Fiat Toro e Jeep Commander Adotam Novo Motor 2.2 Turbodiesel da Rampage em 2025
Em 2025, o mercado automotivo brasileiro passará por uma importante mudança, com a implementação do Proconve L8 (Programa de Controle de Poluição por Veículos), que trará regulamentações mais rigorosas para as emissões de poluentes, com o objetivo de reduzir a poluição gerada pelos veículos.

Com a adoção dessas novas normas ambientais, muitos motores atualmente disponíveis no Brasil terão de ser descontinuados, pois não atenderão aos requisitos exigidos para as emissões. A Stellantis, uma das maiores fabricantes de automóveis do país, se antecipou a essa mudança e já iniciou a implementação de um novo motor para seus modelos a diesel, o motor 2.2 turbodiesel da família Multijet II, que substituirá gradualmente o motor 2.0 turbodiesel atualmente em uso.
Guia do Conteúdo
A Estreia do Motor 2.2 Turbodiesel: De Rampage para Outros Modelos da Stellantis
O motor 2.2 turbodiesel da Stellantis estreou no Brasil no modelo Ram Rampage 2025, que também chegou com outras novidades, como a versão inédita Big Horn, de entrada. Agora, a Stellantis planeja estender o uso desse novo propulsor para outros modelos da marca que saem da fábrica de Goiana, em Pernambuco, com opções a diesel. A primeira picape a receber a atualização será a Fiat Toro, seguida pelo Jeep Commander, e talvez até o Jeep Compass. Essa mudança promete trazer benefícios significativos tanto em termos de desempenho quanto de eficiência, já que o motor 2.2 turbodiesel Multijet II oferece números superiores ao antigo 2.0, que está em uso há mais de uma década no Brasil.
O motor 2.2 Multijet II oferece uma potência de 200 cv e 45,5 kgfm de torque, acompanhado de uma transmissão automática de nove marchas. Esse novo conjunto mecânico supera o antigo motor 2.0 turbodiesel (Multijet I), que tinha 170 cv de potência e 38,8 kgfm de torque, com câmbio automático de nove marchas. Em termos de desempenho, a diferença é notável, e a atualização promete deixar os modelos da Fiat e Jeep mais fortes e econômicos.
Desempenho e Eficiência: O Novo Motor 2.2 Multijet II
Além de uma potência superior, o novo motor 2.2 turbodiesel também se destaca pela sua eficiência no consumo de combustível. A nova geração do motor, já disponível na linha 2025 da Ram Rampage, apresenta um consumo de 10,6 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada, segundo os dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). Em comparação, o motor 2.0 Multijet I, que ainda equipa vários modelos da Stellantis, apresenta uma eficiência um pouco inferior, com 9,9 km/l em ciclo urbano e 12,4 km/l nas rodovias. Essa melhoria no consumo é um reflexo direto das inovações tecnológicas que acompanham o novo motor, tornando os veículos mais econômicos sem comprometer o desempenho.
A Confusão com a Fiat Titano
Uma dúvida comum que surgiu com o lançamento do novo motor 2.2 turbodiesel da Ram Rampage é se ele seria o mesmo motor utilizado na picape Fiat Titano. Embora ambos os motores compartilhem a mesma designação “2.2 turbodiesel”, eles são, na verdade, diferentes em termos de estrutura e configuração. O motor que equipa a Fiat Titano (uma picape média que está para ser lançada) é baseado no mesmo propulsor da Fiat Ducato, e tem uma disposição longitudinal do trem de força. Já o motor 2.2 turbodiesel da Ram Rampage foi projetado com o trem de força transversal, sendo adaptado para uma configuração mais compacta e eficiente para picapes médias e SUVs.
Além disso, os números de desempenho também são distintos. O motor da Titano entrega 180 cv de potência e 40,8 kgfm de torque, com câmbio manual ou automático de seis marchas, enquanto o motor da Rampage possui 200 cv e 45,5 kgfm de torque, combinado a um câmbio automático de nove marchas. Em resumo, não há relação entre os motores, apesar de haver confusão no mercado devido à semelhança nos números de cilindrada.

