Por que as picapes grandes carregam menos que a Fiat Strada?
As picapes de grande porte, como as versões Ram 1500, Ford F-150 e Chevrolet Silverado, são conhecidas por sua imponência e robustez, mas, surpreendentemente, muitas delas têm uma capacidade de carga bem inferior à de modelos compactos, como a Fiat Strada. Para ilustrar essa discrepância, é interessante observar que, enquanto essas gigantes de quase 6 metros de comprimento transportam entre 524 kg e 728 kg, a picape Strada consegue carregar até 720 kg, praticamente o mesmo que as versões maiores, e em alguns casos até mais.

Essa diferença no desempenho de carga está intimamente ligada ao design e ao foco de desenvolvimento desses veículos. As picapes de grande porte, predominantemente projetadas e fabricadas nos Estados Unidos, têm sua capacidade de carga configurada de maneira diferente, com ênfase em atributos que não são os mesmos valorizados no Brasil. O principal deles é a capacidade de reboque. Nos Estados Unidos, os compradores dessas picapes frequentemente não as utilizam para o transporte de cargas pesadas, mas sim para rebocar trailers, carretas e outros veículos, como motocicletas e embarcações.
Por exemplo, a Ram 1500 pode rebocar até 4.490 kg, enquanto a Chevrolet Silverado tem uma capacidade de até 4.128 kg, e a Ford F-150 alcança 3.315 kg. Em contrapartida, a Strada, que é a picape mais vendida no Brasil, tem uma capacidade de reboque de apenas 400 kg, uma diferença considerável.
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O Foco das Picapes de Grande Porte
Para entender essa peculiaridade, é necessário analisar a finalidade para a qual esses veículos foram projetados. De acordo com o professor Cleber Willian, da Faculdade de Engenharia Mecânica da FEI, o design de cada modelo é desenvolvido com base nas necessidades do público-alvo e nas condições de uso para as quais o veículo é destinado. A Ram 1500, a Ford F-150 e a Chevrolet Silverado, embora tenham grande porte, são projetadas para oferecer conforto e luxo aos seus ocupantes. Além disso, esses modelos são focados em atributos como potência do motor, estabilidade, tecnologia e conectividade. A capacidade de carga e até mesmo o consumo de combustível são menos prioritários nessas picapes.
Esses veículos de grande porte, portanto, são mais voltados para o estilo de vida e o lazer, com ênfase em características como conforto interno e a habilidade de rebocar cargas pesadas, como trailers de barcos ou motorhomes. Já as picapes compactas, como a Fiat Strada, são projetadas principalmente para o transporte de carga leve. Elas têm como característica a facilidade de manobra, o custo mais baixo e a eficiência no consumo de combustível, o que torna essas picapes muito populares no Brasil, especialmente para quem precisa de um veículo robusto para o trabalho, mas que não precise de tanta potência e luxo.
O ponto crucial, segundo Willian, é que, ao projetar um veículo, é essencial identificar quais atributos são mais valorizados pelo público-alvo. Enquanto as picapes grandes priorizam o conforto e a capacidade de rebocar cargas pesadas, as picapes menores, como a Strada, são construídas para dar mais atenção à capacidade de carga e ao custo-benefício, além de manter a facilidade de condução e a simplicidade de operação.
Diferenças de Design e Suspensão
Um dos fatores que influenciam diretamente a capacidade de carga é a configuração da suspensão do veículo. As picapes grandes, com suas suspensões projetadas para proporcionar mais conforto aos ocupantes, acabam comprometendo um pouco a capacidade de carga. Isso ocorre porque a suspensão de veículos como a Ram 1500 e a F-150 é desenvolvida com foco no conforto e na estabilidade, o que resulta em uma capacidade de carga menor quando comparada às picapes compactas, cujo design é voltado principalmente para o transporte de cargas. Além disso, a compactação das dimensões e o peso mais leve dessas picapes permitem que elas sejam mais eficazes nesse aspecto, ao passo que as versões maiores, mais robustas, priorizam outros fatores, como a segurança e a estabilidade durante viagens longas ou em terrenos acidentados.

