VW Polo 2024: Fotos, Preço, Ficha Técnica, Motor e Consumo
Hoje vamos conferir quais as novidades para o VW Polo 2024, ele é atualmente o substituo do Gol, que foi um dos carros mais populares da montadora, e após a saída dele no final de 2022, a VW vem promovendo o Polo, além de ter investido bastante na linha.
Guia do Conteúdo
Novidades
Algumas das melhorias que o modelo recebeu, do seu modelo 2023 e 2024, foram algumas coisas estéticas e uma nova versão, com um motor mais potente, confira algumas das novidades:
- Uma nova grade frontal mais estreita e elegante, com uma faixa de LED que se conecta aos faróis.
- Faróis IQ.Light com iluminação com LED Matrix e função de farol alto adaptativo para o GTS.
- Um novo motor 250 TSI de 150 cv e 25,5 kgf.m de torque, disponível na versão GTS.
- Um novo design para a versão esportiva GTS, que segue o estilo do GTI europeu e tem preço sugerido de R$ 145.790,00.
- Um painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas e uma central multimídia VW Play de 10,1 polegadas.

Visual do Polo
O VW Polo 2024 é um hatchback compacto que recebeu uma reestilização inspirada no modelo europeu. O carro tem um visual moderno e esportivo, com faróis de LED, grade dianteira ampla e para-choques com vincos marcantes. O Polo 2024 está disponível em cinco versões: MPI, TSI, Comfortline, Highline e GTS, com diferentes opções de motorização e equipamentos.
O interior do carro é espaçoso e confortável, com capacidade para cinco ocupantes. O painel tem um design minimalista e funcional, com destaque para a central multimídia de 6,5, 10,1 ou 10,25 polegadas, que oferece conectividade com Android Auto e Apple CarPlay. O carro também conta com ar-condicionado, volante multifuncional, partida por botão e controle de cruzeiro nas versões mais caras.
Equipamentos
Cada modelo tem as suas características e equipamentos, cada versão traz uns equipamentos destaques, que é no caso:
Track | MPI | TSI | Comfortline | Highline | GTS |
4 Airbags (2 frontais, 2 laterais nos bancos dianteiros) | Faróis e luzes de condução diurna em LED | Espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função tilt down no lado direito | “Keyless” – sistema de alarme anti-furto com comando remoto | Ar-condicionado digital “Climatronic” com filtro de poeira e pólen | Faróis de LED com sistema de iluminação IQ. LIGHT com farol alto adaptativo e luz de condução diurna de LED integrada |
Ar-condicionado com filtro de poeira e pólen | Rodas de aço aro 15″ com calotas | Faróis e luzes de condução diurna em LED | “Kessy” – acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor | “Easy drive” – direção elétrica | Rodas de liga leve 18″ |
Direção elétrica | Sistema de som touchscreen “Composition Touch” com App-connect | Painel de instrumentos digital configurável de 8″ | Faróis e luzes de condução diurna em LED | Carregador sem fio (wireless) para smartphones | Volante multifunções em couro, com seletores basculantes |
Faróis halógenos | – | Rodas de liga leve aro 15″ | Painel de instrumentos digital configurável de 8″ | Faróis e luzes de condução diurna em LED | – |
Rodas de aço aro 15 | – | – | Rodas de liga leve aro 15″ | Painel de instrumentos digital configurável de 10,25” (Active Info Display) | – |
– | – | – | – | Rodas de liga leve aro 16” | – |
– | – | – | – | Sistema de som touchscreen “VW Play” com tela colorida de 10″ e App-Connect | – |

Para quem tiver curiosidade, é possível ver todos os equipamentos de cada versão no site da montadora, porém na versão mais básica, o Polo entrega:
- Motor 1.0 MPI
- Direção elétrica
