Senado aprova proposta de isenção do IPVA para veículos com 20 anos ou mais de fabricação

Nesta quarta-feira, 13, o Senado aprovou a proposta de emenda constitucional que concede isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para veículos terrestres de passageiros com 20 anos ou mais de fabricação. A PEC 72/2023 ainda precisa ser reavaliada pela Câmara dos Deputados para se tornar lei.

A nova regra, caso seja mantida com alto índice de aceitação, valerá para todo o território nacional, porém não incluirá micro-ônibus, ônibus, reboques e semirreboques. Essas exceções foram registradas através de um ajuste redacional feito pelo senador Marcos Rogério (PL-RO), relator da proposta.

Os estados que ainda não possuem a isenção serão os mais afetados pela PEC, como Minas Gerais, Pernambuco, Tocantins, Alagoas e Santa Catarina. Por outro lado, em estados que já contam com instrumentos legais prevendo a isenção, como Rondônia e outros, não haverá alterações.

Senado aprova isenção do IPVA para carros antigos.
Senado aprova isenção do IPVA para carros antigos.

A proposta altera o artigo 155 da Constituição e passou por cinco sessões de discussão em primeiro turno, concluídas nesta terça-feira (12). Ainda é necessário que o texto passe por três sessões de discussão em segundo turno. No entanto, um acordo de Plenário para quebra de interstício possibilitou a aprovação definitiva da proposição.

Atualmente, cada estado estabelece critérios para a existência ou não da isenção do IPVA e a partir de quando ela é aplicada. Alguns estados isentam veículos com dez anos, quinze anos ou vinte anos de fabricação, enquanto outros não possuem critérios específicos.

Segundo o relator, a emenda amplia a isenção através da imunidade, evitando a tributação dos veículos com vinte anos ou mais de fabricação. Nos estados onde já há isenção a partir de dez ou quinze anos, a regra atual permanecerá inalterada. A nova lei entrará em vigor somente para veículos com vinte anos ou mais, como forma de proteção contra tributos.

A proposta agora segue para análise na Câmara dos Deputados, onde será debatida e votada pelos parlamentares. O resultado final poderá impactar diretamente os proprietários de veículos com mais de vinte anos em todo o país.

Avalie esse artigo

Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
Posts relacionados
Notícias Vendas no varejo não vão tão bem como se esperava

Há sete meses pela frente até o encerramento do ano e o cenário pode melhorar,…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias VW Tera 2026: Será que o Novo SUV Popular Vale o Investimento? Descubra os Prós e Contras!

A Volkswagen finalmente revelou o VW Tera 2026, o mais novo modelo da marca que…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Nova Ford Maverick 2026 surpreende com visual ousado, versão off-road e promessa híbrida!

A Ford está de volta ao centro dos holofotes com a nova linha 2026 da…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias Novo Peugeot 208 GTi promete eletrizar (e até rugir) com motor Abarth no Brasil!

Para quem achava que os compactos esportivos estavam com os dias contados, uma notícia vem…

Ivan Gustavo Willemann
Notícias SUV de R$ 99 mil com cara de R$ 140 mil? Novo VW Tera 2026 chega para bagunçar o mercado!

A Volkswagen acaba de mexer com o mercado de SUVs compactos no Brasil. A montadora…

Ivan Gustavo Willemann
Deixe seu comentário