No caso das picapes grandes, como a Silverado, F-150 e Ram 1500, a suspensão é configurada para suportar o peso dos ocupantes e dos equipamentos de luxo dentro do veículo, sem prejudicar o conforto. Isso é fundamental, pois muitos dos compradores desses modelos desejam um carro que ofereça tanto conforto na estrada quanto a capacidade de rebocar com facilidade.
O Impacto da Legislação Brasileira
Outro ponto que explica a menor capacidade de carga das picapes grandes no Brasil é a legislação de trânsito. No Brasil, as picapes com Peso Bruto Total (PBT) acima de 3.500 kg são classificadas como caminhões e, portanto, exigem a CNH de categoria C para sua condução. Isso limita a capacidade de carga de picapes como a Ram 1500, a Ford F-150 e a Chevrolet Silverado, já que elas são projetadas para não ultrapassar esse limite, de modo a permitir que motoristas com CNH de categoria B, a mesma exigida para carros de passeio, possam dirigir esses veículos.
Picapes com PBT superior a 3.500 kg, como a Ram 2500 e a Ram 3500, são classificadas como caminhões e exigem uma CNH de categoria C. Embora essas versões maiores das picapes Ram tenham uma capacidade de carga mais alta, de até 1.088 kg e 1.752 kg, respectivamente, elas são ainda mais pesadas e, consequentemente, necessitam de um motorista com habilitação específica para conduzi-las.
Isso aumenta a acessibilidade das picapes de grande porte no Brasil, pois muitas pessoas que desejam um veículo com o porte de um “caminhão” podem dirigir esses modelos, sem a necessidade de uma CNH mais específica. Essa é uma vantagem importante para muitos consumidores que buscam um veículo de aparência imponente, mas que não querem se preocupar em obter uma habilitação especial.
Comparação Entre Picapes Grandes e Compactas
Para resumir, a comparação entre as picapes grandes como a Ram 1500, a Ford F-150, a Chevrolet Silverado e a picape compacta Fiat Strada revela diferenças significativas em termos de capacidade de carga e uso pretendido. Enquanto as picapes gigantes são voltadas para o conforto, a potência do motor e a capacidade de reboque, as picapes compactas como a Strada são mais focadas no transporte de carga leve, baixo custo e facilidade de manobra.
Essas diferenças de projeto refletem também as necessidades do mercado. Nos Estados Unidos, onde as picapes grandes são mais comuns, os consumidores tendem a priorizar o uso para atividades de lazer, como o reboque de trailers, embarcações e outros veículos, enquanto no Brasil, as picapes compactas são mais vistas como ferramentas de trabalho, especialmente em áreas urbanas e rurais.
Em última análise, a escolha entre uma picape grande e uma compacta depende das necessidades individuais do comprador. Quem busca um veículo robusto para transportar cargas pesadas e realizar tarefas de trabalho em áreas urbanas ou rurais pode optar por uma Fiat Strada, enquanto quem deseja um veículo de luxo, com capacidade de reboque e mais conforto para viagens longas, pode se sentir mais atraído pelas picapes gigantes como a Ram 1500 ou a Ford F-150.

Conclusão
A discrepância entre a capacidade de carga das picapes grandes e as compactas pode parecer surpreendente à primeira vista, mas ela faz todo sentido quando se considera as diferenças nos desenhos de suspensão, nas prioridades de consumo e nas necessidades de mercado. Picapes como a Fiat Strada têm como objetivo oferecer uma solução prática e acessível para quem precisa de um veículo de trabalho com boa capacidade de carga, enquanto modelos como a Ram 1500 e a Ford F-150 são projetados para atender a um público que valoriza mais o conforto e a capacidade de reboque do que a carga útil.
Portanto, ao escolher entre uma picape de grande porte e uma compacta, o consumidor deve sempre levar em consideração o uso pretendido e o valor atribuído a características como a capacidade de carga, o conforto e o desempenho geral do veículo.