Redução do IPI anima concessionárias e o brasileiro, veja antes de trocar de carro
Novidades para quem sonha com um carro novo: O governo federal anunciou no último dia 26 de fevereiro que o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) será diminuído em até 25% veículos 0 km no Brasil.
A medida visa reanimar a economia e aumentar a produtividade, contribuindo para a geração de emprego e renda.
Guia do Conteúdo
Panorama do mercado
De acordo com o balanço divulgado pela Associação Americana de Fabricantes de Automóveis (ANFAVEA), o primeiro mês do ano não trouxe bons indicadores para a indústria automobilística devido à situação econômica do país, aliada ao desenvolvimento da Covid-19 omicron. Afetando a produção em fornecedores e montadoras, e afastando clientes das concessionárias.
Apesar de um janeiro sombrio, o presidente da ANFAVEA, Luiz Carlos Moraes, aposta que o mercado reagirá bem este ano. No mês passado, foram produzidas 145,4 mil unidades, uma queda de 27,4% em relação a janeiro de 2021.

Embora a desoneração de produtos industrializados automotivos possa chegar a 25%, o percentual da alíquota depende de diversos fatores, que vão desde o tipo de veículo, incluindo tamanho do motor, eficiência energética em megajoules por quilômetro (MJ/km) e do total peso na ordem de marcha.
Vale explicar que o governo federal diferencia entre tipo de veículo (sedan, hatches e picape) e cilindrada por meio da chamada TIPI, que é o nome da Tabela de Incidência Fiscal de Produtos Industrializados.
Como resultado, o valor do imposto para um determinado veículo varia entre várias características, dependendo do número TIPI que identifica um determinado tipo de carro ou tamanho de motor.
A alíquota de 6,52% se aplica a carros compactos com motor acima de 1,0 litro e cilindrada máxima de 1,5 litro.
Os veículos ditos “verdes” têm alíquota menor de IPI devido à sua melhor eficiência energética. Os carros desta categoria incluem híbridos convencionais , híbridos plug-in e veículos 100% elétricos alimentados inteiramente por baterias.
Se aplicado, o declínio nos preços dos carros seria variável. O Decreto nº 10.979, que determina a redução da alíquota do imposto, estabelece que, no caso de automóveis, a alíquota de redução do IPI é de 18,5%.
O IPI de um carro 0km varia de acordo com a cilindrada. Pode ser de 7% para um veículo com motor 1.0 flex e 25% para um carro com motor 2.0 a gasolina.
Portanto, um carro com motor 1.0 cobrará 5,7% de IPI, ante os 7%. Como exemplo, aplicando esse desconto diretamente, o Renault Kwid que hoje sai por R$59.890 reais subirá para R$58.872 reais. Redução de R$1.018.
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