- Transmissão manual de 5 velocidades
- Controle eletrônico de estabilidade (ESC), Controle de tração (ASR), Bloqueio eletrônico do diferencial (EDS)
- Alerta sonoro e visual de não utilização dos cintos de segurança dianteiros e traseiros
- Cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura e pré-tensionador
- Fixação da cadeirinha de criança com sistema ISOFIX® / Top tether
- Alto falantes (4)
- Sistema de som touchscreen “Composition Touch” com App-connect
- Tomadas USB tipo C
- Para-choques dianteiro e traseiro na cor do veículo
- Maçanetas das portas e espelhos retrovisores na cor do veículo
- Faróis de LED com luz de condução diurna de LED integrada
- Desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro
- Limpador do para-brisa com temporizador
- Rodas de aço 15″ com pneus 185/65 R15
- Antena no teto
- Banco do motorista com ajuste milimétrico de altura
- Apoios de cabeça para bancos dianteiros
- Apoios de cabeça no banco traseiro com ajuste de altura (3)
- Revestimento da porta e lateral em tecido
- Revestimentos dos bancos em tecido
- Banco traseiro com encosto rebatível
- HHC (Hill Hold Control) – Assistente para partida em subidas
- Sistema de alarme com comando remoto (Keyless)
- Travamento elétrico e remoto das portas, porta-malas e tampa de combustível
- Botão da alavanca de mudanças de plástico
- Para-sóis com espelho no lado do passageiro e etiqueta airbag no para-sol
- Ar-condicionado com filtro de poeira e pólen
- Volante de direção multifuncional
- Levantador do vidro dianteiro com comando conforto e limitador de força, elétrico, traseiro mecânico
- Sistemas de controle da perda de pressão pneus e sistema de frenagem automática pós colisão “Post Collision Brake “
Motorização
Atualmente o Polo conta com um total de 3 variações de motores, onde cada vai ganhando um upgrade na sua potência, sendo eles o 1.0 MPI, 1.0 TSI e o 1.4 TSI:
1.0 MPI: É um motor aspirado de 3 cilindros e 12 válvulas, com capacidade de 999 cm³. Ele gera uma potência de até 84 cavalos e torque máximo de 10,3 kgf.m, associado a uma transmissão manual de 5 velocidades. Este motor é indicado para quem busca um carro mais econômico, sem abrir mão da eficiência.
1.0 TSI: É um motor turboalimentado de 3 cilindros e 12 válvulas, com capacidade de 999 cm³. Ele gera uma potência de até 116 cavalos e torque máximo de 16,8 kgf.m, associado a uma transmissão automática de 6 velocidades. Este motor tem uma performance superior em relação ao 1.0 MPI, sendo mais potente e ágil, sem perder a eficiência.
1.4 TSI: Também turboalimentado de 4 cilindros e 16 válvulas, com capacidade de 1395 cm³. Ele gera uma potência de 150 cavalos e torque máximo de 25,5 kgf.m, associado a uma transmissão automática de 6 velocidades. Este motor é o mais potente da linha Polo, indicado para quem busca um carro mais esportivo e com um desempenho superior, sem abrir mão do conforto e tecnologia.

Consumo médio do VW Polo 2024
Possuindo um total de 3 motorizações, o Polo acaba trazendo algumas variações na sua média de consumo:
- Para o motor MPI, ele consegue fazer uma média de 9,6 km/l no etanol e 14 km/l com gasolina na cidade, indo para estrada, sua média é de 10,9 km/l no etanol e 14,4 kgf.m na gasolina.
- Com o seu motor 1.0 turbo, sua média dentro da cidade fica em 8,4 km/l no etanol e 12,1 km/l na gasolina, já na estrada, sua média vai para 10,5 km/l no etanol e 14,9 km/l na gasolina.
- Já no motor 1.4 turbo, sua média no perímetro urbano é de 8 km/l no etanol e 11,6 km/l na gasolina, e na estrada vai para 10 km/l no etanol e 14,2 km/l com gasolina.
