma taxa de imposto zerada para a importação de veículos 100% eletrificados, fazendo com que as relações comerciais globais estejam em aberto, deste modo conseguimos ter modelos como o Kwid ou o iCar a um valor acessível, suprindo o mercado primário onde ficam às pessoas com menor poder aquisitivo. O mercado atualmente está engatinhando e já podemos ver empresas com interesse em produzir modelos eletrificados aqui no Brasil tornando estes veículos ainda mais acessíveis.

Veja: Brasil atinge 100 mil carros eletrificados em frota nacional!

Entretanto, a tendência governamental que irá reger a nossa nação tende a taxar as importações de diversos modos, e com este meio as regras mudam, e o mercado deverá ser analisado com mais cautela para decisões mais assertivas perante a visão das montadoras, já que os preços podem subir muito devido aos tributos elencados, e com isso a variedade de modelos eletrificadas aqui no Brasil pode cair, e da mesma maneira o mercado pode ir se estagnando aos poucos. O mercado deve crescer devagar para conquistar os fabricantes que dominam o segmento, e não forçar eles a operar dentro do nosso cerco com tributações abusivas, ainda mais em um marketplace gigante como o brasileiro.

Entenda: Brasil já conta com mais de 100 veículos eletrificados!

Para 2023, podemos prever também uma forte ação do mercado automobilístico, já que as empresas já mostraram vários modelos que estão previsto para este novo ano, como por exemplo a japonesa Honda, que está com o portfólio e calendário cheio de lançamentos para este novo ano, como por exemplo o Honda Civic Type R, Honda CR-V, Honda ZR-V, Honda HR-V e o sedan Honda Civic e:HEV dentre vários outros modelos, para aquecer e movimentar o mercado. Aqui podemos destacar também a ação de outras montadoras como por exemplo a GWM e a chegada do Haval H6, além de um investimento bilionário na nossa nação!

Foto de vários carros em uma rodovia de estrada dupla, valor dos carros em 2023
Foto: Divulgação.

Confira também os carros da Fiat 2023

Panorama de Carros Zero Km e usados para 2023

Os carros Zero Km devem aumentar de valor até meados final do primeiro semestre, já que os juros estão aumentando, a Selic está lá em cima, e o mercado ainda segue se reposicionando após fortes abalos geopolíticos e econômicos, que afetaram a saúde do setor de forma mundial. Porém podemos imaginar que com a finalização destes fatores o mercado de zero km possa baixar o seu valor, seguindo as legislações de redução de impostos, principalmente com a redução do IPI que torna os produtos mais acessíveis.

E outra previsão que podemos fazer é sobre o Estouro da bolha dos modelos usados, finalmente podemos imaginar a queda de valor dos usados no mercado. Os modelos em 2021 ficaram até 24% mais caros dependendo do ano de produção, já podemos ver refrações da queda deste segmento já que entre abril e junho de 2022 o segmento de usados teve uma queda de 7,5%.

Confira as vendas de carros em outubro de 2022

O alfinete que pode estourar essa bolha é a renovação das frotas de locadoras de veículos, desde o mês de maio a participação deste setor foi implacável representando a compra de inúmeros veículos novos, chegado a incríveis 32% no mês de junho sobre o que foi negociado em julho. Ou seja, isso significa que logo todos estes veículos irão ser postos à venda, gerando um aumento significativo de exemplares no mercado de usados, e é aí que entra a lei de Adam Smith, a Lei da Oferta e da Procura, uma característica do Capitalismo.

Foto de carros andando em uma estrada
Foto: Divulgação.

Veja agora todos os carros da Hyundai 2023

Panorama mundial para 2023

A China neste ano deverá crescer a custas dos Estados Unidos e da Europa, o mercado chinês teve um crescimento enorme em 2022, e ele deve continuar crescendo, estima-se que ele pode vender 30 milhões de exemplares até 2026, logo podemos estipular um grande crescimento em 2023 para que essa meta seja alcançada, e isso pode afetar a Europa e os EUA, já que suas vendas mundiais são bem importantes para o mercado interno de ambos.