Atualização da Família Multijet: O Fim do 2.0 Turbodiesel
O motor 2.0 turbodiesel da Stellantis é utilizado no Brasil desde 2015, tendo sido inicialmente introduzido no Jeep Renegade, nas versões Sport, Longitude e Trailhawk. Após seu sucesso inicial, o propulsor foi incorporado aos demais modelos da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) – atual Stellantis –, incluindo a Fiat Toro e o Jeep Compass. No entanto, já há algum tempo circulam rumores de que o motor 2.0 turbodiesel estaria com os dias contados, em razão de sua incapacidade de atender às novas exigências de emissão de poluentes.
O processo de substituição desse motor já começou com o Jeep Renegade na linha 2022, quando ele foi substituído pelo motor 1.3 turbo flex, com tração 4×4. A Ram Rampage também deixou de oferecer o motor 2.0 turbodiesel em sua linha 2025. Agora, é a vez da Fiat Toro de adotar o motor 2.2 turbodiesel, que promete melhorias significativas no desempenho e na economia de combustível. A expectativa é que a configuração diesel da Toro seja mantida, mas com algumas alterações nas versões. Há rumores de que o motor 2.2 seja disponibilizado apenas na versão Ranch, enquanto a versão Ultra, mais voltada ao público urbano, passaria a contar com uma motorização flex, em consonância com as tendências do mercado brasileiro.
A Fiat Titano e a Produção Local
A picape Fiat Titano, que se prepara para ser lançada no Brasil, também deverá receber o motor 2.2 turbodiesel. No entanto, a versão da Titano será equipada com uma transmissão automática diferente: a picape média da Fiat contará com uma caixa de câmbio automática de oito marchas, enquanto modelos como a Fiat Toro e o Jeep Commander terão câmbio automático de nove marchas. O motor 2.2, já presente na Rampage, deverá ser adaptado para atender às especificidades da picape média da Fiat, que será produzida localmente.
A Stellantis já confirmou investimentos significativos na fábrica de Córdoba, na Argentina, no valor de R$ 2 bilhões, e parte desse montante será destinada à produção local da Fiat Titano. Atualmente, a picape é montada em Montevidéu, no Uruguai, por meio do arranjo CKD (completa knock down). Com a produção local da Titano, espera-se que o modelo seja mais competitivo em termos de custo e mais acessível para o mercado brasileiro.
O Futuro do Jeep Compass
Em relação ao Jeep Compass, a situação é um pouco diferente. Embora o Compass também seja um modelo popular da Stellantis no Brasil, ele deve demorar mais tempo para adotar o novo motor 2.2 turbodiesel. A próxima geração do Compass deve estrear entre 2026 e 2027 no Brasil, e é possível que o motor 2.2 turbodiesel seja incorporado apenas quando o modelo passar por uma reestilização mais profunda.
Atualmente, a versão diesel do Compass está suspensa devido à “alta demanda” por outras motorização. A Stellantis ainda não confirmou a inclusão do motor 2.2 no Compass da geração atual, mas é possível que a marca opte por manter a versão diesel até a renovação completa do modelo. Se a versão atual do Compass for mantida por mais alguns anos, é provável que surjam novos testes e atualizações, mas isso só ocorrerá após uma análise mais detalhada do ciclo de vida do modelo.
A Futuro Eletrificação e a Possibilidade de um Motor Híbrido Leve
O vice-presidente de engenharia da Stellantis, Márcio Tonani, afirmou que o novo motor 2.2 turbodiesel está apto a receber a tecnologia híbrida leve (mild hybrid) no futuro, mas destacou que isso não deve acontecer imediatamente. A Stellantis já iniciou o processo de eletrificação de seus modelos no Brasil, começando com o motor 1.0 turboflex que equipa os modelos Pulse e Fastback, que receberam uma versão híbrida leve na linha 2025. A eletrificação gradual é uma tendência crescente no mercado automotivo global, e a Stellantis está atenta a essas mudanças para se adaptar às novas exigências de mercado e regulamentações de emissões.

No entanto, a adoção de um motor híbrido leve no 2.2 turbodiesel deve acontecer apenas no futuro, e a Stellantis ainda não divulgou uma previsão oficial sobre quando isso ocorrerá. Isso será um passo importante para a marca, à medida que o mercado brasileiro começa a abraçar a eletrificação e as tecnologias mais limpas.