O primeiro protótipo Ferrari 365 GTB/4 Daytona está à venda

A RM Sotheby’s está disponibilizando para venda o primeiro protótipo 365 GTB/4 Daytona da Ferrari, um dos veículos mais cobiçados da história da marca. O modelo 364 GTB/4 Daytona, também conhecido como o Daytona, é um dos automóveis GT mais famosos e reconhecidos de todos os tempos. Depois de mais de 20 anos em posse de uma única família, o Chassis 10287 está à venda.

Esse é o protótipo original do que se tornaria um dos carros mais memoráveis ​​da Ferrari. Segundo a listagem, o número do chassi 10287 foi usado para o modelo 275 GTB/4, feito de aço tubular e uma distância entre eixos medindo 2.400 mm (uma distância compartilhada tanto pelo modelo 275 GTB/4 quanto pelo modelo 365 GTB/4).

Guia do Conteúdo

O motor Colombo único

O primeiro protótipo Ferrari 365 GTB/4 Daytona está à venda
Fonte: Roadand Track.

O coração do automóvel é um motor Colombo completamente singular, que não seria visto em nenhum outro carro rodoviário da Ferrari naquela época. Internamente designado como Tipo 243, ele é equipado com cárter seco, cabeçotes de três válvulas em vez das quatro válvulas por cilindro usuais, ignição dupla, duas velas por cilindro e é coberto por seis carburadores Weber 40 DCN18. O bloco em si é baseado no modelo 330 GT, mas foi aumentado para 4.380 cc. Vale ressaltar que esse motor completamente único e radicalmente redesenhado tem semelhanças com os motores encontrados nos protótipos de corrida 330 P4, o carro de corrida que venceu numerosas corridas e garantiu seu lugar nos livros de história após sua memorável dobradinha com um modelo 412 P chegando em terceiro lugar nas 24 Horas de Daytona de 1967.

O automóvel passou por uma restauração completa, foi exibido no museu da Ferrari e certificado pela Ferrari Classiche. É praticamente um dos melhores Ferraris antigos existentes. Não se sabe o valor que será vendido, mas considerando que um Daytona encontrado em um celeiro em péssimas condições e sem nenhum valor histórico foi vendido por US$ 2,2 milhões, certamente não será barato.

Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Esqueceu o celular no Uber? O que realmente acontece e quem paga a conta

Perder o celular é sempre um momento de tensão, e quando isso acontece em um…

Gabriel Schmoller
Notícias Nova Ducati Monster V2 2026 promete revolução no visual e na performance

A Ducati está prestes a apresentar uma das atualizações mais esperadas do mundo das duas…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo sedã híbrido da Geely custa menos que muito SUV e é cheio de tecnologia

O mercado automobilístico global está passando por uma transformação intensa, impulsionada por avanços tecnológicos e…

Gabriel Schmoller
Notícias BYD prepara SUV híbrido compacto que promete surpreender o mercado

A BYD confirmou que o SUV compacto Yuan Pro ganhará, em 2026, versões híbridas plug-in,…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Nissan Leaf 2026 vira SUV e promete autonomia de 600 km

O Nissan Leaf está prestes a renascer de forma surpreendente. O modelo, que foi um…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário