Chegando no Brasil, proprietários do Aito M7 fazem protesto na frente de concessionária
Em um ato marcado pela insatisfação, proprietários do SUV elétrico Aito M7, fruto da colaboração entre a empresa Seres e a gigante tecnológica Huawei, manifestaram-se em uma concessionária em Wuhan, na China. Os motivos que levaram a essa mobilização incluem extensos prazos de entrega, serviço pós-venda aquém do esperado e frequentes atualizações do veículo, gerando desconforto entre os consumidores.
O grupo de manifestantes, autodenominados “180.000 ignorados”, expressou sua insatisfação por meio de faixas que destacavam a ausência de canais efetivos para resolução de suas queixas. Importante notar que a Seres desempenha o papel de fabricante do automóvel, ao passo que a Huawei contribui com componentes essenciais e software, além de comercializar o Aito M7 em suas lojas especializadas. Adicionalmente, a marca Aito possui uma ampla rede de concessionárias independentes pelo território chinês.

A linha Aito engloba três modelos de SUVs: M5, M7 e M9. Dentre eles, o M7 destaca-se por ser o líder em vendas. Apresentado ao mercado chinês em julho de 2022, o modelo só veio a ganhar proeminência após uma significativa atualização em setembro de 2023, que resultou na redução do preço inicial em 40.000 yuans (aproximadamente R$ 33.000). Essa estratégia impulsionou as vendas do Aito M7, fazendo dele um dos veículos mais vendidos na China, com mais de 69.500 unidades comercializadas apenas no primeiro trimestre de 2024. A versão mais recente foi lançada em 1º de junho de 2024.
O modelo M7 é um SUV de porte médio-grande desenvolvido a partir da plataforma Dongfeng iX7, adaptada pela Seres e Huawei para o contexto elétrico. O veículo possui dimensões generosas, medindo 5.020 mm de comprimento, 1.945 mm de largura, 1.760 mm de altura e conta com um entre-eixos de 2.820 mm, disponível nas configurações de cinco ou seis assentos.

Este SUV é movido por um sistema elétrico com extensor de alcance (EREV), combinando um motor a gasolina de 1.5 litros e um motor elétrico traseiro de 200 kW (272 cv). Para aqueles que preferem mais potência, há a variante AWD equipada com dois motores elétricos que juntos entregam 330 kW (443 cv). Os preços variam entre 249.800 e 329.800 yuans (de R$ 181.000 a R$ 240.000).
A rápida desvalorização dos modelos anteriores à atualização desencadeou o protesto entre os proprietários, alguns dos quais reportaram esperas de até 100 dias pela entrega do veículo novo, para logo em seguida presenciarem o lançamento da versão atualizada.
As críticas ao pós-venda também foram evidentes durante o protesto, com destaque para uma faixa que advertia: “Você vai se arrepender depois de comprar”, embora não detalhasse os problemas enfrentados pelos consumidores. Notavelmente, a concessionária não apenas permitiu a realização do protesto como também ofereceu água e guarda-chuvas aos participantes.
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Lançamento no Brasil
Enquanto isso no Brasil, o Aito M7 foi introduzido ao mercado sob o nome Seres M7 e já está disponível para pré-venda. No final do ano anterior, foi anunciado que o SUV elétrico estaria à venda regularmente em abril; contudo, até o presente momento, segue apenas como opção de reserva sem definição oficial do preço.
Este caso destaca as crescentes expectativas dos consumidores relacionadas à inovação no setor automobilístico e os desafios enfrentados pelas empresas para equilibrar inovação contínua com satisfação do cliente.
