Montadoras japonesas são investigadas por fraude, entenda!

Em um desdobramento surpreendente que sacode a indústria automobilística, Toyota, Honda, Mazda e Suzuki, quatro gigantes do setor no Japão, encontram-se agora no centro de um escândalo de fraude. As autoridades japonesas iniciaram investigações após as empresas admitirem irregularidades nos processos de homologação de alguns de seus modelos. Essas admissões levaram o Ministério de Transporte e Infraestrutura do Japão (MLIT) a exigir a interrupção imediata da produção e das vendas dos modelos afetados.

A Toyota veio a público reconhecer que submeteu informações inexactas em testes de segurança, afetando tanto pedestres quanto ocupantes, em sete dos seus veículos. Entre os modelos atuais comprometidos estão o Corolla Fielder, Corolla Axio e Yaris Cross, sem excluir alguns já fora de linha como Isis, Sienta, Lexus RX e o Crown de geração anterior.

Honda

Por outro lado, a Honda enfrenta problemas relacionados à precisão nos testes de ruído em 22 dos seus carros, envolvendo veículos populares como o Fit, CR-V, HR-V (conhecido como Vezel no Japão) e até mesmo o esportivo NSX.

A Mazda se encontra em apuros principalmente com seu modelo emblemático, o Miata (ou MX-5), e o hatch Mazda2. Estes veículos apresentaram discrepâncias nos dados relativos à emissão de poluentes. Outros modelos da marca, já descontinuados – Atenza (Mazda6) e Axela – foram pegos em fraudes nos testes de colisão.

Entre as envolvidas, a Suzuki parece ser a menos afetada, com apenas seu modelo Alto (geração 2014-2017) evidenciando fraudes nos testes de frenagem – os números divulgados não condiziam com a distância real necessária para o veículo parar completamente.

Toyota Corolla Cross 2025
Toyota Corolla Cross 2025

Diante dessas constatações alarmantes, as instalações das quatro montadoras estão sob escrutínio das autoridades japonesas. Foi solicitado também que as empresas prestem total apoio e forneçam informações claras aos proprietários dos veículos impactados por estas fraudes.

Como medida imediata, a produção e comercialização dos carros envolvidos foram suspensas no Japão, aguardando aprovação das autoridades para que possam ser retomadas.

Este escândalo lança luz sobre questões críticas de conformidade e ética dentro da indústria automobilística japonesa, levantando preocupações entre consumidores e investidores. À medida que as investigações progridem, o mundo aguarda respostas e soluções definitivas para mais este capítulo turbulento na história automotiva do Japão.

Avalie esse artigo

Gabriel May Oechsler
Redator online do portal Agora Motor, tem 21 anos e está sempre antenado no universo automobilístico, gosta de esportes, jogos e notícias automotivas. Iniciou sua jornada no site Agora Motor em 2022, trabalhando com pesquisas extensas e escritas de artigos e notícias sobre carros, motos, etc.
Posts relacionados
Notícias Hyundai Creta 2024 despenca mais de R$ 30 mil e vira achado entre SUVs automáticos

O mercado de seminovos está cheio de boas oportunidades, e o Hyundai Creta Comfort Plus…

Gabriel Schmoller
Notícias As 5 motos ideais para trabalhar na Uber e 99 que vão turbinar seu lucro

Trabalhar com moto em aplicativos como Uber e 99 é uma das formas mais práticas…

Gabriel Schmoller
Notícias Os 3 SUVs mais baratos do Brasil que surpreendem pelo custo-benefício

O mercado brasileiro de SUVs compactos está cada vez mais competitivo, com montadoras oferecendo modelos…

Gabriel Schmoller
Notícias Brasileiros surpreendem: estas são as 10 motos mais desejadas de 2025

O mercado de motos no Brasil continua em plena aceleração. Em 2025, o interesse dos…

Gabriel Schmoller
Notícias Nova versão do Leapmotor C10 surpreende com 590 cv e visual radical

A Stellantis segue acelerando sua estratégia de eletrificação global e aposta na expansão da marca…

Gabriel Schmoller
Deixe seu comentário