Este SUV de 7 lugares surpreendeu e deixou até o Spin para trás

Para quem tem uma família grande ou simplesmente busca um carro com mais espaço e versatilidade, a categoria de veículos com sete lugares se torna uma das mais importantes do mercado. E em 2025, o modelo que se destacou como o melhor custo-benefício nessa faixa foi o Caoa Chery Tiggo 8 Pro, um SUV que reúne espaço interno, equipamentos de ponta e desempenho competente.

Ele superou nomes já estabelecidos como o Chevrolet Spin e o Citroën Aircross, garantindo o primeiro lugar em uma das categorias mais visadas pelos consumidores.

Chevrolet Spin cinza parado de lado.
Foto: Divulgação/Chevrolet

Avaliação criteriosa em um mercado competitivo

A escolha do Tiggo 8 Pro como o carro de sete lugares de melhor custo-benefício foi feita a partir de um levantamento detalhado que avaliou mais de 180 modelos vendidos atualmente no país. Os critérios considerados incluíram o preço final de compra, valor do seguro, custo de revisões, preço médio das peças de manutenção, equipamentos de série, espaço interno, consumo de combustível, índice de desvalorização, entre outros.

Apesar de pertencer a uma categoria considerada “enxuta” em variedade de opções, o Tiggo 8 Pro se destacou ao mostrar que, mesmo com preço inicial mais alto, entrega uma lista de vantagens difícil de ignorar. Ele é hoje um dos poucos utilitários com capacidade real para sete pessoas e que ainda oferece conforto e tecnologia em níveis dignos de modelos premium.

Tecnologia e sofisticação de ponta a ponta

Entre as novidades que garantiram o destaque ao Tiggo 8 Pro na linha 2025, está o novo visual mais moderno, com destaque para a frente redesenhada e uma cabine ainda mais tecnológica. A central multimídia de última geração agora está integrada ao painel digital do quadro de instrumentos, com conexão sem fio tanto para Android Auto quanto para Apple CarPlay. O sistema multimídia também conta com GPS nativo e interface rápida.

Outro grande diferencial é o sistema de som assinado pela Sony, um item raro entre modelos dessa faixa de preço. A versão única disponível oferece ainda carregador de celular por indução, bancos dianteiros com ajustes elétricos, teto panorâmico, seis airbags, ar-condicionado digital dual zone, câmera 360°, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa e monitoramento de tráfego cruzado. É um pacote completo até mesmo para consumidores exigentes.

Conjunto mecânico eficiente

O Caoa Chery Tiggo 8 Pro mantém o confiável motor 1.6 turbo a gasolina, que agora entrega 187 cv de potência e torque de 275 Nm, acoplado a um câmbio automatizado de dupla embreagem com sete marchas (DCT). Essa combinação garante bom desempenho tanto em acelerações urbanas quanto em viagens com o carro cheio. Além disso, mesmo com sete lugares ocupados, o modelo mantém um comportamento dinâmico equilibrado e seguro.

O motor é um dos destaques da montadora, sendo usado também em outros modelos da marca, e sua calibração para o Tiggo 8 Pro prioriza o conforto e a eficiência. Mesmo com o peso elevado e as dimensões maiores, o consumo se mantém competitivo dentro da categoria.

Tiggo 8 hibrido 2025.
Foto: Divulgação/ CAOA Chery

Espaço de sobra para todos

O interior é um dos pontos fortes do Tiggo 8 Pro. Com sete assentos distribuídos em três fileiras, o SUV acomoda bem os passageiros, especialmente nas duas primeiras fileiras. A terceira é mais adequada para crianças ou adultos em trajetos curtos, como costuma ocorrer nesse segmento.

No porta-malas, há espaço de sobra quando a configuração está em cinco lugares: 889 litros. Com a terceira fileira ativa, o volume cai para 193 litros, o que ainda é superior ao de muitos rivais. É uma escolha equilibrada entre espaço e conforto, com versatilidade para quem viaja com frequência.

Comparativo direto com os principais concorrentes

Para ser eleito o melhor custo-benefício da categoria, o Tiggo 8 Pro teve que superar dois nomes de peso no mercado nacional: o Chevrolet Spin e o Citroën Aircross. Cada um tem seus méritos, mas nenhum conseguiu reunir tantas qualidades em um único pacote como o modelo da Caoa Chery.

Chevrolet Spin

A minivan da Chevrolet era a campeã da categoria em 2024, mas em 2025 acabou ficando para trás. A versão LTZ, sugerida na análise, tem preços que variam entre R$ 150 mil e R$ 159 mil, com motor 1.8 de 111 cv e câmbio automático de seis marchas. Apesar da confiabilidade mecânica, o Spin envelheceu mal: seu projeto é de 2012, e mesmo com atualizações, falta conectividade avançada e recursos modernos de segurança.

Além disso, a cesta de peças tem valor considerado alto para um carro com plataforma antiga, e a ausência de sistemas ADAS foi um dos motivos que pesaram negativamente em sua avaliação. Ainda assim, continua como uma opção racional, com bom porta-malas (553 litros em 5 lugares e 162 litros com sete).

Citroën Aircross

A grande vantagem do Aircross é o preço: com versões entre R$ 114 mil e R$ 125 mil, é o modelo de sete lugares mais barato do Brasil. A versão Feel Pack usa um motor 1.0 turbo de 130 cv com câmbio CVT, que privilegia o conforto. A suspensão também é bem acertada, oferecendo suavidade ao rodar.

Apesar disso, o porta-malas com sete lugares em uso é minúsculo: apenas 42 litros. Além disso, o Aircross tem cesta de peças e seguro mais baratos, mas as revisões saem mais caras que as dos rivais. Faltam também airbags de cortina e sistemas ADAS mais completos, o que compromete sua avaliação de custo-benefício no longo prazo.

Preço e custos do Tiggo 8 Pro

  • Preço sugerido: R$ 199.990
  • Motor: 1.6 turbo gasolina, 187 cv
  • Câmbio: DCT de 7 marchas
  • Seguro médio (mulher/homem): R$ 4.324 / R$ 3.472
  • Revisões totais estimadas: R$ 3.562
  • Cesta de peças: R$ 20.401
  • Desvalorização média: 6,1% ao ano
  • Porta-malas: 889 litros (5 lugares) / 193 litros (7 lugares)
  • Garantia: 5 anos
Tiggo 8 hibrido 2025.
Foto: Divulgação/ CAOA Chery

Ponto forte e ponto fraco

O principal atrativo do Tiggo 8 Pro é justamente o equilíbrio entre todos os fatores analisados. Mesmo com um preço mais elevado na comparação com Aircross e Spin, o SUV entrega muito mais conteúdo, espaço e sofisticação. O ponto negativo está na cesta de peças mais cara e na rede de concessionárias ainda menor em comparação com marcas como Chevrolet ou Fiat. No entanto, para quem prioriza conforto, tecnologia e espaço para a família, trata-se de uma escolha superior.

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Um jovem que está iniciando sua vida no mundo automobilístico, carregando uma enorme paixão sobre o assunto. Se formou no Ensino Médio e pretende se ingressar em uma faculdade. Um jovem que nos tempos vagos, se interessa em fazer atividades familiares e passar mais tempo com a família.
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