Stellantis terá três híbridos nacionais e o Fiat Pulse pode ser o primeiro

A Stellantis, conglomerado que engloba marcas como Fiat, Jeep, Citroën e Peugeot, tem planos de produzir veículos híbridos no Brasil. A meta da empresa é ter 20% de seus modelos eletrificados até 2030. Para alcançar essa meta, o grupo aposta em três tipos de conjuntos mecânicos que darão suporte a todas as suas marcas.

O primeiro conjunto será o mais acessível, do tipo BSG (Belt Starter Generator), conhecido como híbrido-leve. Este modelo oferece economia de combustível entre 10% e 20%. Os outros dois conjuntos serão híbrido convencional (HEV) e híbrido do tipo plug-in (PHEV).

Segundo Marcio Tonani, vice-presidente de engenharia para América do Sul da Stellantis, os três conjuntos poderão ser acoplados às principais plataformas da empresa no Brasil, incluindo a base MLA dos modelos Fiat Pulse e Fiat Fastback, CMP dos Citroën C3 e Peugeot 208, e Small Wide dos pernambucanos Fiat Toro, Jeep Renegade, Jeep Compass e Jeep Commander.

Stellantis terá três híbridos nacionais e o Fiat Pulse pode ser o primeiro
Stellantis terá três híbridos nacionais e o Fiat Pulse pode ser o primeiro

O primeiro modelo híbrido-flex nacional da empresa será lançado em 2024, mas a identidade do modelo ainda não foi revelada. A tecnologia estará disponível para todas as marcas da Stellantis. A definição de quais marcas e modelos a utilizarão será baseada em estratégias de mercado que serão definidas mais à frente.

Tudo indica que o primeiro modelo com essa tecnologia seja o Fiat Pulse, seguido pelo irmão Fastback. Posteriormente, outros modelos do portfólio também ganharão versões eletrificadas sempre com motorização flex associada.

Além disso, a empresa também aposta no uso do etanol como combustível. O combustível será adotado nos conjuntos híbridos como motorização flex e de forma exclusiva no motor 1.3 turbo, atualmente entregando 185 cv de potência e 27 kgfm de torque com o biocombustível.

Com essas iniciativas, a empresa espera contribuir com a redução da emissão de gases poluentes pelos veículos e com um aumento na eficiência energética dos mesmos.

Deixe a sua opinião logo abaixo, e aproveite para ler mais notícias no nosso portal Agora Motor! A sua nova revista eletrônica com absolutamente tudo sobre veículos no Brasil e no mundo. Avalie a nossa matéria com as estrelas a seguir, e confira também a Tabela FIPE e fique por dentro do mercado!

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias Marca chinesa desenvolve motor a combustão antes impensável

No maior mercado do mundo para veículos 100% elétricos seria natural concluir que motores a…

Fernando Calmon
Notícias Promoção do VW Virtus Highline surpreende com taxa zero e bônus alto

A Volkswagen está encerrando outubro com uma campanha agressiva para o Virtus Highline, um dos…

Gabriel Schmoller
Notícias Omoda 7 2026 chega para desafiar Haval H6 e BYD Song Plus

A Omoda apresentou oficialmente o aguardado Omoda 7 2026, um SUV médio híbrido plug-in que…

Gabriel Schmoller
Notícias Porsche anuncia fim do Macan a combustão e foca no elétrico

A Porsche segue em uma transformação global, acelerando a eletrificação de sua linha e gradualmente…

Gabriel Schmoller
Notícias Nova BMW F 450 GS 2026 promete revolucionar o mercado de trails

A BMW F 450 GS 2026 está prestes a chegar ao público mundial, consolidando a…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário