Hyundai registra patente para carregamento sem fio de carros elétricos

A Hyundai está trazendo o carregamento sem fio de carros elétricos! Esta nova patente promete tornar a recarga do veículo elétrico mais simples e até mesmo sem fio! Descubra como essa inovação pode facilitar a sua vida de motorista e o que é necessário para que ela seja uma realidade!

Hyundai: Carregamento sem fio de carros elétricos chega mais perto com nova patente!

A Hyundai acaba de dar um grande passo para a popularização dos carros elétricos (EVs) ao registrar uma patente para um carregamento sem fio eficiente e de alta velocidade.

Hyundai registra patente para carregamento sem fio de carros elétricos
Como será o carregamento sem fio – Fonte/Reprodução: Hyundai.

O novo sistema promete tornar o carregamento físico do Hyundai Ioniq 5 EV coisa do passado, permitindo que os veículos sejam carregados assim que chegarem ao destino.

Como funciona?

O sistema de carregamento sem fio da Hyundai usa eletromagnetismo como meio de transferência de energia entre uma base e um receptor. A base e o receptor contêm bobinas de arame em torno de núcleos individuais de ferrite. Quando a base é energizada, ela gera um campo magnético alternado que é espelhado pelo receptor para gerar energia.

Como funciona?
Esquema de como será o carregamento sem fio – Fonte/Reprodução: Hyundai.

Além disso, o design quadrado dos enrolamentos reduz as perdas de fluxo na área ao redor do veículo, permitindo que o carro tire proveito do carregamento sem fio mesmo sem ter que entrar em contato com a almofada.

Vantagens da Tecnologia

Essa tecnologia trará benefícios vastos:

Maior Eficiência: O uso de fio plano para os enrolamentos da bobina permite que mais enrolamentos sejam embalados em um volume menor, mas também ajuda a rastrear problemas.

Maior Distância: A tecnologia permite uma maior distância entre a base e o receptor sem perder muita energia.

Dessa forma, a experiência de andar em um EV será melhorada e aprimorada.

O que é carregamento sem fio?

Carregamento sem fio é um meio de transferência de energia entre uma base e um receptor usando eletromagnetismo.

Quais são as vantagens desta tecnologia?

A vantagem desta tecnologia é que ela é mais eficiente, mais rápida e menos dispendiosa que os sistemas atuais, permitindo almofadas de carregamento embutidas no solo.

Quais são os benefícios do uso desta tecnologia?

Os benefícios incluem maior eficiência, maior distância entre a base e o receptor sem perda significativa de energia, melhor força do campo magnético gerado e redução das perdas de fluxos.

Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!

Avalie esse artigo

Thiago Klaumann
Administrador de empresas, profissional de marketing e empreendedor na internet. Fã de Fórmula 1, Stock Car, Moto GP e demais categorias de corridas, é apaixonado por automobilismo desde criança. Piloto de kart nas horas vagas, está sempre antenado em todos os lançamentos do mercado. Atualmente dedica-se à redação do portal Agora Motor, publicando artigos, notícias, pesquisas, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Posts relacionados
Notícias BYD apela ao Governo Federal e leva vantagem amplamente criticada

“No Brasil até o passado é incerto”. A frase antológica de Gustavo Loyola, ex-presidente do…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Como o Celular Virou a Ferramenta Número 1 do Motorista Brasileiro na Hora de Escolher o Carro

Existe uma cena que se repete em qualquer concessionária do país. Um casal entra para…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Hyundai i20 é um crossover, mas que não chega a ser raiz

Havia um intervalo em dimensões, preços e propostas entre o hatch HB20 e o SUV…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Melhores luvas para moto custo benefício: veja modelos e preços

Escolher as melhores luvas para moto custo benefício em 2025 e 2026 é uma tarefa…

Gabriel Schmoller
Notícias Brasil consolida domínio “mobile-only” no iGaming com 98,64% do tráfego vindo de smartphones

O Brasil disse adeus aos computadores e aparentemente estamos a passar de uma época de…

Ivan Gustavo Willemann
Deixe seu comentário