A Alemanha, estima uma recuperação de mercado forte, um aumento de 3,7 milhões de modelos, que pode futuramente receber quedas, o que pode influenciar nessa queda seria a mudança de hábitos do setor automobilístico e da população em geral, já que eles estão se adequando para um novo cenário onde os eletrificados vão estar cada vez mais presentes.

Já na Itália, as previsões indicam uma queda de vendas, o País foi fortemente afetado por crises globais, por exemplo, em 2022 o estimado foi de 1,3 milhões de carros, até então falta 700 mil veículos para bater a meta e ultrapassar a renovação de mercado em comparação a 2019, até então eles estão atrasados em aproximadamente -34% (comparação a 2019) para se regularizarem. A Argentina também deve continuar apresentando dificuldades para se elevar no mercado, principalmente com os seus problemas internos, que acabam atrasando o segmento automobilístico, gerando dificuldades para o setor.

Entenda: Venda de carros 0km na Argentina são suspensas!

Conclusão

Para 2023, podemos esperar um mercado bem aflito sobre a situação fiscal de autoridade no Brasil, onde um enorme crescimento do mercado eletrificado pode continuar ou não em sua crescente dependendo de algumas ações ponderadas pelo poder público. Podemos estimar que o segmento de carros em geral (eletrificados, híbridos e a combustão) deve seguir uma alta de preços, e logo depois uma queda, isso para os modelos Zero Km. Já os usados devem continuar uma decrescente até a bolha dos modelos usados estourar. E para uma nova temporada, podemos contar com diversos lançamentos de diversas marcas já enraizadas na nossa sociedade, como também as novas: GWM, Tank Haval entre outras.

O mercado Mundial deve avançar no cenário, principalmente com o crescimento enorme dos países asiáticos e do Velho Mundo em geral, já que em 2022, mesmo com crises este mercado apresentou e vem apresentando bons números. O marketplace da américa do norte deve continuar firme em suas estratégias, mesmo sendo afetadas pelo forte crescimento da China. E já países como a Argentina devem continuar sofrendo com as inflações abusivas e alto preço do dólar, devido à má gestão do governo, as montadoras têm dificuldades em lidar com a saúde fiscal da nação, ficando assim cada vez mais ponderadas para um escape e término de negociações no país.

E aí o que você achou da minha opinião sobre o mercado em 2023? Deixe um comentário logo abaixo nos comentários, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! E fique por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!

4.5/5 - (57 votos)

Thiago Emanoel Neuhaus
Redator online do portal Agora Motor, é apaixonado por carros e motos. Fã de competições esportivas do automobilismo, escreve para web desde os 17 anos de idade e é extremamente antenado com as notícias automotivas em geral, compartilhando novidades diariamente com os leitores.
Posts relacionados
Notícias Novo Honda HR-V híbrido flex promete revolucionar o mercado brasileiro em 2028

A Honda prepara uma virada histórica em sua presença no Brasil. O tão aguardado HR-V…

Gabriel Schmoller
Notícias 5 carros incríveis que deveriam estar à venda no Brasil agora

O mercado automotivo brasileiro está sempre em expansão, mas ainda há lacunas claras na oferta…

Gabriel Schmoller
Notícias Descubra como financiar um carro pela Caixa e pagar menos em 2025

Comprar um carro é o objetivo de muitos brasileiros, mas o preço à vista nem…

Gabriel Schmoller
Notícias Esqueceu o celular no Uber? O que realmente acontece e quem paga a conta

Perder o celular é sempre um momento de tensão, e quando isso acontece em um…

Gabriel Schmoller
Notícias Nova Ducati Monster V2 2026 promete revolução no visual e na performance

A Ducati está prestes a apresentar uma das atualizações mais esperadas do mundo das duas…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário