Como o Nissan 240Z redefiniu a percepção global de carros esportivos japoneses

A Nissan Motors USA surpreendeu o mercado americano em 1970 ao apresentar o Nissan 240Z, conhecido anteriormente como Datsun 240Z. Inspirado nos carros esportivos europeus, o modelo transformou a imagem dos carros esportivos japoneses para sempre.

O presidente da Nissan Motors USA, Yutaka Katayama (também chamado de Mister K), trouxe o Nissan 240Z para os Estados Unidos. Com seu visual esportivo deslumbrante, ele conquistou o mercado americano. O modelo Datsun/Nissan 240Z era considerado um carro “personal” GT, adequado tanto para corridas quanto para uso diário.

A versão exportada do 240Z vinha equipada com um motor 2.4 de seis cilindros, capaz de produzir 151 cavalos de potência, tornando-o um carro rápido nas estradas e pistas com uma velocidade máxima superior a 125 mph, mais veloz do que muitos carros esportivos da época. Além disso, era confortável para dirigir e se saía bem em estradas sinuosas.

Como o Nissan 240Z redefiniu a percepção global de carros esportivos japoneses
Como o Nissan 240Z redefiniu a percepção global de carros esportivos japoneses

A Nissan utilizou a Europa como inspiração para o estilo do Datsun 240Z. Embora lembrasse o Jaguar XKE da época, o modelo não era uma cópia. A produção do 240Z foi acelerada para atender a demanda dos fãs americanos e superar outros importados como BMW e Jaguar.

Guia do Conteúdo

Um divisor de águas

O Datsun/Nissan 240Z mudou a percepção dos carros esportivos japoneses. Antes deste modelo, os fabricantes japoneses apenas imitavam os carros ocidentais. Mas com este primeiro modelo Z-car da Nissan, o Japão mostrou ao mundo do que era capaz quando trabalhava sozinho. Assim começava a história da Nissan Z car, que deu origem ao 260Z e ao 280Z, antes de partir para números maiores.

O Datsun/Nissan 240Z foi um dos carros mais importantes da Nissan em todos os sentidos e é considerado o carro halo que iniciou tudo. Mais tarde vieram outros modelos como o GT-R, Honda NSX e Mazda RX-7, bem como vários outros carros esportivos japoneses. A percepção de carros esportivos japoneses continua até hoje com o recente modelo da Nissan Z e outras joias do Japão, incluindo o Toyota Supra.

Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

Avalie esse artigo

Gustavo Herdt
Redator online do Portal Agora Motor, é apaixonado pelo mundo automobilístico, sempre antenado a todas as novidades do universo sob rodas e pronto para produzir um conteúdo verídico e de qualidade para compartilhar com os leitores.
Posts relacionados
Notícias SUVs de R$ 200 mil: BYD Song Pro ou Hyundai Creta? A resposta surpreende

O mercado automotivo brasileiro vive um momento de transformação. A chegada de marcas chinesas, como…

Gabriel Schmoller
Notícias Chegou no Brasil: o elétrico de 517 cv da Audi que vai virar referência

A Audi acaba de trazer ao Brasil o novo SQ6 Sportback e-Tron, um SUV-cupê elétrico…

Gabriel Schmoller
Notícias Caoa Chery Tiggo 7 2026: preços, novidades, ficha técnica e muito mais

O Caoa Chery Tiggo 7 2026 chega ao mercado brasileiro com importantes aprimoramentos, mantendo o…

Gabriel Schmoller
Notícias Novo Honda HR-V híbrido flex promete revolucionar o mercado brasileiro em 2028

A Honda prepara uma virada histórica em sua presença no Brasil. O tão aguardado HR-V…

Gabriel Schmoller
Notícias 5 carros incríveis que deveriam estar à venda no Brasil agora

O mercado automotivo brasileiro está sempre em expansão, mas ainda há lacunas claras na oferta…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário