VW Virtus 2023: Preço, Ficha técnica e média de Consumo

Conheça o novo Virtus 2023 que será lançado na Índia, chegando com um novo design e diversas outras mudanças técnicas que virão.

O modelo Virtus da Volkswagen é um modelo que nasceu aqui no Brasil, porém o novo modelo de 2023 será lançado primeiramente na Índia, com a sua estreia começará a ser comercializado nos próximos meses.

Todo o design foi refeito e arrumado, além das alterações no interior que são tanto técnicas, quanto visuais que deram um estilo mais esportivo ao carro.

Além disso, as tecnologias e itens foram melhorados, adicionando novos confortos e maior segurança para os passageiros e motoristas.

O carro também traz uma proposta de dar um estilo esportivo a direção e design do carro melhorando a experiência do motorista.

Uma reestilização completa

O design foi desenvolvido na Ásia e segundo a marca ele será vendido em mais de 25 países, mesmo que para o Brasil a nossa versão possa chegar com algumas mudanças, assim como ocorreu com o Polo.

Segundo alguns teasers liberados pela marca o carro chegará com um design mais esportivo, diferente do que estamos acostumados, além de uma dianteira maior, com suas entradas de ar cromadas.

VW Virtus 2023 vermelho, com detalhes pretos rodando em uma cidade
VW Virtus 2023, feito para a estrada. Foto: divulgação.

A parte do para-choque foi o que mais mudou, recebendo uma reestilização e ficando muito próxima a do Jetta dos EUA, além das luzes de rodagem diurna em LED na parte inferior frontal do veículo.

Outra mudança que deu uma nova cara ao carro é um contorno cromado que recebeu na sua parte inferior, junto de mudanças em suas luzes de neblina que ficaram maiores e mudaram para a horizontal.

Houve mudanças na traseira também, onde basicamente só mexeram nas lanternas, mantendo seu formato antigo, mas mudando a linha de led interna, deixando-a mais fina.

Confira mais detalhes do VW Virtus 2022!

Com essa mudança, o tamanho foi consequentemente alterado, tendo agora 4.561 m de comprimento, 1,752 m de largura e 1,507 m de altura, e mantém o seu porta-malas com capacidade de 521 litros.

As mudanças não se limitam apenas ao exterior, o interior sofreu algumas mudanças, mesmo que sutis, como a siada de ar na área do passageiro que ficou mais fina e comprida, os botões do farol acabaram ficando ainda mais afastados do resto, ganhando um novo acabamento.

O volante também foi mudado, junto da alavanca que agora é de transmissão automática, e novos comandos para o ar-condicionado.

Versão Virtus GTS 2023

O Virtus conta também com uma variante GTS, a famosa versão mais acessível do Jetta GLI, na verdade o Virtus GTS é tão potente quanto o Jetta 1.4 GLI. Sendo que o Virtus trocou a sua motorização 1.0 TSI de três cilindros, por uma 1.4 TSI de quatro cilindros.

A alteração de propulsor fez com que o modelo ganhasse mais 22 cv de potência, ficando agora com incríveis 150 cv a 5.000 rpm, o carro também recebeu mais torque, agora ele possui 25,5 kgf.m a 4.000 rpm, 5,1 kgf.m a mais que antes.

Foto de um Virtus 2023 GTS 2023
Foto: Divulgação.

O modelo também tem um grafismo novo, tanto externo com detalhes vermelhos e o símbolo GTS, que fica aparente na carroceria e grade do carro, quanto nos detalhes vermelhos, da dianteira do carro, o Virtus ainda apresenta uma reformulação na sua aerodinâmica, porém é coisa leve, essa variante também conta com as mesmas rodas da versão highline.

O Virtus GTS apresenta uma estruturação reajustada, com amortecedores reformulados, freios ajustados, e aerodinâmica realocada, segundo os engenheiros da VW, o carro ficou extremamente bem temperado, sendo ele uma das versões mais completas e qualificadas em sua estrutura, um carro com estabilidade, potência, frenagem e bastante tecnologia.

Atualmente o modelo está sendo negociado no mercado pelo valor de R$ 104.940,00, e neste valor está incluso também o seu pacote visual interno, que conta com detalhes em vermelho, na manopla do câmbio, adesão de couro em alguns lugares e também detalhes em preto no revestimento geral do carro.

Motor da VW Virtus 2023

O novo motor do modelo esportivo será um 1.5 de 250 TSI a combustão flex que consegue gerar uma potência de até 150 cv e um torque de 25,5 kgf.m. O modelo deve também ganhar um câmbio automatizado de embreagem dupla com sete marchas.

O sedã também deve ganhar uma versão 1.0 turbo de 115 cv de potência e um torque de 17,8 kgf.m. com seis marchas.

Lateral do Virtus 2023, vermelho escuro, com detalhes pretos, parado em um fundo branco
Lateral do Virtus 2023, lançamento da Índia. Foto: divulgação.

A tecnologia de TSI de 200 Nm de torque é o que dá para o veículo a sensação de desempenho e deslocamento, fazendo o carro ter maior velocidade “explosiva”, melhorando o desempenho do carro em subidas, e ultrapassagens, tornando-as muito fáceis.

A transmissão é automática de seis velocidade de maior suavidade nas subidas e trocas de marcha rápidas, tendo a opção de trocas manuais sequenciais Tiptronic.

Os freios do Virtus são a disco nas quatro rodas, ajudando o carro em sua performance, sendo muito útil em subidas ou decidas íngremes.

Consumo do VW Virtus 2023

O motor é flex, então pode ser alimentado tando por gasolina, quanto pelo etanol, sendo que, segundo a marca, não há diferença de desempenho.

Virtus 2023 preto de lado em um chão asfaltado com um céu azul
Novo VW Virtus 2023, enfrenta desafios. Foto: divulgação

O novo motor também é feito para gerar a maior potência com o menor consumo, o que é um ponto positivo em relação ao carro. Com o etanol, o carro pode rodar cerca de 8,2 km por litro dentro da cidade, e 9,5 km por litro na estrada. E sendo alimentado por gasolina, o carro consegue rodar cerca de 11,9 km por litro na cidade e 13,8 km por litro na estrada.

Interior do VW Virtus é completo?

De tecnologias, o carro possui uma tela digital de 8 polegadas (ca. 20 cm), uma multimídia com compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay e carregador de celular sem fio.

Interior do novo Virtus 2023 com estofamento preto e detalhamento em vermelho
Interior do novo Virtus 2023, esportivo e confortável. Foto: divulgação.

O carro possui 6 airbags para a maior segurança dos passageiros e um controle de estabilidade que gera uma direção mais confortável ao veículo. Outros pontos que valem a pena citar são os oito alto-falantes no sistema de som, seu teto solar, faróis de LED e seus bancos dianteiros ventilados.

Confira o VW UP! 2022

Segurança do Virtus 2023

O carro ganhou um sistema de frenagem automática Pós-colisão, que freia o carro de forma sistemática, logo após a batida para evitar segundos acidentes.

Parte de cima do VW Virtus 2023 vermelho, com tetos e detalhes pretos em um fundo branco
Parte de cima do VW Virtus 2023. Foto: divulgação

Todos os modelos ganharam 4 airbags, sendo dois frontais e dois laterais para evitar impactos na cabeça e tórax.

Itens da série

Confira a baixo a lista completa dos equipamentos do Virtus 2023:

