Ferrari SF90 XX Stradale estreia com 1.030 cv e apenas 799 unidades
A Ferrari tem uma história longa de lançar edições especiais, geralmente com o objetivo de maximizar a performance dos modelos de rua. No passado, as versões XX eram tão radicais que só podiam ser usadas em pistas de corrida. Mas isso mudou com os novos SF90 XX Stradale e SF90 XX Spider conversível, que são limitados a 799 e 599 unidades, respectivamente. Agora, esses carros podem ser usados nas ruas.
Guia do Conteúdo
Atualizações mecânicas da Ferrari SF90 XX Stradale
A Ferrari desenvolveu as versões XX mantendo o motor 4.0 V8 biturbo e adicionando três propulsores elétricos, com dois no eixo dianteiro e um entre o motor e a transmissão. A diferença entre as versões é a potência gerada, chegando a 1.030 cv em comparação aos 986 cv do SF90 Stradale “normal”.

O V8 do SF90 XX Stradale agora produz 797 cv, melhorado com novos pistões, melhorias na câmara de combustão, polimento dos dutos de admissão e escape, aumento na taxa de compressão e retirada do sistema secundário de ar, reduzindo o peso em 3,5 kg.
Os motores elétricos do veículo foram melhorados para gerar uma potência total de 233 cv, enquanto a capacidade da bateria permanece em 7,9 kWh. Quando operando apenas com a carga da bateria, o carro esportivo pode percorrer 25 km e alcançar uma velocidade máxima de 135 km/h.
Novo Boost da Ferrari SF90 XX Stradale
Há uma nova função de boost usando os motores elétricos quando o SF90 XX está no modo de condução Qualifying.

O sistema adiciona mais potência ao sair de uma curva, e a Ferrari afirma que o recurso reduz os tempos de volta no circuito de Fiorano em 0,25 segundo. A bateria tem energia suficiente para fornecer até 30 desses aumentos de potência.
A caixa de câmbio ainda é uma unidade de dupla embreagem de oito marchas. O software revisado adiciona um barulho na troca de marchas que é semelhante ao som do escapamento quando tiramos o pé do acelerador em altas rotações.
Ambos os modelos atingem 100 km/h em 2,3 segundos e têm uma velocidade máxima de 320 km/h.
Freio da Ferrari SF90 XX Stradale
O SF90 XX Stradale teve sua capacidade de freio aprimorada por meio de pinças dianteiras redesenhadas com melhor resfriamento.
Os rotores traseiros foram expandidos para 390 milímetros em vez dos 360 mm originais. Além disso, foi adicionado um novo controlador ABS EVO que trabalha em conjunto com o sensor 6W-CDS para estimar a velocidade do veículo e calcular a distribuição ideal para a frenagem.
Mudanças no estilo da Ferrari SF90 XX Stradale
A Ferrari fez modificações no SF90 XX Stradale para torná-lo visualmente mais agressivo. Aumentou-se o tamanho do difusor dianteiro para direcionar melhor o fluxo de ar para a parte inferior do carro, que também passou por uma reformulação. De acordo com a fabricante, o carro produz mais de 45 kg de downforce a 250 km/h em comparação com o modelo original.
Enquanto o carro convencional possui uma saída de ar ampla no capô, a Ferrari adiciona elementos aerodinâmicos mais avançados ao SF90 XX. Há dois dutos em cada lado da frente, além de outros dois próximos ao centro. A parte traseira também recebe melhorias, com duas entradas na tampa do motor, logo atrás do teto. As aberturas dos para-lamas também foram revistas.
Completando a parte traseira, a Ferrari instalou uma asa fixa. A marca diz que esse é o primeiro modelo de rua desde a F50 a ter uma asa fixa de série. No total, as mudanças da carroceria geram 530 kg de downforce a 250 km/h.
Interior do carro
As mudanças no interior são menores. O SF90 XX tem um painel de instrumentos em Alcantara e muitos acabamentos em fibra de carbono. O seletor de marchas está mais à frente. Os assentos parecem ter um design de peça única, mas o acabamento elástico conecta as seções superior e inferior para que os ocupantes possam ajustar o encosto.
Ferrari SF90 XX Stradale
O SF90 XX Spider é muito parecido com o SF90 XX Stradale, com exceção do fato de que sua cobertura pode ser aberta em apenas 14 segundos. No entanto, as mudanças necessárias para torná-lo um conversível resultaram na perda de algumas entradas de ar na parte de trás do carro.
Deixe a sua opinião sobre essa notícia logo abaixo, e aproveite para acessar o nosso portal Agora Motor! Ficando assim por dentro de tudo o que acontece dentro do mundo automobilístico. Veja notícias, artigos, novidades, lançamentos, Tabela FIPE e muito mais em um só lugar!
