Volkswagen Revoluciona com Motor de Saveiro em SUV Gigante e Caminhonete Maior que a Amarok!

Em um cenário de crescente demanda por carros elétricos, um novo conceito tem ganhado força: os REEVs (Range-Extended Electric Vehicles). Esses modelos são uma verdadeira revolução para quem busca a sustentabilidade e a eficiência energética de um veículo 100% elétrico, mas ainda sente o peso das limitações da autonomia e da infraestrutura de recarga. E a Volkswagen, conhecida por sua inovação, decidiu dar um passo à frente ao incorporar um motor a combustão em seus veículos elétricos, criando um conceito que vai muito além dos modelos híbridos tradicionais.

Com isso, a gigante automotiva anunciou que vai utilizar o motor de Saveiro (o tradicional motor 1.6 MSI de quatro cilindros) para aumentar a autonomia de seus futuros modelos elétricos da linha Scout, uma sub-marca que a Volkswagen criou recentemente, com foco em veículos 100% elétricos e com pegada off-road.

Mas como isso funciona? E o que isso significa para o futuro dos carros elétricos e para o mercado automotivo? Neste post, vamos detalhar tudo sobre essa inovação e explicar como o motor da Saveiro será fundamental para os SUVs gigantes e caminhonetes da Scout, modelos que prometem redefinir o conceito de mobilidade elétrica.

O Que São os REEVs e Como Eles Funcionam?

A crescente popularidade dos carros elétricos trouxe consigo algumas questões importantes, como autonomia limitada e a falta de infraestrutura de recarga eficiente em algumas regiões. Embora as baterias de carros elétricos tenham evoluído muito nos últimos anos, muitos consumidores ainda se sentem inseguros em relação à autonomia desses veículos em longas viagens ou em locais onde as recargas são mais difíceis de encontrar.

Para resolver essa questão, surgiram os REEVs (Range-Extended Electric Vehicles), veículos elétricos que mantêm o sistema puramente elétrico, mas com um motor a combustão adicional que serve para gerar energia elétrica quando a bateria estiver prestes a acabar. Esse motor a combustão, porém, não movimenta as rodas do carro. Ele tem apenas a função de ser um gerador de energia, proporcionando mais autonomia sem impactar a experiência de condução elétrica do veículo.

Diferente dos híbridos plug-in (PHEVs), onde o motor a combustão não só gera energia, mas também gira as rodas, no sistema REEV, o motor a combustão é exclusivamente responsável por recarregar as baterias, funcionando como um backup quando a carga elétrica se esgota. A ideia é oferecer a sensação de carro elétrico, com a autonomia adicional de um motor a combustão, sem que ele afete o desempenho do veículo.

Por que esse conceito é revolucionário?

Os REEVs permitem que o consumidor tenha o melhor dos dois mundos. Eles desfrutam dos benefícios dos carros elétricos, como emissões zero e baixo custo de manutenção, mas têm a segurança adicional de um motor a combustão que pode ser acionado em situações de necessidade, como em viagens mais longas ou quando não há infraestrutura de recarga por perto.

É uma solução inteligente para quem deseja a mobilidade elétrica, mas sente que a autonomia ainda é um ponto crítico para a popularização dos carros elétricos. E foi com base nesse conceito que a Volkswagen decidiu inovar.

Volkswagen e o Motor de Saveiro: O Segredo por Trás da Inovação

A grande novidade é que a Volkswagen escolheu o motor 1.6 MSI de quatro cilindros que equipa o popular Saveiro para ser o gerador de energia dos futuros modelos elétricos da Scout, linha 100% elétrica da marca. Mas por que um motor que tem raízes em um modelo simples, como a Saveiro, foi escolhido para essa tarefa tão importante? Vamos entender.

volkswagen amarok na estrada de terra
Foto: Divulgação/ Volkswagen

Guia do Conteúdo

O Motor 1.6 MSI: A Base da Inovação

O motor de Saveiro escolhido para ser o extensor de autonomia dos modelos da Scout já é um conhecido da indústria automotiva. Este motor 1.6 MSI é uma unidade aspirada, ou seja, não é turbo, o que o torna mais simples e econômico, com duas variações de potência: 90 cv e 110 cv, quando abastecido com gasolina. Além disso, há uma versão que é flex (etanol e gasolina) produzindo 116 cv, fabricada exclusivamente no Brasil. Este motor já foi utilizado em modelos como Golf e Fox, e agora, será ressignificado para uma função bastante diferente: gerar eletricidade.