  • “HHC” (Hill Hold Control) – Assistente para partida em subidas
  • “Mode” – Seleção do perfil de condução (Normal / Esporte / Eco / Individual)
  • “Piloto automático” – controle automático de velocidade
  • Airbags dianteiros com desativação do passageiro (2) e laterais para os ocupantes dianteiros (2)
  • Alerta sonoro e visual de não utilização dos cintos de segurança dianteiros
  • Alto-falantes (6)
  • Antena no teto
  • Apoios de cabeça no banco traseiro com ajuste de altura (3)
  • Apoios de cabeça para bancos dianteiros
  • Ar-condicionado digital “Climatronic” com filtro de poeira e pólen
  • Banco do motorista com ajuste milimétrico de altura
  • Banco traseiro com encosto rebatível bi-partido
  • Bancos dianterios esportivos com inscrição GTS
  • Cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura e pré-tensionador
  • Cintos de segurança traseiros automáticos de 3 pontos (inclusive o central)
  • Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade
  • Console central
  • Controle eletrônico de estabilidade (ESC), Controle de tração (ASR) e Bloqueio eletrônico do diferencial (EDS)
  • Câmera traseira
  • Descanso de braço dianteiro com porta-objetos, saídas de ar traseiras e entrada USB
  • Detector de fadiga
  • Direção elétrica
  • Espelho retrovisor interno eletrocrômico
  • Espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis e rebatíveis com função tilt-down no lado direito
  • Faróis de neblina com função “Cornering light” (luz de conversão estática)
  • Faróis Full LED
  • Fixação da cadeirinha de criança com sistema ISOFIX® / Top tether
  • Função ECO
  • Fárois com função “coming/leaving home” e luz de condução diurna em LED ao lado dos faróis de neblina
  • Grade do radiador em preto brilhante com inserto vermelho
  • Iluminação do porta-luvas
  • Iluminação no porta-malas
  • Instrumento combinado digital (Active Info Display)
  • Luzes de leitura dianteira e traseiras
  • Manopla de transmissão em couro
  • Maçanetas das portas e espelhos retorvisores em preto
  • Motor 1.4 TSI
  • Norma de emissão, PL7 BR
  • Palhetas do limpador de para-brisa com design aerodinâmico
  • Para-choque esportivo GTS
  • Para-sóis com espelhos iluminados para motorista e passageiro
  • Pedaleiras esportivas
  • Pneus 205/50 R17
  • Regulagem automática e dinâmica dos faróis
  • Revestimento de coeficiente de penetração aerodinâmica
  • Revestimento do assoalho standard
  • Revestimento do porta-malas (versão 2)
  • Revestimento dos bancos parcialmente em couro sintético
  • Rodas de liga leve 17″
  • Sem iluminação ambiente externa
  • Sem serviço online
  • Sensor de chuva e crepuscular
  • Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
  • Sistema “Kessy” – acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor
  • Sistema de alarme com comando remoto (Keyless)
  • Sistema multimidia “VW Play” tela de 10,1″ touchscreen e App-Connect
  • Sistema Start-Stop
  • Sistemas de controle da perda de pressão pneus e sistema de frenagem automática pós colisão “Post Collision Brake “
  • Sobretapetes dianteiros e traseiros em carpete
  • Transmissão automática de 6 velocidades
  • Veículos sem disposições especiais de revalorização do produto
  • Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função “one touch” nos dianteiros
  • Volante multifuncional revestido em couro com “shift-paddles”.

Veja agora o novo VW Fox 2023

Qual o preço do VW Virtus 2023?

Atualmente o Virtus é o sedan de entrada da VW, com um valor bem robusto, confira:

  • Comfortline 200 TSI – R$ 113.880,00
  • Highline 200 TSI – R$ 113.880,00
  • GTS 250 TSI – R$ 148.920,00
Virtus 2023 em seu lançamento, com a vor vemelha em um palco com iluminação colorida
Virtus 2023 em seu lançamento, novo carro da marca. Foto: divulgação

O modelo já foi flagrado nas ruas brasileiras rodando, com sua camuflagem, junto do novo polo, o que pode indicar que o modelo ganhará uma versão com design diferente para o nosso país.

Conheça do sedã Volkswagen Voyage 2023

Ficha técnica do Virtus 2023

sobre o veículo, com os dados técnicos, além de ter maior precisão em relação ao veículo, você pode utilizar como uma forma de comparação com outros veículos, ou apenas utilizar para ampliar seu estudo sobre o carro.

Ano2023
PreçoA partir de R$ 113.880,00
MotorCombustão
CombustívelFlex
Seguro médioR$ 5.200
IPVA médioR$ 4.600
Garantia3 anos
CategoriaSedan
PorteCompacto
Passageiros5 pessoas
Portas4 portas

Motorização

Potência128 cv (A) 116 cv (G) a 5500 rpm
Torque20,4 kgf.m a 2000 rpm
Motor1.0
Cilindros3 cilindros em linha
Válvulas por cilindros4
Cilindradas999 cc
Diâmetro74,5 mm
Curso76,4 mm
AlimentaçãoInjeção direta
AspiraçãoTurbo
Velocidade máxima194 km/h

Transmissão

CâmbioAutomático AQ250
Marchas6
TraçãoDianteria
AcoplamentoConversor de torque

Dimensão

Altura1472 milímetros
Largura1751 milímetros
Extensão4482 milímetros
Entre eixos2651 milímetros
Capacidade do porta-malas521 litros³
Peso1192 kg
Tanque52 litros

Suspensão

DianteiraIndep. McPherson com mola helicoidal
TraseiraIndep. Eixo de torção com mola helicoidal

Freios

DianteiroDisco ventilado
TraseiroDisco sólido

Direção

AssistênciaElétrica
Diâmetro de giro10,3 m

Pneus

Dianteiro205/50 17”
Flanco103 mm
Traseiro205/50 17 “
Flanco103 mm

Conheça o novo Sedã da VW, o Jetta 2023

Vídeo

Veja agora um vídeo falando mais sobre esse novo modelo da Volkswagen que já está sendo testado aqui no Brasil:

A apresentação oficial do novo Virtus 2023 deve ser em breve. O carro vai ficara diferente do Polo e quer atingir os antigos donos de Jetta. Será que a estratégia da VW vai dar certo?

