VW Vai Virar o Jogo? Veja os 17 Carros Que Vão Sacudir o Mercado até 2028!
A Volkswagen acaba de reforçar seu compromisso com o mercado sul-americano — e, especialmente, com o Brasil. O anúncio mais recente da montadora alemã revelou um investimento bilionário que promete transformar radicalmente sua linha de produtos nos próximos anos. Estamos falando de R$ 20 bilhões em novos projetos, que incluem 17 lançamentos até 2028, entre carros totalmente inéditos, reestilizações e modelos com tecnologias híbridas.
É a maior movimentação estratégica da marca em solo brasileiro nas últimas décadas. E nós destrinchamos cada detalhe para você entender o que está por vir — e por que isso pode mudar a forma como você vê a VW nos próximos anos.

Guia do Conteúdo
Volkswagen acelera com investimento histórico de R$ 20 bilhões
Originalmente, a marca já havia anunciado um plano de R$ 16 bilhões em investimentos no Brasil. No entanto, com o recente acréscimo de US$ 580 milhões (cerca de R$ 3,4 bilhões) para a produção da nova geração da Amarok na Argentina, a cifra subiu para R$ 20 bilhões. Com isso, o número de lançamentos também aumentou de 16 para 17 novos produtos.
Enquanto alguns desses modelos já chegaram às lojas, outros ainda permanecem como grandes apostas futuras. Abaixo, você confere um panorama completo dos lançamentos confirmados, os mistérios ainda não revelados e as estratégias por trás de cada novo carro.
Confira os 17 lançamentos da Volkswagen até 2028:
1. Novo T-Cross (facelift)
O SUV compacto T-Cross já recebeu sua atualização visual e de equipamentos, trazendo uma versão topo de linha chamada Extreme, lançada recentemente como parte da linha 2026. Com isso, a VW garante fôlego extra ao modelo até sua nova geração híbrida.
2. Polo Rock in Rio
Versão especial do Polo Track, com visual temático e referências ao festival de música Rock in Rio. Mesmo sendo uma edição limitada, foi incluído no pacote dos 17 lançamentos.
3. Nova Amarok (reestilização)
Antes da nova geração chegar em 2027, a Amarok passou por uma atualização visual no primeiro semestre de 2024. Essa reestilização é estratégica para manter a picape competitiva.
4. Novo Nivus
A reestilização do Nivus foi um desafio devido ao seu sucesso de design. A marca manteve as linhas principais, mas renovou detalhes e incluiu a versão Sense, voltada ao público PCD, com preço acessível.
5. Nivus GTS
O tão esperado Nivus GTS chega com motor 1.4 TSI (250 TSI), entregando 150 cv e 25,5 kgfm de torque. Com apelo esportivo, marca a saída do Polo GTS para dar espaço ao SUV cupê com visual agressivo.
6. Volkswagen Tera
Previsto para maio ou junho de 2025, o Tera será o SUV de entrada da marca, fabricado em Taubaté (SP). Com motor 1.0 aspirado na base, será o carro mais acessível da Volkswagen e deve competir diretamente com Fiat Pulse e Renault Kardian.

7. Novo Jetta GLI
O sedã esportivo da marca ganhará novo visual no segundo semestre de 2025, alinhado com a atualização feita na América do Norte. O modelo GLI continuará sendo o Jetta mais potente.
8. Novo Golf GTI
Após quase seis anos fora do Brasil, o lendário Golf GTI retorna ao mercado nacional com promessa de entregar performance, tradição e muita tecnologia embarcada.
9. Volkswagen Taos reestilizado
O SUV Taos será renovado visualmente no fim de 2025. Vale lembrar que a transmissão automática de 8 marchas já chegou antecipadamente na linha 2025, o que garante uma base mecânica atualizada antes do facelift.
10. Terceira geração do Tiguan
O novo Tiguan Allspace chegará em 2026, ainda importado do México, com sete lugares. Há forte expectativa para uma versão híbrida plug-in, reforçando a aposta da VW em eletrificação.
11. Projeto Udara: nova picape intermediária
A substituta da Saveiro está a caminho. Conhecida provisoriamente como Projeto Udara, essa nova picape compacta terá versões de trabalho e lazer. Será produzida em São José dos Pinhais (PR) com suspensão traseira robusta e motor 1.5 TSI com sistema híbrido leve de 48V (eTSI).
12. Nova geração da Amarok
Prevista para 2027, a nova Amarok será baseada no projeto chinês Maxus Terron 9 (da parceira SAIC) e trará motorização diesel inédita, além de versões híbridas flex. A produção será concentrada na Argentina.
13. T-Cross híbrido flex (segunda geração)
Será o primeiro híbrido flex pleno da marca no Brasil, com previsão para 2027. O novo T-Cross utilizará um motor 1.5 TSI com alta tensão e a plataforma será baseada no T-Roc europeu. A produção migrará para São Bernardo do Campo (SP).
14. Nivus híbrido flex (segunda geração)
A nova geração do Nivus virá em 2028, usando a plataforma MQB Hybrid, que permite integração total do sistema híbrido flex. Haverá ainda opções com sistema leve de 48V.
15. Polo híbrido leve
O compacto Polo receberá uma versão com motor 1.0 TSI e sistema híbrido de 48V no fim do ciclo de investimentos, como forma de manter a relevância do modelo urbano no cenário de eletrificação leve.
16. Virtus híbrido leve
O sedã compacto da Volkswagen também será contemplado com a tecnologia híbrida leve de 48V, visando manter sua posição no mercado de sedãs acessíveis e econômicos.
17. Tera híbrido leve
Mesmo com lançamento recente, o Tera terá uma versão híbrida leve nos próximos anos, o que deve reforçar seu apelo como SUV de entrada com foco em economia e eficiência.
A estratégia da Volkswagen: tecnologia acessível e foco na América Latina
Esse novo plano da Volkswagen não visa apenas renovar o portfólio. Trata-se de uma redefinição estratégica, que coloca o Brasil e a América Latina no centro das decisões globais da marca. Ao apostar em versões híbridas leves e híbridos flex — tecnologias mais viáveis para países em desenvolvimento — a VW busca se adaptar à realidade local sem abandonar a transição energética.
Outro ponto forte é a produção local. Muitos desses modelos serão fabricados nas unidades de Taubaté, São Bernardo do Campo e São José dos Pinhais, fortalecendo o ecossistema automotivo nacional e gerando milhares de empregos.

Uma nova era para a Volkswagen no Brasil
Com R$ 20 bilhões em jogo e 17 lançamentos programados, a Volkswagen está claramente apostando todas as fichas no mercado brasileiro. Essa ofensiva não apenas reposiciona a marca diante da concorrência, mas também sinaliza que a VW quer liderar a próxima fase do setor automotivo nacional: um momento em que o consumidor busca mais tecnologia, eficiência e conectividade — sem abrir mão do custo-benefício.
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Se você achava que a Volkswagen estava ficando para trás, é melhor se preparar. O que vem por aí pode transformar completamente o cenário dos carros no Brasil.