A escolha do motor 1.6 MSI não é aleatória. Ele é compacto, eficiente e, provavelmente, o mais adequado para a função de gerador no novo sistema de extensão de autonomia. Sua instalação será feita na traseira dos modelos da Scout, de forma que ele não interfira no funcionamento do carro como um veículo elétrico. A ideia é que, em momentos de necessidade, o motor será acionado para alimentar o sistema elétrico e permitir que o veículo continue sua jornada sem depender exclusivamente das baterias.

A Missão da Volkswagen com a Linha Scout

A Volkswagen Scout é uma divisão relativamente nova, criada com a missão de produzir veículos 100% elétricos, mas com uma pegada mais robusta e off-road, pensando em aventuras e exploração de terrenos mais desafiadores. A linha terá SUVs grandes e caminhonetes com design agressivo e funcionalidade para quem deseja um veículo elétrico capaz de encarar estradas difíceis, sem perder a eficiência energética.

E para garantir que esses veículos possam ser usados em longas distâncias, a Volkswagen optou por usar o motor de Saveiro como extensor de autonomia, oferecendo a segurança de mais energia quando as baterias estiverem no fim, sem comprometer a experiência de condução elétrica.

Como o Novo Sistema Vai Funcionar nos SUVs e Caminhonetes da Scout

Agora, vamos entender como o sistema de extensor de autonomia vai funcionar na prática nos modelos da linha Scout.

  1. Carro Elétrico: O modelo da Scout começará como um carro totalmente elétrico, com um motor elétrico que movimenta as rodas e garante a experiência zero emissão de poluentes.
  2. Sistema de Autonomia Estendida: Quando as baterias do veículo estiverem com carga baixa e não houver estação de recarga próxima, o motor 1.6 MSI da Saveiro será acionado. Ele não movimentará as rodas, mas funcionará como um gerador de energia, recargando as baterias para que o veículo continue sua jornada sem interrupções.
  3. Eficiência Energética: O motor a combustão só será utilizado quando necessário, o que vai garantir que os modelos da Scout mantenham sua eficiência e autonomia aumentada, sem o uso constante de combustíveis fósseis.

Esse sistema é ideal para quem deseja um SUV grande ou uma caminhonete elétrica com autonomia estendida e a possibilidade de rodar por distâncias maiores, sem o receio de ficar sem carga. É uma maneira inteligente de combinar o melhor dos dois mundos: a sustentabilidade do carro elétrico com a segurança do motor a combustão quando necessário.

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O Futuro dos Carros Elétricos e a Inovação da Volkswagen

A Volkswagen está revolucionando o mercado automotivo ao integrar o motor de Saveiro em seus modelos da Scout para criar veículos com autonomia estendida. Esse conceito de REEV pode ser a chave para tornar os carros elétricos ainda mais acessíveis e viáveis para longas distâncias, sem comprometer a experiência de condução 100% elétrica.

Dianteira da VW Saveiro 2025
Foto: Reprodução/Volkswagen

A escolha do motor 1.6 MSI, um motor tradicional da marca, como gerador de energia, mostra como a Volkswagen está sendo criativa e inovadora ao criar soluções para os desafios da mobilidade elétrica. Para os consumidores que buscam um SUV gigante ou uma caminhonete robusta com funcionalidade off-road, mas não querem abrir mão dos benefícios da eletricidade, a Volkswagen parece ter encontrado a solução perfeita.

Nos próximos anos, esse conceito poderá ser expandido para outros modelos e até outras montadoras, tornando os carros elétricos cada vez mais acessíveis, eficientes e práticos para o dia a dia, além de resolver um dos maiores desafios da atualidade: a autonomia limitada.

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Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares e passar mais tempo com a família.
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