Gostou do nosso conteúdo? Quer conhecer mais sobre os novos lançamentos de 2023? Acesse o site Agora Motor e fique por dentro do mundo do automobilismo.

O que achou desse nosso conteúdo? Esquecemos de mencionar alguma coisa? Tem algum novo lançamento que quer que falemos? Deixe seus feedbacks aqui embaixo nos comentários.

Veja mais do VW Virtus 2024!

Aproveite e veja a Tabela FIPE do Virtus 2023 e confira seus preços!

Perguntas Frequentes

Quando será lançado o VW Virtus 2023?

Na Índia, o modelo já foi lançado, e no Brasil, ainda é incerta sua data de lançamento, porém especula-se que será divulgada em breve pela Volkswagen.
O modelo já foi flagrado nas ruas brasileiras rodando, com sua camuflagem, junto do novo polo, o que pode indicar que o modelo ganhará uma versão com design diferente para o nosso país.

Qual o preço do VW Virtus 2023?

Atualmente o Virtus é o sedan de entrada da VW, com um valor bem robusto, confira:
Comfortline 200 TSI – R$ 113.880,00
Highline 200 TSI – R$ 113.880,00
GTS 250 TSI – R$ 148.920,00

Quais são as principais características técnicas do W Virtus 2023?

O Virtus 2023 possui motores TSI que garantem potência e economia. A versão de entrada tem um motor 1.0 turbo de 116 cv e 16,5 kgfm de torque. A partir da versão Comfortline, o motor é um 1.0 turbo de 128 cv e 20,4 kgfm de torque. A versão Exclusive tem um motor exclusivo de 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgfm de torque.

Qual é a média de consumo do W Virtus?

Segundo dados do Inmetro, o consumo médio do W Virtus varia conforme a versão:
Versão manual: 13,8 km/l (cidade) e 16,3 km/l (estrada) com gasolina.
Versão automática: 12,4 km/l (cidade) e 15,6 km/l (estrada) com gasolina.

O que mudou no interior do Virtus 2023?

O interior sofreu algumas mudanças sutis, como a saída de ar na área do passageiro que ficou mais fina e comprida, os botões do farol acabaram ficando ainda mais afastados do resto, ganhando um novo acabamento. O volante também foi mudado, junto da alavanca que agora é de transmissão automática, e novos comandos para o ar-condicionado.

Qual é a novidade sobre a versão Virtus GTS 2023?

O Virtus GTS agora possui uma motorização 1.4 TSI de quatro cilindros, com mais 22 cv de potência em relação à versão anterior. Além disso, apresenta um grafismo novo, detalhes vermelhos e o símbolo GTS aparente na carroceria e grade do carro, além de uma estruturação reajustada com amortecedores reformulados, freios ajustados e aerodinâmica realocada.

5/5 - (1 votos)
Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Renault Desempenho dos Hatches no Brasil: Análise de Julho e Tendências!

No mercado automotivo brasileiro, o segmento de hatches continua a ser um dos mais significativos,…

Ivan Gustavo Willemann
Volkswagen Lançamento da VW Saveiro 2025 no Brasil!

A Volkswagen apresenta a nova VW Saveiro 2025, trazendo ao mercado brasileiro uma picape renovada…

Ivan Gustavo Willemann
Volkswagen VW Amarok: Descubra os Problemas Crônicos!

A Volkswagen Amarok é reconhecida pela sua robustez e desempenho, mas também enfrenta uma série…

Ivan Gustavo Willemann
Volkswagen Volkswagen T-Cross 2025: Visual Aprimorado e Mais Segurança, mas Acabamento Deixa a Desejar!

O Volkswagen T-Cross é atualmente o SUV mais vendido do mercado nacional, mostrando que seu…

Ivan Gustavo Willemann
Chevrolet Versões raras valem a pena no mercado de usados!

No mercado de carros usados, é fácil se perder em meio a tantas opções disponíveis….

Ivan Gustavo Willemann
Deixe seu comentário