Preço do VW Polo 2024
O VW Polo, por mais que seja um carro popular, acaba tendo valores considerados salgados, veja como está os atuais valores do modelo:
- Track 1.0 Manual: R$ 87.290
- 1.0 Manual: R$ 89.990
- Sense 1.0 170 TSI AT6: R$ 99.990
- 1.0 170 TSI Manual: R$ 100.990
- Comfortline 1.0 170 TSI AT6: R$ 110.990
- Highline 1.0 170 TSI AT6: R$ 117.990
- GTS 1.4 250 TSI AT6: R$ 149.990

Ficha Técnica do VW Polo 2024
A ficha técnica é um lugar importante para saber mais sobre o veículo, com esses dados você poderá entender melhor sobre as capacidades do carro, dentre outras informações que podem ser relevantes para você:
Versão | Comfortline |
Motor | 1.0 TSI Turbo Flex |
Aspiração | Turbocompressor |
Alimentação | Injeção direta |
Comando de válvulas | Duplo no cabeçote |
Instalação | Dianteira |
Disposição | Transversal |
Cilindros | 3 em linha |
Válvulas por cilindro | 4 válvulas |
Cilindrada | 999 cm³ |
Diâmetro x curso | 74,5 mm x 76,4 mm |
Potência máxima com etanol (álcool) | 116 cv a 5.000 rpm |
Potência máxima com gasolina | 109 cv a 5.000 rpm |
Torque máximo com etanol (álcool) | 16,8 kgf.m a 1.750 rpm |
Torque máximo com gasolina | 16,8 kgf.m a 1.750 rpm |
Transmissão
Tração | Dianteira |
Câmbio | Automático de 6 velocidades |
Acoplamento | Conversor de torque |
Código do câmbio | AQ160-6F |
Suspensão e freios
Suspensão dianteira | Independente McPherson |
Elemento elástico dianteiro | Mola helicoidal |
Suspensão traseira | Eixo de torção |
Elemento elástico traseiro | Mola helicoidal |
Freio dianteiro | Disco ventilado |
Freio traseiro | Tambor |
Pneus e Direção
Pneus dianteiros | 185/65 R15″ |
Pneus traseiros | 185/65 R15″ |
Estepe | 185/60 R15″ |
Altura de flanco | 120 mm |
Assistência | Elétrica |
Diâmetro de giro | 10,6 m |
Dimensões
Comprimento | 4.057 mm |
Largura | 1.751 mm |
Altura | 1.471 mm |
Entre-eixos | 2.566 mm |
Porta-malas | 300 Litros |
Tanque de combustível | 52 litros |
Peso | 1.147 kg |
Altura mínima do solo | 149 mm |
Minha Opinião
“Para quem era fã do VW Gol, o Polo agora seria a evolução do modelo, com uma plataforma atualizada, além de outras melhorias na tecnologia e motorização, o grande problema no meu ver, é o seu preço aqui no Brasil, infelizmente a carga tributária sufoca de mais a todos, onde a gente acaba comprando um carro para nós e outro para o governo.”
Esse foi o VW Polo 2024, qualquer novidade sobre o carro, iremos trazer para você. Se você tem um carro desse ou já dirigiu, compartilhe sua opinião e experiência com o público.
Para os fãs do mundo automotivo e motociclístico, aproveite para conhecer o site Agora Motor, onde sempre trazemos diversas novidades e lançamentos no portal.
Perguntas Frequentes
Qual o preço do VW Polo 2024?
O VW Polo, por mais que seja um carro popular, acaba tendo valores considerados salgados, veja como está os atuais valores do modelo:
Track 1.0 Manual: R$ 87.290
1.0 Manual: R$ 89.990
Sense 1.0 170 TSI AT6: R$ 99.990
1.0 170 TSI Manual: R$ 100.990
Comfortline 1.0 170 TSI AT6: R$ 110.990
Highline 1.0 170 TSI AT6: R$ 117.990
GTS 1.4 250 TSI AT6: R$ 149.990
Qual a média de consumo do VW Polo 2024?
Para o motor MPI, ele consegue fazer uma média de 9,6 km/l no etanol e 14 km/l com gasolina na cidade, indo para estrada, sua média é de 10,9 km/l no etanol e 14,4 kgf.m na gasolina.
Com o seu motor 1.0 turbo, sua média dentro da cidade fica em 8,4 km/l no etanol e 12,1 km/l na gasolina, já na estrada, sua média vai para 10,5 km/l no etanol e 14,9 km/l na gasolina.
Já no motor 1.4 turbo, sua média no perímetro urbano é de 8 km/l no etanol e 11,6 km/l na gasolina, e na estrada vai para 10 km/l no etanol e 14,2 km/l com gasolina.
Quando o Polo modelo 2024 Highline estará disponivel para venda, nas concessionárias em Belo Horizonte?
Boa tarde Geraldo, a Volkswagen deve atualizar seus carros agora no segundo semestre. Em breve deve chegar a linha 2024 em todo o Brasil.